Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Cidade, Cultura e Cidadania na pauta no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O tema “Cidade, Cultura e Cidadania” foi pauta da Quarta do IAB realizada na noite do dia 06 de maio, no Ponto de Cultura Solar do IAB RS. O evento contou com a participação de Ivan Braz, representando o Movimento Social Negro do RS; Leandro Anton, representando o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, e do arquiteto Rafael Passos, vice-presidente do IAB RS, como mediador.
Ivan Braz destacou que o Movimento Social Negro do RS sempre teve foco na luta contra as desigualdades e indiferenças.  “Aqui no Rio Grande do Sul temos uma postura mais forte, diferente de outras regiões do Brasil”, contou Braz, que também fez um resgate histórico do movimento negro de esquerda no RS. Ele relembrou os finais dos anos 80, época em que começaram a ter mais espaço para interagir na política em Porto Alegre, através do orçamento participativo. Braz também destacou a concretização do Museu do Percurso Negro do RS que possui obras instaladas no Centro Histórico de Porto Alegre.  Para ele, o Museu é de Porto Alegre e a cidade precisa se apropriar dele, saber do ineditismo, do conteúdo histórico que tem por trás destas obras. “Isso só vai enriquecer a cidade culturalmente”, disse. “A cidadania para nós do movimento é onde possamos interagir e reconhecer o trabalho de diversos públicos que construíram essa cidade de maneira igualitária”, afirmou.
Leandro Anton, represente do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, relatou que sua entidade pensa a cultura como direito básico. “A cidadania só se alcança com a diversidade. Não há cidadania sem o conhecimento das trajetórias da cultura brasileira”, disse Anton. O Ponto de Cultura Quilombo de Sopapo trabalha com a juventude com foco na cultura digital e na linguagem artística, principalmente pela música e fotografia, que para Anton também têm o papel de agir como prevenção a violência. “Isso trouxe ao Quilombo um caráter de autonomia e liberdade, memória e território de resistência. Percebemos que existe falta de território para os jovens, por isso criamos ações com elo entre gerações”, explicou Anton. Para ele, hoje a cidade não está sendo construída de maneira solidária. “Esse elo de gerações, através da fotografia e percorrendo os territórios, gera um registro dos jovens. Eles se enxergam como protagonistas do processo, pela história que eles estão narrando. É o percurso da cidade que eles não conheciam que foi negado a eles”, destacou.
O economista Jaime Rodrigues falou da valorização dos territórios. “Essa pauta é importante hoje em dia porque a economia a construção nunca foram tão forte”, avaliou. “Na época da escravidão, o que valia era a agricultura e a mão de obra. Nossa sociedade vive um momento de extrema mudança. No período da ditadura ocorreu o êxodo rural e as cidades não estavam preparadas para receber essas pessoas. Elas foram expulsas do campo, não tinham educação, terra e não tinham nada”, destacou Rodrigues.
O arquiteto Carlos Alberto Santana, ex-presidente do IAB RS, achou muito significativa a colocação dos dois movimentos representados na ocasião, que para ele, articulam ações com mobilizam a comunidade, mesmo após um período de negação. “Em Porto Alegre vemos a mercantilização dos territórios e a transformação da terra como objeto de especulação. Se quisermos fazer qualquer transformação precisamos fazer a manutenção das comunidades para que surjam consensos que permitam o avanço social”, opinou Santana.
O presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, lembrou que nos anos 90 o metro quadrado passou a ter uma valor especulativo que não tinha antes, e foi descolado do valor de uso.  Ele enfatizou que existe uma grande área de imóveis desocupados em áreas nobres. “Essa especulação acelerou também o fenômeno da Gentrificação”, disse.  Tiago informou que o IAB RS tem avaliado sobre seu papel neste processo. “Temos muito movimentos se aproximando da entidade por terem essa relação com a cidade.  São movimentos com temas específicos, mas que possuem o mesmo problema”, acrescentou Tiago. O presidente do IAB RS ainda afirmou que a entidade quer ser um espaço de encontro para articular estes movimentos, para se construir identidades semelhantes, independentes dos episódios.  “Os movimentos tem temas isolados e não têm força. Queremos que o IAB seja uma casa para a cidade”, destacou.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →