Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Cidade, Cultura e Cidadania na pauta no IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O tema “Cidade, Cultura e Cidadania” foi pauta da Quarta do IAB realizada na noite do dia 06 de maio, no Ponto de Cultura Solar do IAB RS. O evento contou com a participação de Ivan Braz, representando o Movimento Social Negro do RS; Leandro Anton, representando o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, e do arquiteto Rafael Passos, vice-presidente do IAB RS, como mediador.
Ivan Braz destacou que o Movimento Social Negro do RS sempre teve foco na luta contra as desigualdades e indiferenças.  “Aqui no Rio Grande do Sul temos uma postura mais forte, diferente de outras regiões do Brasil”, contou Braz, que também fez um resgate histórico do movimento negro de esquerda no RS. Ele relembrou os finais dos anos 80, época em que começaram a ter mais espaço para interagir na política em Porto Alegre, através do orçamento participativo. Braz também destacou a concretização do Museu do Percurso Negro do RS que possui obras instaladas no Centro Histórico de Porto Alegre.  Para ele, o Museu é de Porto Alegre e a cidade precisa se apropriar dele, saber do ineditismo, do conteúdo histórico que tem por trás destas obras. “Isso só vai enriquecer a cidade culturalmente”, disse. “A cidadania para nós do movimento é onde possamos interagir e reconhecer o trabalho de diversos públicos que construíram essa cidade de maneira igualitária”, afirmou.
Leandro Anton, represente do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, relatou que sua entidade pensa a cultura como direito básico. “A cidadania só se alcança com a diversidade. Não há cidadania sem o conhecimento das trajetórias da cultura brasileira”, disse Anton. O Ponto de Cultura Quilombo de Sopapo trabalha com a juventude com foco na cultura digital e na linguagem artística, principalmente pela música e fotografia, que para Anton também têm o papel de agir como prevenção a violência. “Isso trouxe ao Quilombo um caráter de autonomia e liberdade, memória e território de resistência. Percebemos que existe falta de território para os jovens, por isso criamos ações com elo entre gerações”, explicou Anton. Para ele, hoje a cidade não está sendo construída de maneira solidária. “Esse elo de gerações, através da fotografia e percorrendo os territórios, gera um registro dos jovens. Eles se enxergam como protagonistas do processo, pela história que eles estão narrando. É o percurso da cidade que eles não conheciam que foi negado a eles”, destacou.
O economista Jaime Rodrigues falou da valorização dos territórios. “Essa pauta é importante hoje em dia porque a economia a construção nunca foram tão forte”, avaliou. “Na época da escravidão, o que valia era a agricultura e a mão de obra. Nossa sociedade vive um momento de extrema mudança. No período da ditadura ocorreu o êxodo rural e as cidades não estavam preparadas para receber essas pessoas. Elas foram expulsas do campo, não tinham educação, terra e não tinham nada”, destacou Rodrigues.
O arquiteto Carlos Alberto Santana, ex-presidente do IAB RS, achou muito significativa a colocação dos dois movimentos representados na ocasião, que para ele, articulam ações com mobilizam a comunidade, mesmo após um período de negação. “Em Porto Alegre vemos a mercantilização dos territórios e a transformação da terra como objeto de especulação. Se quisermos fazer qualquer transformação precisamos fazer a manutenção das comunidades para que surjam consensos que permitam o avanço social”, opinou Santana.
O presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, lembrou que nos anos 90 o metro quadrado passou a ter uma valor especulativo que não tinha antes, e foi descolado do valor de uso.  Ele enfatizou que existe uma grande área de imóveis desocupados em áreas nobres. “Essa especulação acelerou também o fenômeno da Gentrificação”, disse.  Tiago informou que o IAB RS tem avaliado sobre seu papel neste processo. “Temos muito movimentos se aproximando da entidade por terem essa relação com a cidade.  São movimentos com temas específicos, mas que possuem o mesmo problema”, acrescentou Tiago. O presidente do IAB RS ainda afirmou que a entidade quer ser um espaço de encontro para articular estes movimentos, para se construir identidades semelhantes, independentes dos episódios.  “Os movimentos tem temas isolados e não têm força. Queremos que o IAB seja uma casa para a cidade”, destacou.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →