Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Começa a segunda etapa do Projeto ConectaLAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fortalecer a mobilização popular e comunitária para construir o acesso universal à água e difundir princípios do Direito à Cidade através de ferramentas de Pedagogia Urbana. Este é o objetivo do Projeto Aplicando o “Guia ConectaLAB – orientações para o acesso à água” nos Territórios de Porto Alegre, que começa suas atividades com 12 encontros no mês de novembro nas comunidades São Borja, Ilha do Pavão e Vila Pedreira. A ideia é colocar em prática as diretrizes da primeira etapa do Projeto abordando a urgência do acesso à água a partir de uma visão comunitária e de construção de alianças institucionais para buscar soluções permanentes.

O ConectaLAB é desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) e o coletivo TransLAB.URB, com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), através do Edital de Chamamento Público CAU/RS Nº 001/2021.

A primeira etapa “ConectaLAB – Laboratório virtual de soluções para abastecimento de água” – realizada no segundo semestre de 2020, foram mobilizadas 50 pessoas em plataformas digitais, ao longo de 17 semanas, entre equipe, mentoras, provocadoras e participantes de diferentes cidades do país.

“Depois deste grande esforço para reunir e organizar a inteligência coletiva em um material potente, com a continuação da crise sanitária global do Coronavírus, era fundamental levar este conteúdo para os territórios urbanos, de modo a auxiliar na criação de estratégias para superar a falta de acesso à água e outros problemas cotidianos”, destacam os arquitetos e urbanistas Leonardo Brawl e Paula Motta, coordenadores do Projeto.

As ações diretas nos territórios buscam:
• orientar a construção coletiva de estratégias para as questões relacionadas ao acesso à água;
• estimular a geração de autonomia para a solução de problemas comunitários;
• capacitar agentes comunitários para a identificação de possíveis alianças;
• fazer a mediação entre os diferentes agentes envolvidos;
• oferecer consultorias jurídica e administrativo-financeira para a organização comunitária local;

O público-alvo das atividades são as lideranças comunitárias (oficiais e espontâneas), seguidas das famílias com jovens e crianças – que são um vetor para o desenvolvimento das atividades focadas no fortalecimento do tecido social local.

Os encontros visam a construção de Cadernos de Estratégias para cada uma das três comunidades, contemplando um planejamento de ações de curto, médio e longo prazo para que sejam solucionadas tanto questões emergenciais, quanto permanentes referentes ao acesso à água.

Os coordenadores do ConectaLAB explicam que esta iniciativa deseja reaproximar as comunidades e as equipes técnicas, retomando um papel de relevância social da Arquitetura e Urbanismo dentro das realidades mais precárias, reforçando outras possibilidades de atuação profissional, nas quais o papel de uma pessoa solucionadora técnica soma-se à função de mediadora nas dinâmicas dentro das cidades. “Além de propor uma atuação conjunta com profissionais de outras áreas, incentivando a transdisciplinaridade para lidar com a complexidade das cidades e o histórico problema estrutural da falta de acesso à água, principalmente nos bairros menos assistidos pela Administração Pública e demais setores da sociedade”, complementam os arquitetos.

Confira a programação dos encontros:

ENCONTRO #1
Sábado 06 de Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
*Domingo 07 de Novembro 14h às 18h
• São Borja (bairro Sarandi)

ENCONTRO #2
Sábado 13 de Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
• São Borja (bairro Sarandi)

ENCONTRO #3
Sábado 20 de Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
* Domingo 21 de Novembro 14h às 18h
• São Borja (bairro Sarandi)

ENCONTRO #4
Sábado 27 Novembro 14h às 18h
• Ilha do Pavão (bairro Arquipélago)
• Vila Pedreira (bairro Cristal)
• São Borja (bairro Sarandi)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →