Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Clóvis Ilgenfritz da Silva é o Arquiteto Ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Clóvis Ilgenfritz da Silva foi agraciado, no dia 6 de novembro, com o Troféu Arquiteto do Ano, concedido pelo Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), pelo trabalho prestado durante décadas em prol da categoria, como profissional e político. A homenagem ocorreu na jantar comemorativo aos 30 anos da entidade, fundada por Ilgenfritz em 1969, da qual foi presidente por três gestões, de 1974 a 1981, antes de ter dirigido a Associação Profissional dos Arquitetos, entre 1969 e 1974. Natural de Ijuí, o arquiteto e político de 64 anos veio para Porto Alegre em 1957, onde terminou o curso secundário no Colégio Júlio de Castilhos. De seus dois casamentos, tem três filhos: Tiago e Camilo, ambos arquitetos, do matrimônio com Lorena Holzmann e Ana Letícia, filha de Ana Céris dos Santos. Graduado em 1965 pela FAU da UFRGS, foi dirigente estudantil e ajudou a criar, em 1962, a Executiva Nacional dos Estudantes de Arquitetura (ENEAU). Sua trajetória profissional começou como desenhista no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem/RS (DNER). Como autônomo, foi sócio-diretor de empresas como a ARQUIPLAN, ARQUIPLAN-CEPA e foi diretor-presidente da Silva Madereira Construções Ltda. Entre seus projetos, merecem destaque cooperativas e conjuntos habitacionais erguidos na década de 70, como a Coopeativa dos Rodoviários do RS (COORODO), Coop. Habitacional dos Municipários de Porto Alegre (COOHAMPA) e Conjunto Jardim América. Também vale lembrar as cooperativas de produção agrícola que construiu em Ijuí, Rio Grande, Jóia e Tenente Augusto, entre outros municípios. E fábricas, igrejas e clubes, além de ter participado da elaboração dos Planos Diretores das cidades de Ijuí, Erechim e Alvorada.
Ativista em várias entidades pelas causas profissionais, participou das diretorias do IAB-RS e do Conselho Superior do IAB-DN, tendo fundado a Federação Nacional dos Arquitetos, instituição que liderou entre 1981 e 1983. Também foi onselheiro do CREA por oito anos e vice-presidente da instituição, por dois. Seu ingresso na política se fez de forma mais efetiva com fundação do PT, há 23 anos, sendo membro da diretoria nacional como tesoureiro, por nove anos e também da direção estadual do partido, onde foi secretário-geral, vice-presidente e presidente. Em 1982 foi o deputado federal mais votado pelo PT e em 1983, fundou a Intersindical/RS e Central Única dos Trabalhadores (CUT). Candiato a vice-prefeito da capital gaúcha (1985) e ao cargo de governador (1986), foi eleito vereador em 1988. No ano posterior, foi Secretário de Planejamento Municipal, atividade que exerceu na esfera estadual, de janeiro de 1999 a dezembro de 2000, na Secretaria Estadual da Coordenação e Planejamento do RS, captando recursos externos expressivos, em importantes projetos. Inúmeros outros cargos são relacionados em seu currículo, sendo mais recentemente deputado federal, entre janeiro de 2001 a 2002, defendendo os interesses dos gaúchos e apoiando os projetos do Governo da Frente Popular. Atualmente é conselheiro da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS).
Em seu mandato, na Câmara Municipal, foi pioneiro ao instituir a primeira TV Câmara do país; além de aprovar projetos estratégicos, como o Banco Municipal, conhecido como Porto Sol; o crematório municipal e a obrigatoriedade do crédito do arquiteto nas peças publicitárias em projetos, entre muitos outros. Na ocasião da homenagem, ele se disse lisonjeado pela iniciativa do SAERGS e falou da importância dos sindicatos, especialmente na década de 70, por seu papel fundamental na democratização da sociedade, pelo fim da ditadura e em prol da Anistia, que se instaurou de forma parcial em 1979. E a “deselitização” da categoria dos arquitetos, que tem participado de forma crescente nos sindicatos, movimentos estudantis, sociais e IAB’s. “Eu sou cria político-partidária dessa época. Na política me sinto fazendo Arquitetura: o espaço de viver das pessoas”, declarou.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →