Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Dia do Arquiteto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Dia do Arquiteto foi intenso no Solar do IAB. Nas primeiras horas da manhã já havia atividade. A Galeria dos Ex-presidentes do Solar do IAB foi tomada pelos estudantes da disciplina de Urbanismo III da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do UniRitter que realizaram painel de conclusão com apresentação das propostas para a Cidade Sem Fronteiras, tema do exercício.

Na metade da manhã o arq. Marcel Trescastro, responsável pelas obras do Centro Cultural, fez apresentação sobre o projeto em andamento e realizou visita guiada pelo Solar Conde de Porto Alegre com os representantes das empresas parceiras do IAB-RS no Projeto Cultural de restauro do Solar. Após o IAB-RS ofereceu um brinde aos presentes.

No final da tarde houve a cerimônia de assinatura do Contrato para o desenvolvimento do “Concurso Público Nacional para o Plano de ocupação e Requalificação Espacial do Complexo da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul”.
Veja notícia completa: Assembléia Legislativa vai realizar Concurso Público (http://empresarial.portoweb.com.br/iabteste/noticia.php?id=311)

O IAB-RS aproveitou o Dia do Arquiteto para realizar o lançamento do novo site do Instituto, que passou por atualização do lay-out, troca de provedor e aperfeiçoamento do sistema. O presidente Carlos Alberto Sant’Ana foi o responsável pela apresentação saudada com entusiasmo pelos presentes no Salão Multiuso.

O grupo “unidade criação”, formado pelos arquitetos/artistas Fernando Ten Caten, Mateus Grimm, Leopoldo Costanzo e Tiago Bagnati realizaram diversas intervenções no Solar do IAB durante o Dia do Arquiteto. Trouxeram parte da mostra “um olhar sustentável” para os ambientes internos do Solar, grafitaram a fachada externa do bloco Anexo, conhecido como a favelinha; e à noite apresentaram no Salão Negro a palestra “Arquitetura, arte e ecologia – um reencontro inevitável” rompendo os limites da arquitetura com um olhar não acadêmico sobre a contemporaneidade.

À noite, no Salão Negro, foi realizada uma das aulas do curso/viagem de extensão universitária “Barcelona: Arquitetura, Cidade, Cultura”, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UniRitter. Os professores arquitetos Leonardo Hortencio e Tiago Holzmann da Silva apresentaram a 5ª aula com o tema “Barcelona: metrópole regional, cidade global”.

No final da noite o grupo musical “Álvaro Santi e o Caixa Prego” fez apresentação no Salão Negro do Solar do IAB.

Durante todo o Dia do Arquiteto esteve montado no Hall do Solar do IAB um Espaço para a divulgação das atividades do IAB-RS: apoio ao sócio, ações políticas e profissionais, atividades culturais, núcleos e interiorização, convênios para os sócios, divulgação do novo projeto do CAU, divulgação do Prêmio IAB José Albano Volkmer, oportunidades de participação no Instituto, etc.

No Dia do Arquiteto também funcionou o Bar do IAB, na copa do Salão Multiuso do Solar, oferecendo bebidas e salgadinhos. A animação do local contou com o apoio da Cervejaria Coruja e da Vinícola Salton em colaboração com a Champanharia Ovelha Negra.

Fe ira do Livro do IAB
A Feira do Livro do IAB foi um sucesso. A Livraria do Arquiteto esteve presente com sua banca na Sala do Arco do Solar do IAB, por onde passaram muitos colegas arquitetos autores de livros publicados neste ano. O evento foi uma espécie de relançamento dos livros, agora em uma sessão coletiva e descontraída.
Estiveram presentes os colegas Flávio Kiefer, Paulo Bicca, Célia Ferraz de Souza, Ana Carolina Pellegrini e Juliano Vasconcelos, Anna Paula Canez, Iara Castelo, Rinaldo Barbosa e Leandro Manenti, Lineu Castello. Também esteve presente a colega Paula Alquati representando os autores da Revista Projectare, editada pela FAUrb/UFPel de Pelotas.
Livros e autores:

* BARBOSA, Rinaldo; MANENTI, Leandro. “Quatro livros sobre Palladio: 500 anos de um projeto contemporâneo”. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2008.
* BICCA, Briane; BICCA, Paulo (Org.). “Arquitetura na formação do Brasil”. Brasília, DF: UNESCO, c2006.
* CANEZ, Anna Paula. “Arnaldo Gladosch: o edifício e a metrópole”. Editora UniRitter. Porto Alegre: 2008.
* CASTELO, Iara. “Bairros, Loteamentos e Condomínios. Elementos para o Projeto de Novos Territórios Habitacionais”. Editora UFRGS, Porto Alegre, 2008.
* CASTELLO, Lineu. “A percepção de lugar: repensando o conceito de lugar em arquitetura-urbanismo”. Porto Alegre: PROPAR-UFRGS, 2007.
* FERREIRA, Mário dos Santos; BREGATTO, Paulo Ricardo e KOTHER, Maria Beatriz (org.). “Arquitetura & Urbanismo: Posturas, Tendências e Reflexões”. Volume 2. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PucRS e Livraria do Arquiteto. 2008.
* KIEFER, Flávio (org.). “Fundação Iberê Camargo. Álvaro Siza”. Porto Alegre, Fundação Iberê Camargo e CosacNaify, 2008.
* PELLEGRINI, Ana Carolina. VASCONCELLOS, Juliano Caldas de. “Bloco(4): o arquiteto e a sociedade”. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2008.
* Revista Projectare nº2. Pelotas: PET/FAUrb/UFPel, 2008.
* SOUZA, Célia Ferraz de. “Plano Geral de Melhoramentos de Porto Alegre: o plano que orientou a modernização da cidade”. Porto Alegre: Armazém Digital, 2008.

Exposição e lançamento do site “arquitetura de concursos 1984-2006”
O Salão Negro do Solar do IAB recebeu durante todo o Dia do Arquiteto a exposição de parte do acervo “Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul – Arquitetura de Concursos 1984 – 2006”, produto de pesquisa realizada por professores do UniRitter e que contou com a colaboração do IAB-RS.
No começo da noite os professores arquitetos Sergio MMarques, Claudio Araújo e Maturino Luz realizaram apresentação do acervo e o lançamento formal do site da pesquisa, que está disponível na rede no endereço:
http://www.uniritter.edu.br/w2/arquitetura/acervo (http://www.uniritter.edu.br/w2/arquitetura/acervo)
O “Acervo Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul” é um dos produtos da pesquisa realizada no UniRitter de 2001 a 2006 . O recorte referente a “Arquitetura de Concursos:1984-2006” contém os seguintes projetos:

* Projetos de Arquitetura premiados ou mencionados em concursos públicos de arquitetura organizados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Rio Grande do Sul, no período;
* Projetos de arquitetura premiados ou mencionados em concursos públicos de arquitetura organizados por outras instituições gaúchas, no período;
* Projetos de arquitetura, de equipes gaúchas, participantes em concursos públicos de arquitetura em outros Estados do Brasil ou no exterior, no período.

FAU – UniRitter: Prof. Arq. Sergio MMarques – Coordenador Geral (UniRitter – Núcleo de Projetos/ FA/ UFRGS); Prof. Arq. Claudio L. G. Araújo (UniRitter – Núcleo de Projetos); Prof. Arq. Maturino Luz (UniRitter – LHTA). Colaboração: IAB/RS, FA/UFRGS.

DIA DO ARQUITETO 2008

ORGANIZAÇÃO:
IAB-RS (Fernanda, Madalena, Andréa e Flávio)

APOIADORES:
Livraria do Arquiteto
Centro Universitário Ritter dos Reis
Unidade Criação arquitetura.urbanismo.arte&inovação
cometa_DESIGN | GALERIA
Madalena Fuke e Naide Dornelles da Costa
Coruja, Cerveja Viva
Vinícola Salton
Champanharia Ovelha Negra

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →