Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

DATACAD: O LEVANTAMENTO COMO DIFERENCIAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Entre os cursos ministrados no IAB-RS, um dos mais procurados é o DATACAD, que preenche uma lacuna nos currículos universitários, geralmente com disciplinas de computação gráfica, mas sem incluir no currículo a prática do levantamento cadastral. Voltado para a área da arquitetura e profissionais ligados à área, como projetistas e desenhistas, sua demanda tem ultrapassado fronteiras, com interessados em outros Estados brasileiros. O ministrante é o arquiteto e urbanista George Augusto Moraes de Moraes, que é funcionário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo atuado na restauração de alguns prédios da instituição; atualmente cursando mestrado em Teoria, História e Crítica da Arquitetura pelo PROPAR/UFRGS e também integrante da Comissão de Patrimônio Cultural do IAB/RS. Durante três meses, ele oferece noções teóricas e práticas de computação e levantamento cadastral, em dois encontros semanais. A partir disto, os alunos têm um mês para apresentar o trabalho final: uma maquete eletrônica, com a visão que cada um tem da restauração de um prédio. O levantamento é feito em cima do ‘as built’ (conforme construído), mostrando a situação exata da construção e as possíveis patologias, o que servirá de base para um futuro restauro, no caso das edificações antigas. Conceitos de prédio histórico, tombado e legislação são outros conteúdos apresentados no curso de 90 h/aula. No caso dos prédios históricos, sua importância reside no fato de serem representativos de uma época, como a Travessa dos Venezianos ou servirem de residência para alguma personalidade, como o Solar Conde de Porto Alegre e a Casa Torelly. George Augusto Moraes de Moraes cita como exemplo prático o Plano de Arrendamento Residencial (PAR), promovido pela Caixa Econômica Federal, onde foram feitos o levantamento e distribuição de peças, de forma que preservasse a estrutura, após solucionadas as patologias. No dia 16 de agosto último, ele levou seus alunos à Fundação Ulisses Guimarães, para efetuarem o levantamento cadastral da entidade partidária. No prédio erguido no princípio do século XX e que funciona na rua Riachuelo nº 421, foram constatadas rachaduras, fungos, umidade e rebaixamento do piso, em decorrência de infiltração. “Sai mais caro restaurar do que conservar, restauração é UTI”, afirma com convicção, o arquiteto.
Roberto Pujol atua na Arquitetura desde 1989 e é uma das oito pessoas que cursaram o DATACAD no IAB-RS, neste ano. Os subsídios oferecidos são considerados por ele “ferramentas que objetivam o dia-a-dia no escritório”. Funcionário da Secretaria de Obras Públicas e Saneamento do Estado, sua rotina inclui prédios que não são tombados, mas que têm valor histórico, como é o caso do projeto do cais do porto, onde trabalhou nos Armazéns A6 e A7. “Esta atividade exige um certo jogo de cintura, o profissional tem que conhecer os materiais e ver como as coisas acontecem”, afirma.
Às vésperas da aposentadoria, na Caixa Econômica Federal (CEF), Eliete Marlise T. Kintschner é formada em arquitetura há três anos e em breve pretende investir na carreira própria. “O curso me deu a perspectiva de abrir novos caminhos”, declara.
Vera Pinto
Imprensa IAB-RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →