Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Documentário sobre arquiteto Paulo Mendes da Rocha estreia em Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O documentário longa-metragem “Tudo É Projeto”, sobre a vida e a obra de um dos arquitetos mais respeitados do Brasil e do mundo, Paulo Mendes da Rocha, terá estreia dia 14 de dezembro em Porto Alegre, São Paulo, Brasília e Goiânia. Em Porto Alegre a exibição ocorrerá às 20 horas, na sala 8, do Espaço Itaú de Cinema Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 80), com patrocínio do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS).

O filme ganhou o prêmio do público de Melhor Documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Arquiteturas Film Festival de Lisboa. A partir do olhar e das entrevistas da filha, Joana Mendes da Rocha, que divide a direção do longa-metragem com Patricia Rubano, “Tudo É Projeto” apresenta as ideias e as opiniões, por vezes consideradas polêmicas, sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica do profissional de quase 90 anos de
idade.
 


Autor de obras no Brasil e no exterior, Paulo Mendes da Rocha coleciona medalhas, títulos e prêmios, dentre eles, o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. Para Paulo Mendes da Rocha, “uma cidade, antes de mais nada, é uma construção”. Confira o trailer oficial do documentário em https://vimeo.com/217190741.

Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 06/2013), o longa-metragem foi produzido com exclusividade para o Curta! pela Olé Produções com o apoio da Casa da Arquitectura de Portugal e coprodução da Opa! Além da exibição no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, “Tudo É Projeto” foi exibido em diversos festivais europeus: Archictecture Film Festival Rotterdam, Lund International Archictecture Film Festival, Milano Design Film Festival e Istanbul International Architecture and Urban Film Festival. No dia 15/12, em que é celebrado o “dia do arquiteto”, o filme estará em Havana, Cuba, no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano. Na TV, o documentário estreou com exclusividade no Curta! em novembro.

FICHA TECNICA
Direção: Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano
Roteiro: Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano e Selma Perez
Produção Executiva: Gal Buitoni e Luiz Ferraz
Montagem: Selma Perez
Direção de Fotografia: Pablo Hoffmann
Fotografia Adicional: Lito Mendes da Rocha, Marília Scharlach, Rodrigo Menck e Tomaz Viola
Coordenação de Produção: Lucas Gattaz
Trilha Sonora: Gustavo Garbato e Guilherme Garbato
Som direto: André Bellentani, Cassio Fabiano e Julio Abreu
Edição de som e mixagem: Garbato Bros
Design Gráfico: Nadezhda Mendes da Rocha
Finalização e pós-produção: Quanta Post
Produção: Olé Produções
Co-Produção: Opa!
Co-produção: Canal Curta!

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →