Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Concurso SANTA TEREZA :: RESULTADO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

CONCURSO PÚBLICO NACIONAL
DE VALORIZAÇÃO DA PAISAGEM URBANA
DE SANTA TEREZA / RS ATA DE JULGAMENTO A Comissão Julgadora foi instalada às 14h30min do dia 15 de maio de 2004, na sede do IAB/RS, pelos Coordenadores do Concurso, arquiteta Jane de Lima Borghetti e Georgi Augusto Moraes de Moraes, sendo composta por cinco membros titulares indicados pelo IAB/RS e Prefeitura Municipal de Santa Tereza – os arquitetos: Décio Rigatti, Ana Elísia da Costa , Gederson Meotti, Guilherme Takeda, Fernando Ernesto Pasquali.
Os trabalhos de julgamento e redação desta ata foram realizados durante o dia 15 de maio de 2004.
A Coordenação do Concurso apresentou trinta e três trabalhos julgados aptos a participarem, de acordo com o estabelecido no regulamento.
Inicialmente a Comissão escolheu por unanimidade o arquiteto Décio Rigatti como seu presidente e a arquiteta Ana Elísia da Costa como sua relatora. Em seguida, a Comissão estabeleceu a dinâmica para o desenvolvimento de suas atividades, baseada na seleção individual das melhores propostas, a partir de um primeiro exame do conjunto dos trabalhos.
O júri considerou, diante da complexidade do programa, que nenhum dos trabalhos conseguiu atender integralmente ou com um mesmo nível de elaboração todos os itens estabelecidos no termo de referência do concurso. Diante disto, buscou eleger as propostas que apresentam um potencial de desenvolvimento coerente com o estabelecido no termo de referência do concurso.
Após extensos debates e análises críticas estabelecendo comparações entre as propostas, buscando identificar o ponto de equilíbrio entre os parâmetros solicitados, a Comissão, por decisão da maioria, selecionou três projetos que melhor atendem ao conjunto destes pressupostos, chegando às seguintes indicações para a premiação, bem como a indicação de menções honrosas.
A Comissão concedeu duas Menções Honrosas, sendo:
* Menção Honrosa: Inscrito n. PST 015
Pela qualidade e ousadia da proposta de intervenção na orla, criando espaços de maior interação com o rio.
* Menção Honrosa: Inscrito n. PST 005
Pela escala das intervenções, com a utilização de materiais locais e pela qualidade e modo de inserção de novos elementos construídos.

A Comissão escolheu os seguintes trabalhos como os premiados do Concurso:
* Terceiro Lugar: Inscrito n. PST 016
Neste trabalho tem destaque o tratamento da orla do rio Taquari e a criação de elementos de valorização paisagística, como as “janelas” na paisagem.
* Segundo Lugar: Inscrito n. PST 025
A proposta apresentada tem méritos relativos à: proposição de mirante para o campanário e tratamento dado à avenida Itália, nas proximidades da Praça.
* Primeiro Lugar: Inscrito n. PST 023
Esta proposta foi escolhida por atender de modo mais completo e com melhor qualidade os quesitos do concurso. Destaca-se a definição de eixos visuais ordenadores no espaço da praça, do parque e do camping, resultando na unidade compositiva do conjunto. Também é importante observar que o desafio de resolver o problema da relação entre o campanário e a igreja é resolvido de maneira sutil e reversível. O arranjo da praça é satisfatório, ao promover um espaço cívico, próximo ao campanário, espaços múltiplos bem configurados e ao articular o espaço da praça com o vale do arroio Marrecão, através de um mirante. O parque municipal e o camping dão continuidade à estrutura geral da proposta, promovendo a integração da cidade com o rio em escala e tratamento adequados. No entanto, a Comissão recomenda que, na etapa de desenvolvimento dos projetos, além de atender aos pressupostos que serão decorrentes do aprofundamento dos estudos posteriores, os seguintes aspectos devam ser adequados e/ou ajustados:
* Na praça, sugere-se: a remoção do reservatório, o sombreamento da área de recreação infantil com árvores com folhas caducas e sua proteção em relação ao tráfego de veículos;
* No conjunto, solicita-se o detalhamento dos percursos, com melhor definição de calçamentos, passeios e mobiliário urbano;
* Retoma-se o que está posto no termo de referência do concurso, onde é sugerido o uso de materiais locais para as diversas soluções a serem adotadas.

Porto Alegre, 15 de maio de 2004.

(assinam) Arq. Décio Rigatti – Pref. de Santa Tereza – Presidente da Comissão Julgadora
Arq. Guilherme Takeda – Pref. de Santa Tereza
Arq. Gederson Meotti – IAB-RS
Arq. Fernando Ernesto Pasquali – IAB-RS
Arq. Ana Elísia da Costa – IAB-RS – Relator da Comissão Julgadora
CLASSIFICADOS 1.º Lugar – Porto Alegre, RS – Titular: Arq. Gabriel Cruz Grandó
Equipe: Acad. Marcos Laurindo, Acad. Nelso Kunrath, Hist. Tânia Rossari, Arq. Lúcia Gea
2.º Lugar – Porto Alegre, RS – Titular: Arq. Vlademir Roman
Equipe: Arq. Michel Heberle, Arq. Betina Endter, Arq. Leandro Castilhos Degani, Arq. Rodrigo Poltosi Gomes de Jesus, Agron. e Acad. Arq. Patrícia Machado Flores
3.º Lugar – Porto Alegre, RS – Titular: Arq. Humberto Hickel
Equipe: Arq. Udo Mohr, Arq. Denis Hickel, Arq. Maturino S. da Luz, Arq. Paulo Cesa Filho, Eng. Agron. Lair Ângelo Baun Ferreira
Menção – Belo Horizonte, MG – Titular: Arq. Carlos Alberto Batista Maciel
Equipe: Arq. Alexandre Brasil Garcia, Arq. André Luiz Prado de Oliveira, Arq. Bruno Luiz Coutinho Santa Cecília, Acad. Arq. Fernanda Faria, Acad. Arq. Rafael Borges
Menção – São Paulo, SP – Titular: Arq. Luciano Tricárico e Arq. Emílio Yasunaga
Equipe: Arq. Fábio Nunes, Eng. Alexandre de Almeida
1º LUGAR Projeto: Arq. Gabriel Cruz Grandó (RS) :: Equipe: Acad. Marcos Laurindo, Acad. Nelso Kunrath, Hist. Tânia Rossari, Arq. Lúcia Gea

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →