Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Cidade, Planejamento e Habitação Popular em pauta no IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Essa semana o IAB RS contou com dois eventos para discutir temas da cidade, planejamento urbano e habitação popular. Na noite desta quinta-feira (30/11) foi a vez do IAB RS receber a arquiteta e urbanista Maria Elisa Baptista, de Belo Horizonte, que falou sobre “Habitação popular e a educação do arquiteto e urbanista”. Ela destacou as relações de convivência, múltiplos tipos de família e concepção de lugares. “Estamos lindando com uma coisa muito frágil e delicada que é o lar das famílias, por isso a habitação popular não pode ser tratada em cima de metragem e planilhas”, destacou.
 

Maria Elisa acredita que o capital imobiliário não pode desenhar a cidade. Segundo ela, o alerta apontado, por exemplo, no programa Minha Casa Minha Vida, trouxe na prática um instrumento de terceirização e um programa de financiamento de modelos prontos e insustentáveis. “Foi um erro que nós vamos pagar caro por muito tempo, fora que foi um desperdício de movimentar a economia brasileira. Perdemos a chance de apreender e pensar nosso espaço para prosperar”, criticou Maria Elisa, que é coordenadora de Curso e Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas e Conselheira Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
 

Já na noite de quarta-feira (29/11) o IAB RS promoveu mais uma edição do Ciclo Plano Diretor, com o debate "Cidade e seu Planejamento: de Onde para Onde?" com a participação de Alexandre Santos, Eber Pires Marzulo e Wrana Panizzi. O arquiteto Eber Pires Marzulo começou o evento abordando a ação do Estado, população e território.  Para o arquiteto, esses elementos são também é o espaço que será modernamente estabelecido como a circuncisão das ações do mercado, ou seja, o ambiente onde dão as trocas de mercadoria. “Me parece fundamental tratar sobre isso se pensarmos a contemporaneidade como momento de crise da experiência moderna”, destacou Marzulo, alertando ainda que esse contexto parece problemático na constituição do planejamento urbano.
 

“O plano de 1979 que utilizou o zoneamento para orientar o futuro da cidade, tendo como base o poder a partir do Estado. Esse plano expressou a ideia do modernismo fundada no zoneamento, através de áreas de usos particulares, ou seja, a proposta foi organizar as cidades por uso, seguindo a racionalidade, a segmentação do projeto investigado e atribuição de funções específicas”, refletiu Marzulo.
 

Wrana Panizzi questionou como nós vamos construir o plano diretor de Porto Alegre como um trabalho coletivo, respeitando os conflitos de Estado e sociedade? “Não temos o processo de planejamento urbano instituído em Porto Alegre, não de agora, mas já de um certo tempo”, criticou Wrana. Temos que discutir e entender as relações sociais que se estabelecem neste processo. “Nunca olhamos a cidade como um todo. As políticas urbanas foram habitacionais para atender uma demanda as necessidades de forçar uma política econômica da construção civil”, observou. 
 

O arquiteto Alexandre Santos trouxe para a palestra o tema de sua dissertação “O Lugar dos Pobres na Cidade” apresentando a desigualdade no espaço urbano citando a periferia de São Francisco de Paula. Ele questionou como incluir essa borda urbana à cidade? Sobre as dimensões do planejamento urbano, Santos trouxe tópicos do Estatuto da Cidade, citando a tentativa de criar espaços democráticos na cidade. Para ele, existem três mitos. O primeiro é a estratégia, a cidade é incontrolável, a política nos escapa, principalmente por influência da economia. A segunda é a participação, onde a política não desenha. E a terceira é a base de evidências, ou seja, entender a cidade de maneira mais sistêmica para poder planejar. “Mesmo assim, acredito que temos possibilidades de avanços”, destacou Alexandre.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →