Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Começa a segunda etapa do Projeto ConectaLAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fortalecer a mobilização popular e comunitária para construir o acesso universal à água e difundir princípios do Direito à Cidade através de ferramentas de Pedagogia Urbana. Este é o objetivo do Projeto Aplicando o “Guia ConectaLAB – orientações para o acesso à água” nos Territórios de Porto Alegre, que começa suas atividades com 12 encontros no mês de novembro nas comunidades São Borja, Ilha do Pavão e Vila Pedreira. A ideia é colocar em prática as diretrizes da primeira etapa do Projeto abordando a urgência do acesso à água a partir de uma visão comunitária e de construção de alianças institucionais para buscar soluções permanentes.

O ConectaLAB é desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) e o coletivo TransLAB.URB, com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), através do Edital de Chamamento Público CAU/RS Nº 001/2021.

A primeira etapa “ConectaLAB – Laboratório virtual de soluções para abastecimento de água” – realizada no segundo semestre de 2020, foram mobilizadas 50 pessoas em plataformas digitais, ao longo de 17 semanas, entre equipe, mentoras, provocadoras e participantes de diferentes cidades do país.

“Depois deste grande esforço para reunir e organizar a inteligência coletiva em um material potente, com a continuação da crise sanitária global do Coronavírus, era fundamental levar este conteúdo para os territórios urbanos, de modo a auxiliar na criação de estratégias para superar a falta de acesso à água e outros problemas cotidianos”, destacam os arquitetos e urbanistas Leonardo Brawl e Paula Motta, coordenadores do Projeto.

As ações diretas nos territórios buscam:
• orientar a construção coletiva de estratégias para as questões relacionadas ao acesso à água;
• estimular a geração de autonomia para a solução de problemas comunitários;
• capacitar agentes comunitários para a identificação de possíveis alianças;
• fazer a mediação entre os diferentes agentes envolvidos;
• oferecer consultorias jurídica e administrativo-financeira para a organização comunitária local;

O público-alvo das atividades são as lideranças comunitárias (oficiais e espontâneas), seguidas das famílias com jovens e crianças – que são um vetor para o desenvolvimento das atividades focadas no fortalecimento do tecido social local.

Os encontros visam a construção de Cadernos de Estratégias para cada uma das três comunidades, contemplando um planejamento de ações de curto, médio e longo prazo para que sejam solucionadas tanto questões emergenciais, quanto permanentes referentes ao acesso à água.

Os coordenadores do ConectaLAB explicam que esta iniciativa deseja reaproximar as comunidades e as equipes técnicas, retomando um papel de relevância social da Arquitetura e Urbanismo dentro das realidades mais precárias, reforçando outras possibilidades de atuação profissional, nas quais o papel de uma pessoa solucionadora técnica soma-se à função de mediadora nas dinâmicas dentro das cidades. “Além de propor uma atuação conjunta com profissionais de outras áreas, incentivando a transdisciplinaridade para lidar com a complexidade das cidades e o histórico problema estrutural da falta de acesso à água, principalmente nos bairros menos assistidos pela Administração Pública e demais setores da sociedade”, complementam os arquitetos.

Confira a programação dos encontros:

ENCONTRO #1
Sábado 06 de Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
*Domingo 07 de Novembro 14h às 18h
• São Borja (bairro Sarandi)

ENCONTRO #2
Sábado 13 de Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
• São Borja (bairro Sarandi)

ENCONTRO #3
Sábado 20 de Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
* Domingo 21 de Novembro 14h às 18h
• São Borja (bairro Sarandi)

ENCONTRO #4
Sábado 27 Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
• São Borja (bairro Sarandi)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →