Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Concurso público para Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) assinou nesta quinta-feira (31/07) um contrato com a Câmara Municipal de Porto Alegre para a organização do Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Anexo do Palácio Aloísio Filho.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Professor Garcia (PMDB), apresentou os dados do lançamento do concurso que escolherá o melhor projeto arquitetônico. Acompanhado pelo presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, e pelo coordenador do concurso, Marcelo Heck, Garcia assinou o documento que inicia a prestação de serviços técnicos especializados para a organização de concurso público nacional de arquitetura.
Professor Garcia destacou que há algum tempo a Câmara Municipal passa por dificuldades de funcionalidade. “Nossas condições são modestas. O novo prédio deverá ter cerca de 8.000 m² e abrigará de forma inteligente, sustentável e transparente as diretorias Geral, de Patrimônio e Finanças e Administrativa. No total, serão três andares com garagem, escritórios e salas de reuniões”, concluiu.
O presidente do IAB elogiou a criação do concurso e disse que o processo transparente, amplo e democrático resultará na construção e desenvolvimento de um belo projeto. “Contaremos com a participação de arquitetos de todo o Brasil. Não há dúvida que a comissão julgadora terá um grande desafio para escolher o vencedor”, enfatizou o arquiteto. Destacou ainda que o projeto original é do arquiteto Claudio Araújo, ex-presidente do IAB RS, e que está colaborando no atual processo.
Concurso
Os concorrentes irão apresentar propostas de estudo preliminar de arquitetura para a construção do prédio anexo. Serão distribuídos R$ 135 mil reais em premiações para os 5 melhores classificados, sendo que o vencedor será contratado para elaborar os projetos executivos de Arquitetura e complementares. A equipe responsável pelo concurso é composta por Albano Assis Carvalho da Silva, diretor geral; e Fernando Castro Martins, diretor de Patrimônio e Finanças; e pelos arquitetos do IAB RS Marcelo Arioli Heck e Tiziano Filizola.

Crédito Foto: Tonico Alvares

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →