Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Concurso internacional de estudantes do IFHP propõe projetos sobre a realidade do Morro Santa Tereza

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O concurso internacional de estudantes foi uma das atividades do Congresso Mundial da Federação Internacional de Habitação e Planejamento (IFHP) realizado na PUCRS entre os dias 14 e 17 de novembro. Em sua 54° Edição, o encontro aconteceu pela primeira vez em uma cidade da América do Sul.

Foram julgados 22 trabalhos de estudantes de diversos países e que, em um curto período de dois meses, foram convidados a pensar soluções para o problema da habitação social, preservação ambiental e valorização do Morro Santa Tereza incluindo vilas, áreas verdes e os 73 hectares ocupados pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).

O presidente do Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), Carlos Alberto Sant’Ana, foi convidado pela direção da PUCRS, que organizou o Congresso, para integrar o júri juntamente com a arquiteta Ana Rosa Cé, do curso de Arquitetura da PUCRS; Douglas Aguiar, indicado pelo município de Porto Alegre; e Pierre Laconte, urbanista belga, ex-presidente da Federação Internacional de Urbanismo.

De acordo com Sant’Ana, o júri procurou considerar o pouco tempo que os estudantes tiveram para tomar conhecimento da realidade do espaço e que foram avaliados nos projetos a apreensão da escala do local, a preservação do meio ambiente, a preocupação com os moradores da área e a integração com o tecido urbano de Porto Alegre.

Depois de avaliar cada uma das propostas, os jurados elegeram três deles como finalistas – de alunos do Irã, do México e da Austrália.

O primeiro lugar ficou com a equipe de estudantes do México, o segundo lugar foi para a australiana Isabella Czerniakowski e o terceiro lugar para a equipe vinda do Irã. Os selecionados ganharam como prêmio mil euros e a viagem ao Brasil para participar do Congresso.

Após receber o prêmio, os estudantes estrangeiros foram convidados a fazer uma visita ao Morro Santa Tereza, que conheciam apenas por informações indiretas como o Google e pela descrição do edital do concurso.

Participou da visita uma comitiva composta por lideranças comunitárias, integrantes da ONG O Morro é Nosso e o presidente do IAB-RS.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias