A arquiteta Miriam Runge promove a sexta edição do curso Gestão e Planejamento do Escritório de Arquitetura no final deste mês. O curso é destinado a acadêmicos de arquitetura e arquitetos.
A ideia do curso nasceu da identificação de uma necessidade e carência na formação do arquiteto que é o planejamento empresarial, técnico e financeiro.
“O curso é sonho pessoal de tentar passar um pouco de conhecimento adquirido na tentativa de melhorar o caminho de quem segue a mesma trajetória que eu segui: trabalhar como funcionária, abrir seu próprio escritório achando que seria tudo fácil”, explica Miriam.
De acordo com a profissional, o arquiteto se forma um excelente técnico e projetista, mas não tem na sua formação estudos de contabilidade, formação de custos de um escritório, análise de fincionamento e postura empresarial no mercado.
O curso é dividido em 4 módulos que tratam de assuntos diversos mas relacionados:
Na primeira aula são tratados assuntos pessoais. Porque escolhemos arquitetura? Como nos sentimos hoje como profissionais? e Se estamos ocupando o lugar que desejávamos?
Na segunda aula os alunos observam o escritório como uma empresa, o que é necessário fazer para que o escritório funcione sob o ponto de vista empresarial?
Na terceira aula são analisados os custos do escritório e o montante que é necessário para manter o escritório funcionando (custos fixos, variáveis, etc…).
E na última aula fala-se sobre metas e organização para o futuro, como está hoje o mercado da arquitetura e o que podemos fazer para ter uma atuação diferente no mercado.
O curso foi montado por uma equipe multidisciplinar, envolvendo, advogado, psicóloga e especialista em marketing.
O objetivo com o curso é qualificar o arquiteto que pretende ter ou já tem seu escritório quanto à organização geral do escritório, metas, como efetuar os controles de custos e como se posicionar diante do mercado e clientes.
Informaões e incrições pelo e-mail iabrs@iabrs.org.br e 3212-2552