Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

EDITAL DMLU: MONUMENTOS EM PERIGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

POBRES MONUMENTOS DE PORTO ALEGRE – A comunidade dedicada às questões da conservação do patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre foi surpreendida favoravelmente, nos últimos dias, pelo Edital 06/2007 lançado pela Secretaria Municipal da Fazenda, relativo à licitação de serviços de limpeza de logradouros e monumentos públicos pelo DMLU, que pretende qualificar o espaço público da cidade. Examinando-se detidamente os termos do Edital, porém, o sentimento positivo logo dá lugar a uma franca e legítima preocupação, havendo motivos de sobra para temer pelo futuro de um amplo e variado acervo de arte pública da cidade, em que encontram-se obras de reconhecido valor artístico e histórico. O Edital peca pela falta de exigência de qualificação técnica por parte das empresas que venham a se habilitar para os referidos serviços: apesar de tratar-se de elementos patrimoniais, cujas diferentes formas, materiais e graus de conservação podem exigir a ação especializada e, inclusive, de equipes multidisciplinares, não se determina que as empresas apresentem um responsável técnico na forma da lei. Os serviços descritos no Edital, por outro lado, equiparam tecnicamente logradouros e monumentos, definindo os mesmos processos e materiais para limpeza de ambos: lavagem através de jatos de água de alta pressão, quente e fria, emprego de detergente neutro e removedores para tinta não especificados. Especialmente a abrasão representada pelos jatos de alta pressão é reprovada, por unanimidade, em qualquer instância seriamente dedicada à manutenção e recuperação de bens patrimoniais. Os removedores de tinta, por outro lado, podem fazê-la penetrar nas porosidades da pedra, tornando indeléveis as marcas, e podendo apressar a corrosão de metais. O emprego destes métodos vem sendo apontado, desde há muito tempo, junto à municipalidade, como responsáveis pela rápida deterioração de vários monumentos da cidade. Que dizer da pretensão de oficializá-los por cinco anos, prazo previsto para o contrato da empresa? É difícil crer que tal Edital tenha sido gerado pela mesma administração que, em sua estrutura, conta com diversos órgãos dedicados às questões culturais e patrimoniais, inclusive dando curso atual a projetos de restauro e requalificação de monumentos e espaços históricos. Ao não se integrar o saber gerado coletivamente, mais uma vez uma oportunidade de ouro estará sendo perdida. Perde a municipalidade e, principalmente, a memória da cidade de Porto Alegre, cristalizada em seus monumentos. Erigidos, na maior parte das vezes, pelo esforço coletivo de cidadãos conscientes da importância de seus gestos para o legado das futuras gerações. (Publicado em ZH, 11 de março de 2008)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →