A empresa gaúcha Cláudio Vogel, maior fabricante de telhas cerâmicas coloridas do Brasil, já é conhecida por levar produtos inovadores ao mercado, como a telha cerâmica Tecnotelha, a telha de concreto Concrevogel e as Lajes Pré-moldadas Cláudio Vogel (vigotas e tavelas). A Tecnotelha Cláudio Vogel é uma telha cerâmica com revestimento à base de poliéster, material bastante maleável, que acompanha o movimento natural da telha cerâmica de argila. Dispensa o uso de chumbo, material poluente, não agredindo a natureza. Possui 30 variedades de cores lisas ou mescladas, com opção de revestimento colorido em ambas as faces e opção com ou sem brilho. Opção também em policarbonato. Está disponível em dois modelos: portuguesa, com rendimento de 16,5 unidades por metro quadrado, peso médio de 2,5 kg e inclinação mínima de 20 graus (36%); e marselhesa, que tem rendimento de 15 unidades por metro quadrado, peso médio de 2,7 kg e inclinação mínima de 26 graus (50%). A Concrevogel é uma telha de concreto apresentada em duas opções: com ou sem pigmentação colorida. Proporciona encaixe perfeito, ótimo acabamento e beleza, além de possuir uma grande variedade de cores. Este produto tem um rendimento de 10,5 telhas por metro quadrado, representando economia de mão-de-obra. As Lajes Pré-moldadas Cláudio Vogel são vigotas de concreto e tavelas de cerâmica que não têm similares no mercado. A tavela tem um formato diferenciado, que proporciona maior rapidez na montagem e melhor isolamento térmico e acústico para pisos e forros de alvenaria. Tem 11 cm de altura, 40 cm de largura e 20 cm de comprimento. Seu peso é de 4,5 kg, aproximadamente, e seu aproveitamento para cobrir um metro quadrado é de 10 peças. As vigotas são as únicas com cura a vapor e possuem maior resistência. Cada uma tem 12,5 cm de altura e 10 cm de base e possibilitam menor escoramento e menor peso: cerca de 72 kg por metro quadrado (vigota + tavela).
A indústria Cláudio Vogel preocupa-se em desenvolver produtos que não prejudiquem o meio ambiente. Investindo em fortes pesquisas e em tecnologias inovadoras, foi possível substituir a madeira de acácia pelo gás liquefeito de petróleo como fonte de energia, evitando a derrubada de árvores e a emissão de partículas pela queima de lenha. Estas o outras alterações renderam diversos prêmios: Finep (Ministério da Ciência e Tecnologia), Falcão Bauer, Expressão de Ecologia e Qualidade Brasil.
Maiores informações sobre a empresa e seus produtos podem ser obtidas diretamente no site www.claudiovogel.com.br (http://www.claudiovogel.com.br/) ou pelo fone 51 634-8000.

Governo do RS revela resultado de cinco concursos públicos de arquitetura
Sessão pública dos resultados de cinco concursos de arquitetura promovidos pelo Governo RS, com assessoria técnica do IAB RS ocorreu na segunda-feira (25/7) em Porto Alegre.