Esta edição teve a presença da arquiteta carioca Rosane Araújo, doutora em Urbanismo pela UFRJ. Sua tese, “A cidade sou eu”, venceu o prêmio Capes 2008, sendo considerada a melhor tese de doutorado do Brasil na área de Arquitetura e Urbanismo. Rosane apresentou uma conferência sobre o urbanismo do século 21, das múltiplas ideias de cidade e da inseparabilidade do “eu” e da “cidade” a luz das teorias da Nova Psicanálise. O público lotou o evento e contribui para um interessante debate ao final da apresentação. O projeto traz à cidade grandes pensadores nacionais para atualizar os profissionais e a comunidade, aproximando o mundo acadêmico e as pessoas que pensam o planejamento urbano das cidades. A academia vive muito isolada. “O IAB-RS é um pólo contemporâneo no debate da arquitetura e urbanismo, e se utiliza dessa histórica característica para unir comunidade com os intelectuais de destaque nos meios acadêmico e profissional”, ressalta a arquiteta Thaís Menna Barreto Martins, segunda Secretária do IAB-RS.

Em meio à revisão do Plano Diretor, a Conselheira do IAB RS Clarice Oliveira alerta para a importância de planejar as cidades com um olhar global e multissetorial
Em participação na live do Matinal Jornalismo nesta quarta-feira (10/08), a arquiteta destacou que esse debate é permeado por pressão do mercado imobiliário.