Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Clóvis Ilgenfritz da Silva é o Arquiteto Ano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Clóvis Ilgenfritz da Silva foi agraciado, no dia 6 de novembro, com o Troféu Arquiteto do Ano, concedido pelo Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), pelo trabalho prestado durante décadas em prol da categoria, como profissional e político. A homenagem ocorreu na jantar comemorativo aos 30 anos da entidade, fundada por Ilgenfritz em 1969, da qual foi presidente por três gestões, de 1974 a 1981, antes de ter dirigido a Associação Profissional dos Arquitetos, entre 1969 e 1974. Natural de Ijuí, o arquiteto e político de 64 anos veio para Porto Alegre em 1957, onde terminou o curso secundário no Colégio Júlio de Castilhos. De seus dois casamentos, tem três filhos: Tiago e Camilo, ambos arquitetos, do matrimônio com Lorena Holzmann e Ana Letícia, filha de Ana Céris dos Santos. Graduado em 1965 pela FAU da UFRGS, foi dirigente estudantil e ajudou a criar, em 1962, a Executiva Nacional dos Estudantes de Arquitetura (ENEAU). Sua trajetória profissional começou como desenhista no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem/RS (DNER). Como autônomo, foi sócio-diretor de empresas como a ARQUIPLAN, ARQUIPLAN-CEPA e foi diretor-presidente da Silva Madereira Construções Ltda. Entre seus projetos, merecem destaque cooperativas e conjuntos habitacionais erguidos na década de 70, como a Coopeativa dos Rodoviários do RS (COORODO), Coop. Habitacional dos Municipários de Porto Alegre (COOHAMPA) e Conjunto Jardim América. Também vale lembrar as cooperativas de produção agrícola que construiu em Ijuí, Rio Grande, Jóia e Tenente Augusto, entre outros municípios. E fábricas, igrejas e clubes, além de ter participado da elaboração dos Planos Diretores das cidades de Ijuí, Erechim e Alvorada.
Ativista em várias entidades pelas causas profissionais, participou das diretorias do IAB-RS e do Conselho Superior do IAB-DN, tendo fundado a Federação Nacional dos Arquitetos, instituição que liderou entre 1981 e 1983. Também foi onselheiro do CREA por oito anos e vice-presidente da instituição, por dois. Seu ingresso na política se fez de forma mais efetiva com fundação do PT, há 23 anos, sendo membro da diretoria nacional como tesoureiro, por nove anos e também da direção estadual do partido, onde foi secretário-geral, vice-presidente e presidente. Em 1982 foi o deputado federal mais votado pelo PT e em 1983, fundou a Intersindical/RS e Central Única dos Trabalhadores (CUT). Candiato a vice-prefeito da capital gaúcha (1985) e ao cargo de governador (1986), foi eleito vereador em 1988. No ano posterior, foi Secretário de Planejamento Municipal, atividade que exerceu na esfera estadual, de janeiro de 1999 a dezembro de 2000, na Secretaria Estadual da Coordenação e Planejamento do RS, captando recursos externos expressivos, em importantes projetos. Inúmeros outros cargos são relacionados em seu currículo, sendo mais recentemente deputado federal, entre janeiro de 2001 a 2002, defendendo os interesses dos gaúchos e apoiando os projetos do Governo da Frente Popular. Atualmente é conselheiro da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS).
Em seu mandato, na Câmara Municipal, foi pioneiro ao instituir a primeira TV Câmara do país; além de aprovar projetos estratégicos, como o Banco Municipal, conhecido como Porto Sol; o crematório municipal e a obrigatoriedade do crédito do arquiteto nas peças publicitárias em projetos, entre muitos outros. Na ocasião da homenagem, ele se disse lisonjeado pela iniciativa do SAERGS e falou da importância dos sindicatos, especialmente na década de 70, por seu papel fundamental na democratização da sociedade, pelo fim da ditadura e em prol da Anistia, que se instaurou de forma parcial em 1979. E a “deselitização” da categoria dos arquitetos, que tem participado de forma crescente nos sindicatos, movimentos estudantis, sociais e IAB’s. “Eu sou cria político-partidária dessa época. Na política me sinto fazendo Arquitetura: o espaço de viver das pessoas”, declarou.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →