Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Começa a segunda etapa do Projeto ConectaLAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fortalecer a mobilização popular e comunitária para construir o acesso universal à água e difundir princípios do Direito à Cidade através de ferramentas de Pedagogia Urbana. Este é o objetivo do Projeto Aplicando o “Guia ConectaLAB – orientações para o acesso à água” nos Territórios de Porto Alegre, que começa suas atividades com 12 encontros no mês de novembro nas comunidades São Borja, Ilha do Pavão e Vila Pedreira. A ideia é colocar em prática as diretrizes da primeira etapa do Projeto abordando a urgência do acesso à água a partir de uma visão comunitária e de construção de alianças institucionais para buscar soluções permanentes.

O ConectaLAB é desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) e o coletivo TransLAB.URB, com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), através do Edital de Chamamento Público CAU/RS Nº 001/2021.

A primeira etapa “ConectaLAB – Laboratório virtual de soluções para abastecimento de água” – realizada no segundo semestre de 2020, foram mobilizadas 50 pessoas em plataformas digitais, ao longo de 17 semanas, entre equipe, mentoras, provocadoras e participantes de diferentes cidades do país.

“Depois deste grande esforço para reunir e organizar a inteligência coletiva em um material potente, com a continuação da crise sanitária global do Coronavírus, era fundamental levar este conteúdo para os territórios urbanos, de modo a auxiliar na criação de estratégias para superar a falta de acesso à água e outros problemas cotidianos”, destacam os arquitetos e urbanistas Leonardo Brawl e Paula Motta, coordenadores do Projeto.

As ações diretas nos territórios buscam:
• orientar a construção coletiva de estratégias para as questões relacionadas ao acesso à água;
• estimular a geração de autonomia para a solução de problemas comunitários;
• capacitar agentes comunitários para a identificação de possíveis alianças;
• fazer a mediação entre os diferentes agentes envolvidos;
• oferecer consultorias jurídica e administrativo-financeira para a organização comunitária local;

O público-alvo das atividades são as lideranças comunitárias (oficiais e espontâneas), seguidas das famílias com jovens e crianças – que são um vetor para o desenvolvimento das atividades focadas no fortalecimento do tecido social local.

Os encontros visam a construção de Cadernos de Estratégias para cada uma das três comunidades, contemplando um planejamento de ações de curto, médio e longo prazo para que sejam solucionadas tanto questões emergenciais, quanto permanentes referentes ao acesso à água.

Os coordenadores do ConectaLAB explicam que esta iniciativa deseja reaproximar as comunidades e as equipes técnicas, retomando um papel de relevância social da Arquitetura e Urbanismo dentro das realidades mais precárias, reforçando outras possibilidades de atuação profissional, nas quais o papel de uma pessoa solucionadora técnica soma-se à função de mediadora nas dinâmicas dentro das cidades. “Além de propor uma atuação conjunta com profissionais de outras áreas, incentivando a transdisciplinaridade para lidar com a complexidade das cidades e o histórico problema estrutural da falta de acesso à água, principalmente nos bairros menos assistidos pela Administração Pública e demais setores da sociedade”, complementam os arquitetos.

Confira a programação dos encontros:

ENCONTRO #1
Sábado 06 de Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
*Domingo 07 de Novembro 14h às 18h
• São Borja (bairro Sarandi)

ENCONTRO #2
Sábado 13 de Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
• São Borja (bairro Sarandi)

ENCONTRO #3
Sábado 20 de Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
* Domingo 21 de Novembro 14h às 18h
• São Borja (bairro Sarandi)

ENCONTRO #4
Sábado 27 Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
• São Borja (bairro Sarandi)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →