+COMUNICADO – Apoio ao colega Humberto Hickel

COMUNICADO

O Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), juntamente à Direção Nacional do IAB, e demais entidades abaixo signatárias, vêm a público manifestar seu total apoio ao colega e dirigente desta Entidade, Arquiteto Humberto Hickel.

Humberto Hickel é Presidente do Núcleo IAB Região das Hortênsias recentemente reeleito para segundo mandato. Exerceu a função de Vice-Presidente do IAB RS entre os anos de 2012 e 2013.

As posições defendidas pelo Núcleo Região das Hortênsias em relação ao projeto de filial da rede de lojas Havan são respaldadas pelas instâncias decisórias maiores do IAB RS: seu Conselho Diretor e Conselho Estadual.

Neste sentido, as manifestações públicas e ações como a protocolização de abaixo assinado junto à Prefeitura Municipal de Canela, amparam-se na representatividade do IAB, mais antiga e mais representativa entidade dos arquitetos e urbanistas tanto no Estado quanto no país.

O Município de Canela é um dos destinos turísticos mais visitados em nosso Estado e no país, portanto um abaixo assinado que conte com apoiadores de diferentes localidades deve encontrar maior reconhecimento e consideração por parte das autoridades municipais.

A forma como o Presidente do Núcleo IAB Região das Hortênsias é exposto e atacado em vídeo publicado pelo Sr. Luciano Hang em sua página na rede social Facebook merece nossa manifestação de repúdio e discordância ante os termos inadequados por ele utilizados. Estamos analisando as medidas e ações cabíveis ante esse lamentável episódio (não isolado) de intolerância ante um ato de exercício regular de direito e cidadania de um representante legítimo desta Entidade.

A livre manifestação é um direito garantido em nossa Constituição Federal, e repelimos qualquer ato que possa ameaçar tal direito. O IAB tem uma história na defesa da democracia, e acredita que somente através dela é possível construirmos um futuro digno para nosso país e as novas gerações.

IAB RS, IAB Nacional, AAI, FNA, ABAP e SAERGS

Para assinar o abaixo-assinado acesse o link:

Para acessar a nota de apoio do SAERGS acesse o link: https://www.facebook.com/210764862290935/posts/3027770653923661/

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.