CONCURSO PÚBLICO NACIONAL
DE VALORIZAÇÃO DA PAISAGEM URBANA
DE SANTA TEREZA / RS ATA DE JULGAMENTO A Comissão Julgadora foi instalada às 14h30min do dia 15 de maio de 2004, na sede do IAB/RS, pelos Coordenadores do Concurso, arquiteta Jane de Lima Borghetti e Georgi Augusto Moraes de Moraes, sendo composta por cinco membros titulares indicados pelo IAB/RS e Prefeitura Municipal de Santa Tereza – os arquitetos: Décio Rigatti, Ana Elísia da Costa , Gederson Meotti, Guilherme Takeda, Fernando Ernesto Pasquali.
Os trabalhos de julgamento e redação desta ata foram realizados durante o dia 15 de maio de 2004.
A Coordenação do Concurso apresentou trinta e três trabalhos julgados aptos a participarem, de acordo com o estabelecido no regulamento.
Inicialmente a Comissão escolheu por unanimidade o arquiteto Décio Rigatti como seu presidente e a arquiteta Ana Elísia da Costa como sua relatora. Em seguida, a Comissão estabeleceu a dinâmica para o desenvolvimento de suas atividades, baseada na seleção individual das melhores propostas, a partir de um primeiro exame do conjunto dos trabalhos.
O júri considerou, diante da complexidade do programa, que nenhum dos trabalhos conseguiu atender integralmente ou com um mesmo nível de elaboração todos os itens estabelecidos no termo de referência do concurso. Diante disto, buscou eleger as propostas que apresentam um potencial de desenvolvimento coerente com o estabelecido no termo de referência do concurso.
Após extensos debates e análises críticas estabelecendo comparações entre as propostas, buscando identificar o ponto de equilíbrio entre os parâmetros solicitados, a Comissão, por decisão da maioria, selecionou três projetos que melhor atendem ao conjunto destes pressupostos, chegando às seguintes indicações para a premiação, bem como a indicação de menções honrosas.
A Comissão concedeu duas Menções Honrosas, sendo:
* Menção Honrosa: Inscrito n. PST 015
Pela qualidade e ousadia da proposta de intervenção na orla, criando espaços de maior interação com o rio.
* Menção Honrosa: Inscrito n. PST 005
Pela escala das intervenções, com a utilização de materiais locais e pela qualidade e modo de inserção de novos elementos construídos.
A Comissão escolheu os seguintes trabalhos como os premiados do Concurso:
* Terceiro Lugar: Inscrito n. PST 016
Neste trabalho tem destaque o tratamento da orla do rio Taquari e a criação de elementos de valorização paisagística, como as “janelas” na paisagem.
* Segundo Lugar: Inscrito n. PST 025
A proposta apresentada tem méritos relativos à: proposição de mirante para o campanário e tratamento dado à avenida Itália, nas proximidades da Praça.
* Primeiro Lugar: Inscrito n. PST 023
Esta proposta foi escolhida por atender de modo mais completo e com melhor qualidade os quesitos do concurso. Destaca-se a definição de eixos visuais ordenadores no espaço da praça, do parque e do camping, resultando na unidade compositiva do conjunto. Também é importante observar que o desafio de resolver o problema da relação entre o campanário e a igreja é resolvido de maneira sutil e reversível. O arranjo da praça é satisfatório, ao promover um espaço cívico, próximo ao campanário, espaços múltiplos bem configurados e ao articular o espaço da praça com o vale do arroio Marrecão, através de um mirante. O parque municipal e o camping dão continuidade à estrutura geral da proposta, promovendo a integração da cidade com o rio em escala e tratamento adequados. No entanto, a Comissão recomenda que, na etapa de desenvolvimento dos projetos, além de atender aos pressupostos que serão decorrentes do aprofundamento dos estudos posteriores, os seguintes aspectos devam ser adequados e/ou ajustados:
* Na praça, sugere-se: a remoção do reservatório, o sombreamento da área de recreação infantil com árvores com folhas caducas e sua proteção em relação ao tráfego de veículos;
* No conjunto, solicita-se o detalhamento dos percursos, com melhor definição de calçamentos, passeios e mobiliário urbano;
* Retoma-se o que está posto no termo de referência do concurso, onde é sugerido o uso de materiais locais para as diversas soluções a serem adotadas.
Porto Alegre, 15 de maio de 2004.
(assinam) Arq. Décio Rigatti – Pref. de Santa Tereza – Presidente da Comissão Julgadora
Arq. Guilherme Takeda – Pref. de Santa Tereza
Arq. Gederson Meotti – IAB-RS
Arq. Fernando Ernesto Pasquali – IAB-RS
Arq. Ana Elísia da Costa – IAB-RS – Relator da Comissão Julgadora
CLASSIFICADOS 1.º Lugar – Porto Alegre, RS – Titular: Arq. Gabriel Cruz Grandó
Equipe: Acad. Marcos Laurindo, Acad. Nelso Kunrath, Hist. Tânia Rossari, Arq. Lúcia Gea
2.º Lugar – Porto Alegre, RS – Titular: Arq. Vlademir Roman
Equipe: Arq. Michel Heberle, Arq. Betina Endter, Arq. Leandro Castilhos Degani, Arq. Rodrigo Poltosi Gomes de Jesus, Agron. e Acad. Arq. Patrícia Machado Flores
3.º Lugar – Porto Alegre, RS – Titular: Arq. Humberto Hickel
Equipe: Arq. Udo Mohr, Arq. Denis Hickel, Arq. Maturino S. da Luz, Arq. Paulo Cesa Filho, Eng. Agron. Lair Ângelo Baun Ferreira
Menção – Belo Horizonte, MG – Titular: Arq. Carlos Alberto Batista Maciel
Equipe: Arq. Alexandre Brasil Garcia, Arq. André Luiz Prado de Oliveira, Arq. Bruno Luiz Coutinho Santa Cecília, Acad. Arq. Fernanda Faria, Acad. Arq. Rafael Borges
Menção – São Paulo, SP – Titular: Arq. Luciano Tricárico e Arq. Emílio Yasunaga
Equipe: Arq. Fábio Nunes, Eng. Alexandre de Almeida
1º LUGAR Projeto: Arq. Gabriel Cruz Grandó (RS) :: Equipe: Acad. Marcos Laurindo, Acad. Nelso Kunrath, Hist. Tânia Rossari, Arq. Lúcia Gea