Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Cidade, Planejamento e Habitação Popular em pauta no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Essa semana o IAB RS contou com dois eventos para discutir temas da cidade, planejamento urbano e habitação popular. Na noite desta quinta-feira (30/11) foi a vez do IAB RS receber a arquiteta e urbanista Maria Elisa Baptista, de Belo Horizonte, que falou sobre “Habitação popular e a educação do arquiteto e urbanista”. Ela destacou as relações de convivência, múltiplos tipos de família e concepção de lugares. “Estamos lindando com uma coisa muito frágil e delicada que é o lar das famílias, por isso a habitação popular não pode ser tratada em cima de metragem e planilhas”, destacou.
 

Maria Elisa acredita que o capital imobiliário não pode desenhar a cidade. Segundo ela, o alerta apontado, por exemplo, no programa Minha Casa Minha Vida, trouxe na prática um instrumento de terceirização e um programa de financiamento de modelos prontos e insustentáveis. “Foi um erro que nós vamos pagar caro por muito tempo, fora que foi um desperdício de movimentar a economia brasileira. Perdemos a chance de apreender e pensar nosso espaço para prosperar”, criticou Maria Elisa, que é coordenadora de Curso e Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas e Conselheira Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
 

Já na noite de quarta-feira (29/11) o IAB RS promoveu mais uma edição do Ciclo Plano Diretor, com o debate "Cidade e seu Planejamento: de Onde para Onde?" com a participação de Alexandre Santos, Eber Pires Marzulo e Wrana Panizzi. O arquiteto Eber Pires Marzulo começou o evento abordando a ação do Estado, população e território.  Para o arquiteto, esses elementos são também é o espaço que será modernamente estabelecido como a circuncisão das ações do mercado, ou seja, o ambiente onde dão as trocas de mercadoria. “Me parece fundamental tratar sobre isso se pensarmos a contemporaneidade como momento de crise da experiência moderna”, destacou Marzulo, alertando ainda que esse contexto parece problemático na constituição do planejamento urbano.
 

“O plano de 1979 que utilizou o zoneamento para orientar o futuro da cidade, tendo como base o poder a partir do Estado. Esse plano expressou a ideia do modernismo fundada no zoneamento, através de áreas de usos particulares, ou seja, a proposta foi organizar as cidades por uso, seguindo a racionalidade, a segmentação do projeto investigado e atribuição de funções específicas”, refletiu Marzulo.
 

Wrana Panizzi questionou como nós vamos construir o plano diretor de Porto Alegre como um trabalho coletivo, respeitando os conflitos de Estado e sociedade? “Não temos o processo de planejamento urbano instituído em Porto Alegre, não de agora, mas já de um certo tempo”, criticou Wrana. Temos que discutir e entender as relações sociais que se estabelecem neste processo. “Nunca olhamos a cidade como um todo. As políticas urbanas foram habitacionais para atender uma demanda as necessidades de forçar uma política econômica da construção civil”, observou. 
 

O arquiteto Alexandre Santos trouxe para a palestra o tema de sua dissertação “O Lugar dos Pobres na Cidade” apresentando a desigualdade no espaço urbano citando a periferia de São Francisco de Paula. Ele questionou como incluir essa borda urbana à cidade? Sobre as dimensões do planejamento urbano, Santos trouxe tópicos do Estatuto da Cidade, citando a tentativa de criar espaços democráticos na cidade. Para ele, existem três mitos. O primeiro é a estratégia, a cidade é incontrolável, a política nos escapa, principalmente por influência da economia. A segunda é a participação, onde a política não desenha. E a terceira é a base de evidências, ou seja, entender a cidade de maneira mais sistêmica para poder planejar. “Mesmo assim, acredito que temos possibilidades de avanços”, destacou Alexandre.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →