O arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Douglas Aguiar, está lançando o livro “Alma espacial – o corpo e o movimento na arquitetura “. O livro apresenta um conjunto de textos focando o tema da espacialidade e suas implicações na vida humana. A condição espacial tem sido em geral figurante secundário em nosso campo de estudo onde, tradicionalmente, a apreciação estética e técnico-construtiva predomina de longe sobre a apreciação, tanto de edifícios quanto de situações urbanas, como artefatos espaciais dotados de valores simbólicos e de utilização vindos do modo de fruição do(s) corpo(s) no espaço. Nessa linha o livro busca contribuir para que, tanto os iniciados quanto os não iniciados, venham a trilhar o rico caminho do entendimento do papel da espacialidade e, em conseqüência, do entendimento do que seja o próprio sentido da arquitetura como prática humana. O livro pode ser adquirido na Livraria Cultura ou na UFRGS Editora.

PLANO DIRETOR: “Precisamos de políticas públicas, programas sociais de habitação e qualificação dos espaços existentes, diz Clarice Oliveira, co-presidente do IAB RS
Cerca de 300 pessoas participaram na última semana da Conferência de Avaliação do Plano Diretor de Porto Alegre, com a votação de propostas que poderão compor o projeto de lei da revisão.