Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Dia do Arquiteto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Dia do Arquiteto foi intenso no Solar do IAB. Nas primeiras horas da manhã já havia atividade. A Galeria dos Ex-presidentes do Solar do IAB foi tomada pelos estudantes da disciplina de Urbanismo III da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do UniRitter que realizaram painel de conclusão com apresentação das propostas para a Cidade Sem Fronteiras, tema do exercício.

Na metade da manhã o arq. Marcel Trescastro, responsável pelas obras do Centro Cultural, fez apresentação sobre o projeto em andamento e realizou visita guiada pelo Solar Conde de Porto Alegre com os representantes das empresas parceiras do IAB-RS no Projeto Cultural de restauro do Solar. Após o IAB-RS ofereceu um brinde aos presentes.

No final da tarde houve a cerimônia de assinatura do Contrato para o desenvolvimento do “Concurso Público Nacional para o Plano de ocupação e Requalificação Espacial do Complexo da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul”.
Veja notícia completa: Assembléia Legislativa vai realizar Concurso Público (http://empresarial.portoweb.com.br/iabteste/noticia.php?id=311)

O IAB-RS aproveitou o Dia do Arquiteto para realizar o lançamento do novo site do Instituto, que passou por atualização do lay-out, troca de provedor e aperfeiçoamento do sistema. O presidente Carlos Alberto Sant’Ana foi o responsável pela apresentação saudada com entusiasmo pelos presentes no Salão Multiuso.

O grupo “unidade criação”, formado pelos arquitetos/artistas Fernando Ten Caten, Mateus Grimm, Leopoldo Costanzo e Tiago Bagnati realizaram diversas intervenções no Solar do IAB durante o Dia do Arquiteto. Trouxeram parte da mostra “um olhar sustentável” para os ambientes internos do Solar, grafitaram a fachada externa do bloco Anexo, conhecido como a favelinha; e à noite apresentaram no Salão Negro a palestra “Arquitetura, arte e ecologia – um reencontro inevitável” rompendo os limites da arquitetura com um olhar não acadêmico sobre a contemporaneidade.

À noite, no Salão Negro, foi realizada uma das aulas do curso/viagem de extensão universitária “Barcelona: Arquitetura, Cidade, Cultura”, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UniRitter. Os professores arquitetos Leonardo Hortencio e Tiago Holzmann da Silva apresentaram a 5ª aula com o tema “Barcelona: metrópole regional, cidade global”.

No final da noite o grupo musical “Álvaro Santi e o Caixa Prego” fez apresentação no Salão Negro do Solar do IAB.

Durante todo o Dia do Arquiteto esteve montado no Hall do Solar do IAB um Espaço para a divulgação das atividades do IAB-RS: apoio ao sócio, ações políticas e profissionais, atividades culturais, núcleos e interiorização, convênios para os sócios, divulgação do novo projeto do CAU, divulgação do Prêmio IAB José Albano Volkmer, oportunidades de participação no Instituto, etc.

No Dia do Arquiteto também funcionou o Bar do IAB, na copa do Salão Multiuso do Solar, oferecendo bebidas e salgadinhos. A animação do local contou com o apoio da Cervejaria Coruja e da Vinícola Salton em colaboração com a Champanharia Ovelha Negra.

Fe ira do Livro do IAB
A Feira do Livro do IAB foi um sucesso. A Livraria do Arquiteto esteve presente com sua banca na Sala do Arco do Solar do IAB, por onde passaram muitos colegas arquitetos autores de livros publicados neste ano. O evento foi uma espécie de relançamento dos livros, agora em uma sessão coletiva e descontraída.
Estiveram presentes os colegas Flávio Kiefer, Paulo Bicca, Célia Ferraz de Souza, Ana Carolina Pellegrini e Juliano Vasconcelos, Anna Paula Canez, Iara Castelo, Rinaldo Barbosa e Leandro Manenti, Lineu Castello. Também esteve presente a colega Paula Alquati representando os autores da Revista Projectare, editada pela FAUrb/UFPel de Pelotas.
Livros e autores:

* BARBOSA, Rinaldo; MANENTI, Leandro. “Quatro livros sobre Palladio: 500 anos de um projeto contemporâneo”. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2008.
* BICCA, Briane; BICCA, Paulo (Org.). “Arquitetura na formação do Brasil”. Brasília, DF: UNESCO, c2006.
* CANEZ, Anna Paula. “Arnaldo Gladosch: o edifício e a metrópole”. Editora UniRitter. Porto Alegre: 2008.
* CASTELO, Iara. “Bairros, Loteamentos e Condomínios. Elementos para o Projeto de Novos Territórios Habitacionais”. Editora UFRGS, Porto Alegre, 2008.
* CASTELLO, Lineu. “A percepção de lugar: repensando o conceito de lugar em arquitetura-urbanismo”. Porto Alegre: PROPAR-UFRGS, 2007.
* FERREIRA, Mário dos Santos; BREGATTO, Paulo Ricardo e KOTHER, Maria Beatriz (org.). “Arquitetura & Urbanismo: Posturas, Tendências e Reflexões”. Volume 2. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PucRS e Livraria do Arquiteto. 2008.
* KIEFER, Flávio (org.). “Fundação Iberê Camargo. Álvaro Siza”. Porto Alegre, Fundação Iberê Camargo e CosacNaify, 2008.
* PELLEGRINI, Ana Carolina. VASCONCELLOS, Juliano Caldas de. “Bloco(4): o arquiteto e a sociedade”. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2008.
* Revista Projectare nº2. Pelotas: PET/FAUrb/UFPel, 2008.
* SOUZA, Célia Ferraz de. “Plano Geral de Melhoramentos de Porto Alegre: o plano que orientou a modernização da cidade”. Porto Alegre: Armazém Digital, 2008.

Exposição e lançamento do site “arquitetura de concursos 1984-2006”
O Salão Negro do Solar do IAB recebeu durante todo o Dia do Arquiteto a exposição de parte do acervo “Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul – Arquitetura de Concursos 1984 – 2006”, produto de pesquisa realizada por professores do UniRitter e que contou com a colaboração do IAB-RS.
No começo da noite os professores arquitetos Sergio MMarques, Claudio Araújo e Maturino Luz realizaram apresentação do acervo e o lançamento formal do site da pesquisa, que está disponível na rede no endereço:
http://www.uniritter.edu.br/w2/arquitetura/acervo (http://www.uniritter.edu.br/w2/arquitetura/acervo)
O “Acervo Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul” é um dos produtos da pesquisa realizada no UniRitter de 2001 a 2006 . O recorte referente a “Arquitetura de Concursos:1984-2006” contém os seguintes projetos:

* Projetos de Arquitetura premiados ou mencionados em concursos públicos de arquitetura organizados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Rio Grande do Sul, no período;
* Projetos de arquitetura premiados ou mencionados em concursos públicos de arquitetura organizados por outras instituições gaúchas, no período;
* Projetos de arquitetura, de equipes gaúchas, participantes em concursos públicos de arquitetura em outros Estados do Brasil ou no exterior, no período.

FAU – UniRitter: Prof. Arq. Sergio MMarques – Coordenador Geral (UniRitter – Núcleo de Projetos/ FA/ UFRGS); Prof. Arq. Claudio L. G. Araújo (UniRitter – Núcleo de Projetos); Prof. Arq. Maturino Luz (UniRitter – LHTA). Colaboração: IAB/RS, FA/UFRGS.

DIA DO ARQUITETO 2008

ORGANIZAÇÃO:
IAB-RS (Fernanda, Madalena, Andréa e Flávio)

APOIADORES:
Livraria do Arquiteto
Centro Universitário Ritter dos Reis
Unidade Criação arquitetura.urbanismo.arte&inovação
cometa_DESIGN | GALERIA
Madalena Fuke e Naide Dornelles da Costa
Coruja, Cerveja Viva
Vinícola Salton
Champanharia Ovelha Negra

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →