Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Começa a segunda etapa do Projeto ConectaLAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fortalecer a mobilização popular e comunitária para construir o acesso universal à água e difundir princípios do Direito à Cidade através de ferramentas de Pedagogia Urbana. Este é o objetivo do Projeto Aplicando o “Guia ConectaLAB – orientações para o acesso à água” nos Territórios de Porto Alegre, que começa suas atividades com 12 encontros no mês de novembro nas comunidades São Borja, Ilha do Pavão e Vila Pedreira. A ideia é colocar em prática as diretrizes da primeira etapa do Projeto abordando a urgência do acesso à água a partir de uma visão comunitária e de construção de alianças institucionais para buscar soluções permanentes.

O ConectaLAB é desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) e o coletivo TransLAB.URB, com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), através do Edital de Chamamento Público CAU/RS Nº 001/2021.

A primeira etapa “ConectaLAB – Laboratório virtual de soluções para abastecimento de água” – realizada no segundo semestre de 2020, foram mobilizadas 50 pessoas em plataformas digitais, ao longo de 17 semanas, entre equipe, mentoras, provocadoras e participantes de diferentes cidades do país.

“Depois deste grande esforço para reunir e organizar a inteligência coletiva em um material potente, com a continuação da crise sanitária global do Coronavírus, era fundamental levar este conteúdo para os territórios urbanos, de modo a auxiliar na criação de estratégias para superar a falta de acesso à água e outros problemas cotidianos”, destacam os arquitetos e urbanistas Leonardo Brawl e Paula Motta, coordenadores do Projeto.

As ações diretas nos territórios buscam:
• orientar a construção coletiva de estratégias para as questões relacionadas ao acesso à água;
• estimular a geração de autonomia para a solução de problemas comunitários;
• capacitar agentes comunitários para a identificação de possíveis alianças;
• fazer a mediação entre os diferentes agentes envolvidos;
• oferecer consultorias jurídica e administrativo-financeira para a organização comunitária local;

O público-alvo das atividades são as lideranças comunitárias (oficiais e espontâneas), seguidas das famílias com jovens e crianças – que são um vetor para o desenvolvimento das atividades focadas no fortalecimento do tecido social local.

Os encontros visam a construção de Cadernos de Estratégias para cada uma das três comunidades, contemplando um planejamento de ações de curto, médio e longo prazo para que sejam solucionadas tanto questões emergenciais, quanto permanentes referentes ao acesso à água.

Os coordenadores do ConectaLAB explicam que esta iniciativa deseja reaproximar as comunidades e as equipes técnicas, retomando um papel de relevância social da Arquitetura e Urbanismo dentro das realidades mais precárias, reforçando outras possibilidades de atuação profissional, nas quais o papel de uma pessoa solucionadora técnica soma-se à função de mediadora nas dinâmicas dentro das cidades. “Além de propor uma atuação conjunta com profissionais de outras áreas, incentivando a transdisciplinaridade para lidar com a complexidade das cidades e o histórico problema estrutural da falta de acesso à água, principalmente nos bairros menos assistidos pela Administração Pública e demais setores da sociedade”, complementam os arquitetos.

Confira a programação dos encontros:

ENCONTRO #1
Sábado 06 de Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
*Domingo 07 de Novembro 14h às 18h
• São Borja (bairro Sarandi)

ENCONTRO #2
Sábado 13 de Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
• São Borja (bairro Sarandi)

ENCONTRO #3
Sábado 20 de Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
* Domingo 21 de Novembro 14h às 18h
• São Borja (bairro Sarandi)

ENCONTRO #4
Sábado 27 Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
• São Borja (bairro Sarandi)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →