+COMUNICADO – Apoio ao colega Humberto Hickel

COMUNICADO

O Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), juntamente à Direção Nacional do IAB, e demais entidades abaixo signatárias, vêm a público manifestar seu total apoio ao colega e dirigente desta Entidade, Arquiteto Humberto Hickel.

Humberto Hickel é Presidente do Núcleo IAB Região das Hortênsias recentemente reeleito para segundo mandato. Exerceu a função de Vice-Presidente do IAB RS entre os anos de 2012 e 2013.

As posições defendidas pelo Núcleo Região das Hortênsias em relação ao projeto de filial da rede de lojas Havan são respaldadas pelas instâncias decisórias maiores do IAB RS: seu Conselho Diretor e Conselho Estadual.

Neste sentido, as manifestações públicas e ações como a protocolização de abaixo assinado junto à Prefeitura Municipal de Canela, amparam-se na representatividade do IAB, mais antiga e mais representativa entidade dos arquitetos e urbanistas tanto no Estado quanto no país.

O Município de Canela é um dos destinos turísticos mais visitados em nosso Estado e no país, portanto um abaixo assinado que conte com apoiadores de diferentes localidades deve encontrar maior reconhecimento e consideração por parte das autoridades municipais.

A forma como o Presidente do Núcleo IAB Região das Hortênsias é exposto e atacado em vídeo publicado pelo Sr. Luciano Hang em sua página na rede social Facebook merece nossa manifestação de repúdio e discordância ante os termos inadequados por ele utilizados. Estamos analisando as medidas e ações cabíveis ante esse lamentável episódio (não isolado) de intolerância ante um ato de exercício regular de direito e cidadania de um representante legítimo desta Entidade.

A livre manifestação é um direito garantido em nossa Constituição Federal, e repelimos qualquer ato que possa ameaçar tal direito. O IAB tem uma história na defesa da democracia, e acredita que somente através dela é possível construirmos um futuro digno para nosso país e as novas gerações.

IAB RS, IAB Nacional, AAI, FNA, ABAP e SAERGS

Para assinar o abaixo-assinado acesse o link:

Para acessar a nota de apoio do SAERGS acesse o link: https://www.facebook.com/210764862290935/posts/3027770653923661/

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).