Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Diretores do IAB RS são eleitos nos Colegiados Nacionais da Cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Os vice-presidentes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS), Rafael Passos e Vinicius Vieira foram eleitos representantes do Rio Grande do Sul para Colegiados Nacionais de Cultura, que integram o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura. O arquiteto Rafael Passos foi eleito titular pela Setorial de Arquitetura e Urbanismo. O arquiteto Vinicius Viera foi eleito titular pela Setorial de Artes Visuais, tendo como suplente Evanir Plaszewski.
O Arq. Rafael Passos foi também eleito pelo Colegiado Setorial como representante no pleno do Conselho Nacional Política Cultural, tendo como suplente a Arquiteta Yara Regina Oliveira, do Distrito Federal.
A eleição ocorreu durante o Fórum Nacional das Setoriais de Áreas Técnicas, realizado de 17 a 20 de novembro, em Brasília. No evento foram eleitos os novos delegados da sociedade civil para gestão 2015/2017, representados por pessoas físicas. Foram escolhidos 15 membros titulares e 15 suplentes.
O Conselheiro eleito, Arq. Rafael Passos, destaca a importância de ser alcançada a legitimidade social e política do Plano Setorial para sua efetiva implementação em todos os níveis da política pública de cultura no Brasil, desde a esfera federal até os estados e municípios. Considera que para isso “é fundamental um processo amplo de participação que inclua não só os arquitetos e urbanistas e suas entidades, mas outros segmentos da cultura e movimentos sociais que atuam e debatem o ambiente urbano e a arquitetura”.
Vinicius Vieira, eleito na Setorial de Artes Visuais do Conselho Nacional de Política Cultural, acrescenta que "a   renovação das setoriais vai possibilitar que se amplie a participação da sociedade civil na implementação das políticas culturais, estimulando diálogos mais diretos entre artistas, produtores, educadores, pesquisadores e gestores. Dessa forma estarão sendo criadas as condições para que se possa cumprir as diretrizes do Plano Nacional de Cultura em toda sua diversidade".
O Colegiado de Arquitetura e Urbanismo, constituído em 2010, teve um importante crescimento no número de representantes da sociedade civil nesta segunda gestão, passando de apenas 7 representantes para 15 titulares e 13 suplentes. Para os próximos anos, uma das principais atividades é a conclusão do Plano Nacional Setorial.
A proposta de participação social para elaboração do Plano Setorial prevê uma série de debates públicos presenciais nos Estados, através dos quais serão recolhidas contribuições da sociedade civil. A realização destes eventos deve contar com o apoio e suporte das entidades de arquitetura e urbanismo, CAU e cursos de arquitetura e urbanismo.
A nova gestão dos Colegiados Setoriais e do Conselho Nacional de Política Cultural tomará posse em cerimônia marcada para o dia 16 de dezembro próximo, em Brasília, quando serão realizadas as primeiras reuniões da nova gestão.

Crédito Fotografia: Carlos Kogl

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →