Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Conselho de Arquitetura e Urbanismo elege presidente e nova diretoria

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), que regulamenta o exercício profissional de arquitetos e urbanistas em todo o Estado, está sob nova direção. Tiago Holzmann da Silva e Rui Mineiro foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente.

Em dezembro, ocorreu a diplomação dos 20 Conselheiros Estaduais titulares e suplentes eleitos pelos arquitetos e urbanistas do Rio Grande do Sul nas eleições de outubro de 2017, além do Conselheiro Federal, arquiteto e urbanista Ednezer Flores, e sua suplente, Briane Bicca, que atuarão em âmbito nacional junto ao CAU/BR. A Presidência do CAU/RS, por sua vez, é eleita pelos Conselheiros Estaduais na primeira reunião ordinária do ano, realizada nesta quarta-feira (03/01).

Os conselheiros escolheram não apenas presidente e vice-presidente, mas também a formação e os coordenadores das Comissões, que deliberam – em grupos menores, compostos de quatro a cinco integrantes – sobre assuntos específicos da profissão. O arquiteto e urbanista e professor Claudio Fischer assumiu a coordenação da Comissão de Ensino e Formação; Rui Mineiro a de Ética e Disciplina; Oritz Campos a de Exercício Profissional; Paulo Fontana a de Organização e Administração; Rômulo Plentz Giralt a de Planejamento e Finanças; e Vinicius Vieira a Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental.

Tiago Holzmann da Silva assume a presidência com a plataforma “Profissionais para Realizar” para implantar o CAU que a profissão exige, que os profissionais merecem e que sociedade necessita. “Nós temos pela frente uma gestão de realização, em busca de autonomia e valorização da profissão. Quem faz arquitetura é arquiteto e urbanista”, argumentou, ao defender a formação generalista e as atribuições profissionais.

Os principais pontos da plataforma de gestão propõem o desenvolvimento da prática profissional, com destaque para o combate do exercício ilegal e garantia das atribuições exclusivas do arquiteto e urbanista; incentivo à qualificação do ensino e formação, com enfrentamento à abertura indiscriminada de novos cursos de Arquitetura e Urbanismo e ao ensino à distância na graduação; e investimento em comunicação e gestão, a fim de fortalecer relações institucionais e informar a sociedade a respeito das atribuições, formas de contratação e importância da profissão para o desenvolvimento social, econômico e cultural.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →