Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Cidade, Planejamento e Habitação Popular em pauta no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Essa semana o IAB RS contou com dois eventos para discutir temas da cidade, planejamento urbano e habitação popular. Na noite desta quinta-feira (30/11) foi a vez do IAB RS receber a arquiteta e urbanista Maria Elisa Baptista, de Belo Horizonte, que falou sobre “Habitação popular e a educação do arquiteto e urbanista”. Ela destacou as relações de convivência, múltiplos tipos de família e concepção de lugares. “Estamos lindando com uma coisa muito frágil e delicada que é o lar das famílias, por isso a habitação popular não pode ser tratada em cima de metragem e planilhas”, destacou.
 

Maria Elisa acredita que o capital imobiliário não pode desenhar a cidade. Segundo ela, o alerta apontado, por exemplo, no programa Minha Casa Minha Vida, trouxe na prática um instrumento de terceirização e um programa de financiamento de modelos prontos e insustentáveis. “Foi um erro que nós vamos pagar caro por muito tempo, fora que foi um desperdício de movimentar a economia brasileira. Perdemos a chance de apreender e pensar nosso espaço para prosperar”, criticou Maria Elisa, que é coordenadora de Curso e Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas e Conselheira Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
 

Já na noite de quarta-feira (29/11) o IAB RS promoveu mais uma edição do Ciclo Plano Diretor, com o debate "Cidade e seu Planejamento: de Onde para Onde?" com a participação de Alexandre Santos, Eber Pires Marzulo e Wrana Panizzi. O arquiteto Eber Pires Marzulo começou o evento abordando a ação do Estado, população e território.  Para o arquiteto, esses elementos são também é o espaço que será modernamente estabelecido como a circuncisão das ações do mercado, ou seja, o ambiente onde dão as trocas de mercadoria. “Me parece fundamental tratar sobre isso se pensarmos a contemporaneidade como momento de crise da experiência moderna”, destacou Marzulo, alertando ainda que esse contexto parece problemático na constituição do planejamento urbano.
 

“O plano de 1979 que utilizou o zoneamento para orientar o futuro da cidade, tendo como base o poder a partir do Estado. Esse plano expressou a ideia do modernismo fundada no zoneamento, através de áreas de usos particulares, ou seja, a proposta foi organizar as cidades por uso, seguindo a racionalidade, a segmentação do projeto investigado e atribuição de funções específicas”, refletiu Marzulo.
 

Wrana Panizzi questionou como nós vamos construir o plano diretor de Porto Alegre como um trabalho coletivo, respeitando os conflitos de Estado e sociedade? “Não temos o processo de planejamento urbano instituído em Porto Alegre, não de agora, mas já de um certo tempo”, criticou Wrana. Temos que discutir e entender as relações sociais que se estabelecem neste processo. “Nunca olhamos a cidade como um todo. As políticas urbanas foram habitacionais para atender uma demanda as necessidades de forçar uma política econômica da construção civil”, observou. 
 

O arquiteto Alexandre Santos trouxe para a palestra o tema de sua dissertação “O Lugar dos Pobres na Cidade” apresentando a desigualdade no espaço urbano citando a periferia de São Francisco de Paula. Ele questionou como incluir essa borda urbana à cidade? Sobre as dimensões do planejamento urbano, Santos trouxe tópicos do Estatuto da Cidade, citando a tentativa de criar espaços democráticos na cidade. Para ele, existem três mitos. O primeiro é a estratégia, a cidade é incontrolável, a política nos escapa, principalmente por influência da economia. A segunda é a participação, onde a política não desenha. E a terceira é a base de evidências, ou seja, entender a cidade de maneira mais sistêmica para poder planejar. “Mesmo assim, acredito que temos possibilidades de avanços”, destacou Alexandre.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →