Comunicado do Presidente do IAB Nacional sobre o PL-347/2003

Prezados colegas, O PL-347/2003 – que desmembra o “Sistema” Confea-Crea’s e cria o CAU – está nas mãos do senador Eduardo Azeredo, Relator do PL na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. Peço aos colegas presidentes de departamentos e núcleos do IAB e e a seus associados um esforço extremamente importante nesta etapa do processo: encaminhem uma carta em papel timbrado do Departamento ou Núcleo ao senador Azeredo, afirmando o apoio do IAB de seu estado ou município ao desmembramento do “Sistema” Confea-Crea’s e à criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Reitero que tais manifestações são de extrema importância para o bom andamento do processo naquela casa legislativa. Peço que, se possível, as remetam até à próxima 6ª feira (16 de abril) e nos enviem cópia pelo fax (61) 224-0568, para que possamos compor mais um caderno de apoio e juntá-lo aos outros que já temos (abaixo-assinado do XVII CBA, lista eletrônica de apoio, moções das Câmaras de Arquitetura dos Crea’s). As direções do senador são as seguintes: GABINETE EM BRASÍLIA
Senador Eduardo Azeredo
Senado Federal – Anexo II – Térreo
Ala Afonso Arinos – Gabinete 05
CEP: 70.165-900 – Brasília/DF
Tel.: (61) 311.2323 – Fax.: (61) 311.2883 ESCRITÓRIO EM BELO HORIZONTE
Senador Eduardo Azeredo
Av. do Contorno, 6321 – 4º Andar
Bairro: São Pedro
CEP: 30.110-110 – Belo Horizonte/MG
Telefax: (31) 3282.7752
As manifestações deverão ser preferencialmente enviadas por fax, evitando-se a mensagem eletrônica, por serem formais. Trata-se de mais um momento crucial, o qual merece a nossa maior paciência e o nosso esforço, para que superemos com êxito mais esta etapa.
Abraço cordial,
Haroldo Pinheiro,
Presidente do IAB/NACIONAL
Maria Angela Braga
Presidente do IAB-MG

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.