Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Concursos públicos – IAB-RS considera necessário refletir sobre o tema

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Os concursos públicos de projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo para espaços e edifícios públicos carecem, no momento, de um amplo debate. A legislação brasileira sobre a contratação de projetos e serviços não tem evoluído de forma adequada. Tanto no período monárquico do século XIX, como no republicano das três primeiras décadas do século XX, as obras públicas de caráter excepcional não deixaram de passar por algum processo de seleção sob a forma de concurso público de projetos. Com o advento da legislação profissional, segundo o Decreto Lei Federal 23.569/33 e, em especial, a Lei Federal 5.194/66, a escolha de projetos passou a ser disciplinada mais claramente na legislação. O artigo 83, desta Lei, ordenava que “Os trabalhos profissionais relativos a projetos não poderão ser sujeitos a concorrência de preço, devendo, quando for o caso, ser objeto de concurso.” Já revogado pela Lei Federal 8.666/93, o concurso passou a ser conceituado como uma das modalidades de licitação entre quaisquer interessados “para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias”, conforme o parágrafo 4º do artigo 22. O concurso público é, sem sombra de dúvida, a forma mais democrática de contratação de projetos e o IAB-RS tem já consolidado seu desempenho na coordenação deste tipo de certame. O acesso é permitido a todos os interessados e ampliam-se as oportunidades para o estabelecimento de sempre novos critérios para seleção e julgamento por parte do corpo de jurados. O edital define o programa e o debate permanente entre os promotores, o IAB-RS e os arquitetos acrescenta sempre novas concepções que objetivam o aprimoramento do processo de seleção. Observa-se, por outro lado, que a Administração Pública tem licitado serviços de consultoria para planejamento e fiscalização de obras e, em muitos casos, insere a contratação de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo no mesmo pacote de serviços. Ora, esta forma de encaminhamento exclui a possibilidade da manifestação da opinião pública e da crítica especializada, indispensáveis para o aprimoramento permanente do processo de contratação de projetos com recursos públicos. Tais empreendimentos pressupõem um amplo e democrático debate sobre a definição dos critérios e dos valores que devem nortear o concurso de projetos.
O IAB-RS considera, pois, indispensável a reflexão sobre o tema, apelando às autoridades públicas para que priorizem a realização de concursos públicos, pois o único objetivo do IAB-RS e dos arquitetos, em particular, é o aprimoramento do processo de produção da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, aberto, democrático e adequado ao desenvolvimento cultural de nosso país. Arq. Francisco Danilo Landó
Presidente IAB-RS – gestão 2000/2001

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →