Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Clóvis Ilgenfritz da Silva é o Arquiteto Ano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Clóvis Ilgenfritz da Silva foi agraciado, no dia 6 de novembro, com o Troféu Arquiteto do Ano, concedido pelo Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), pelo trabalho prestado durante décadas em prol da categoria, como profissional e político. A homenagem ocorreu na jantar comemorativo aos 30 anos da entidade, fundada por Ilgenfritz em 1969, da qual foi presidente por três gestões, de 1974 a 1981, antes de ter dirigido a Associação Profissional dos Arquitetos, entre 1969 e 1974. Natural de Ijuí, o arquiteto e político de 64 anos veio para Porto Alegre em 1957, onde terminou o curso secundário no Colégio Júlio de Castilhos. De seus dois casamentos, tem três filhos: Tiago e Camilo, ambos arquitetos, do matrimônio com Lorena Holzmann e Ana Letícia, filha de Ana Céris dos Santos. Graduado em 1965 pela FAU da UFRGS, foi dirigente estudantil e ajudou a criar, em 1962, a Executiva Nacional dos Estudantes de Arquitetura (ENEAU). Sua trajetória profissional começou como desenhista no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem/RS (DNER). Como autônomo, foi sócio-diretor de empresas como a ARQUIPLAN, ARQUIPLAN-CEPA e foi diretor-presidente da Silva Madereira Construções Ltda. Entre seus projetos, merecem destaque cooperativas e conjuntos habitacionais erguidos na década de 70, como a Coopeativa dos Rodoviários do RS (COORODO), Coop. Habitacional dos Municipários de Porto Alegre (COOHAMPA) e Conjunto Jardim América. Também vale lembrar as cooperativas de produção agrícola que construiu em Ijuí, Rio Grande, Jóia e Tenente Augusto, entre outros municípios. E fábricas, igrejas e clubes, além de ter participado da elaboração dos Planos Diretores das cidades de Ijuí, Erechim e Alvorada.
Ativista em várias entidades pelas causas profissionais, participou das diretorias do IAB-RS e do Conselho Superior do IAB-DN, tendo fundado a Federação Nacional dos Arquitetos, instituição que liderou entre 1981 e 1983. Também foi onselheiro do CREA por oito anos e vice-presidente da instituição, por dois. Seu ingresso na política se fez de forma mais efetiva com fundação do PT, há 23 anos, sendo membro da diretoria nacional como tesoureiro, por nove anos e também da direção estadual do partido, onde foi secretário-geral, vice-presidente e presidente. Em 1982 foi o deputado federal mais votado pelo PT e em 1983, fundou a Intersindical/RS e Central Única dos Trabalhadores (CUT). Candiato a vice-prefeito da capital gaúcha (1985) e ao cargo de governador (1986), foi eleito vereador em 1988. No ano posterior, foi Secretário de Planejamento Municipal, atividade que exerceu na esfera estadual, de janeiro de 1999 a dezembro de 2000, na Secretaria Estadual da Coordenação e Planejamento do RS, captando recursos externos expressivos, em importantes projetos. Inúmeros outros cargos são relacionados em seu currículo, sendo mais recentemente deputado federal, entre janeiro de 2001 a 2002, defendendo os interesses dos gaúchos e apoiando os projetos do Governo da Frente Popular. Atualmente é conselheiro da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS).
Em seu mandato, na Câmara Municipal, foi pioneiro ao instituir a primeira TV Câmara do país; além de aprovar projetos estratégicos, como o Banco Municipal, conhecido como Porto Sol; o crematório municipal e a obrigatoriedade do crédito do arquiteto nas peças publicitárias em projetos, entre muitos outros. Na ocasião da homenagem, ele se disse lisonjeado pela iniciativa do SAERGS e falou da importância dos sindicatos, especialmente na década de 70, por seu papel fundamental na democratização da sociedade, pelo fim da ditadura e em prol da Anistia, que se instaurou de forma parcial em 1979. E a “deselitização” da categoria dos arquitetos, que tem participado de forma crescente nos sindicatos, movimentos estudantis, sociais e IAB’s. “Eu sou cria político-partidária dessa época. Na política me sinto fazendo Arquitetura: o espaço de viver das pessoas”, declarou.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →