Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Concursos Públicos de Arquitetura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Momento de crescente e mais vivo interesse pela realização de Concursos Públicos de Arquitetura, organizados pelo IAB-RS, têm caracterizado as iniciativas de autoridades públicas que buscam a promoção destes certames, convencidas do acerto desta decisão. É uma forma democrática de contratação de Projetos de Arquitetura, de universalização do acesso ao trabalho do arquiteto, do debate benéfico sobre a produção da arquitetura, do aprimoramento da crítica e do científico estudo da teoria da arquitetura contemporânea. Oficiais, sobradamente reconhecidos pela jurisprudência, os Concursos Públicos estão consagrados na legislação brasileira como uma das formas de licitação, conforme disciplina a Lei Federal nº 8.666, que regula as Licitações no âmbito do Poder Público, nas esferas da União, dos Estados e dos Municípios. Por parte das autoridades públicas e das direções das instituições privadas promotoras dos Concursos, é uma decisão sintonizada com uma das mais expressivas formas de produção da arquitetura em todo o mundo. Embora reconhecidas livremente, outras promoções são igualmente corretas, mas que não alcançam a amplitude e a publicidade indispensáveis para a gestão da Administração Pública na contratação de obras e empreendimentos. O IAB, dentre as finalidades estabelecidas pelo Estatuto, deve “concorrer para a boa organização, o prestígio e a divulgação dos Concursos de Arquitetura, … , bem como propugnar para que os Poderes Públicos, órgãos paraestatais e outras entidades culturais ou técnicas se utilizem de Concursos Públicos como procedimento democrático para a contratação de projetos”. Concluído o Concurso da Sede do PMDB-RS em Porto Alegre, no dia 16 de junho próximo passado, está em andamento o do Antigo Mercado Público de Itaqui, além dos estudos de viabilidade para a Câmara de Vereadores de Camaquã, para a Praça e a Paisagem Urbana da Sede do Município de Santa Tereza e da futura Sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, o que demonstra o prestígio e a mais ampla divulgação do processe de organização de Concursos Públicos de Arquitetura. Arq. José Albano Volkmer
Presidente IAB-RS :: gestão 2002/2003

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →