Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desenho Universal – projetando para a diversidade de usuários

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Avanços tecnológicos do século XX e mudanças sócio-culturais alteraram a situação de dependência das pessoas portadoras de deficiência, que passam, então, a reivindicar efetiva acessibilidade às mais diversas atividades. No Brasil, atualmente, os dispositivos legais exigem a supressão de barreiras arquitetônicas nos edifícios e espaços de uso público. Criar condições de acessibilidade nos espaços construídos é um problema complexo e não pode ser reduzido a uma mera eliminação de barreiras físicas – como a utilização de rampas no lugar de escadas. Estas soluções de acessibilidade para os portadores de deficiência física são mais fáceis de serem resolvidas, porém não contemplam as barreiras que os demais grupos portadores de deficiência precisam vencer. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os 10% da população mundial portadora de algum tipo de deficiência distribui-se em: 5% mental, 2% físico-motora, 0,5% visual e 1% múltipla. No Brasil, isto significa que temos aproximadamente 16 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência permanente. Ao buscar soluções arquitetônicas que atendam as necessidades especiais destes grupos, os arquitetos cada vez mais se tornam conscientes da necessidade de inclusão de todos os usuários, entre eles, os que enfrentam dificuldades temporárias: as crianças, pessoas muito idosas, as gestantes, aqueles que sofrem fraturas…. Esta nova visão da arquitetura recebeu nos últimos anos o nome de Desenho Universal.

Para possibilitar a atuação profissional que contemple a inclusão é urgente a atualização de conhecimentos sobre as diferentes habilidades e limitações dos usuários e, principalmente, das pessoas portadoras de necessidades especiais. Qualquer projeto – e não apenas centros para idosos ou escolas de educação especial, por exemplo – pode incorporar, desde sua fase inicial, esta nova postura profissional. As fotos ilustram bons exemplos de inclusão de crianças com diferenças antropométricas, ou que possam apresentar restrições de movimento, percepção ou compreensão na escola de inglês Jack’n’Jill, em Porto Alegre. Aberturas de vidro na porta, dispostas em duas alturas, permitem a visualização por pessoas de estatura variada, ou por cadeirantes. A sinalização de percurso em diferentes cores e texturas estimulam os sentidos, facilitam a informação e orientação para todos e, em especial, aos deficientes visuais. Boas soluções de Desenho Universal passam despercebidas, sendo atrativas para todos os usuários. Vera Helena Bins Ely, Dr. Eng
Marta Dischinger, PhD

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →