Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Concurso público para Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) assinou nesta quinta-feira (31/07) um contrato com a Câmara Municipal de Porto Alegre para a organização do Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Anexo do Palácio Aloísio Filho.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Professor Garcia (PMDB), apresentou os dados do lançamento do concurso que escolherá o melhor projeto arquitetônico. Acompanhado pelo presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, e pelo coordenador do concurso, Marcelo Heck, Garcia assinou o documento que inicia a prestação de serviços técnicos especializados para a organização de concurso público nacional de arquitetura.
Professor Garcia destacou que há algum tempo a Câmara Municipal passa por dificuldades de funcionalidade. “Nossas condições são modestas. O novo prédio deverá ter cerca de 8.000 m² e abrigará de forma inteligente, sustentável e transparente as diretorias Geral, de Patrimônio e Finanças e Administrativa. No total, serão três andares com garagem, escritórios e salas de reuniões”, concluiu.
O presidente do IAB elogiou a criação do concurso e disse que o processo transparente, amplo e democrático resultará na construção e desenvolvimento de um belo projeto. “Contaremos com a participação de arquitetos de todo o Brasil. Não há dúvida que a comissão julgadora terá um grande desafio para escolher o vencedor”, enfatizou o arquiteto. Destacou ainda que o projeto original é do arquiteto Claudio Araújo, ex-presidente do IAB RS, e que está colaborando no atual processo.
Concurso
Os concorrentes irão apresentar propostas de estudo preliminar de arquitetura para a construção do prédio anexo. Serão distribuídos R$ 135 mil reais em premiações para os 5 melhores classificados, sendo que o vencedor será contratado para elaborar os projetos executivos de Arquitetura e complementares. A equipe responsável pelo concurso é composta por Albano Assis Carvalho da Silva, diretor geral; e Fernando Castro Martins, diretor de Patrimônio e Finanças; e pelos arquitetos do IAB RS Marcelo Arioli Heck e Tiziano Filizola.

Crédito Foto: Tonico Alvares
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →