Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Conselho Superior do IAB debate boicote do sistema Confea / Crea ao CAU

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A lei que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo estabelece o depósito de 90% da contribuição dos arquitetos ao sistema Confea/Crea numa conta específica, para ser utilizado na eleição e na criação do Conselho dos Arquitetos e Urbanistas (CAU). Porém, por uma orientação equivocada do Confea a todos os Crea, estes passaram a depositar os recursos dos arquitetos em contas separadas sob responsabilidade de cada Conselho Regional. Isso ameaça dificultar a contratação de prestadores de serviço para viabilizar a eleição dos conselheiros que constituirão o CAU Nacional e os CAUs estaduais.

O presidente do IAB do Rio Grande do Sul, Arq. Carlos Alberto Sant’Ana, teme que os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (Crea) possam ser futuramente responsabilizados por esse ato de desobediência à Lei.

Para Sant’Ana, a grande preocupação é que haja uma tentativa deliberada de se atrasar ou até inviabilizar a formação do CAU. Ele chega a citar que o Confea, em recente reunião, contrariou o entendimento jurídico e deliberou pela permanência dos recursos em contas separadas, inclusive com o voto do conselheiro do Rio Grande do Sul. “Por que o engenheiros temem a criação do CAU? Ou será que essas atitudes ilegais e mesquinhas apenas fazem parte de uma disputa eleitoral por cargos do sistema Confea/Crea?”, questiona Sant’Ana, que continua: “Nesse caso, será que desejam que os arquitetos permaneçam para participar da eleição do Crea e Confea? Talvez não gostem do resultado disso!”

Além dessa questão, no Cosu foram aprovadas resoluções diversas versando sobre o interesse dos arquitetos brasileiros, como a de apoio à emenda ao projeto de lei nº 467/2008, que faculta aos arquitetos a participação no Simples no Imposto de Renda, beneficiando de forma significativa a categoria, e a criação de um Manual de Cálculo de Honorários, que substituirá a Tabela do IAB e será publicado por meio eletrônico para uso de todos os arquitetos.

A Reunião do Cosu ocorreu entre os dias 22 e 25 de junho, em Palmas (TO). O Cosu reúne-se periodicamente e tem o objetivo estabelecer as políticas nacionais do IAB e deliberar sobre os posicionamentos da entidade, constituindo-se da Direção Nacional, presidentes dos Departamentos e os Conselheiros Superiores de cada Departamento, além de seus membros vitalícios.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →