Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

¿El ambiente de la arquitectura o la arquitectura del ambiente?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

La palabra ambiente tiene una acepción vulgar y otra académica. La primera, de uso habitual en el lenguaje coloquial, se refiere al entorno de cualquier actividad humana: el ambiente de los artistas, de los políticos, de los trabajadores, de los arquitectos… La segunda, apropiada en las últimas décadas por los defensores de un desarrollo más sustentable, es aún de oscura significación para la mayoría, pero va quedando claro que se refiere al conjunto de las interacciones sociales y naturales: el ambiente costero, el ambiente urbano, etc. Esta pequeña reflexión nos sirve para ubicar lo que creo es un grave problema de la profesión de arquitectos en la actualidad. Gran preocupación por lo que acontece en el ambiente de los arquitectos – sus sucesos, sus estrellas, su elite – y mucho menor respecto de la contribución de la arquitectura para el ambiente.
Cuando el 12 de Julio pasado tuve el honor de dar una conferencia en el IAB de Porto Alegre, hablé precisamente de la arquitectura del ambiente, como nuestro gran compromiso en el corto plazo. Y se me ocurrió un paralelismo con otras profesiones: el rol de los médicos es curar, el de los pintores es pintar, siempre poner su quehacer al servicio de algo externo de ellos mismos, ya sea la salud, la pintura o tantas otras cosas. ¿Por qué los arquitectos decimos: hacer arquitectura, con esa connotación tan clara de hacer un objeto?…
Si comenzamos a hablar de “arquitecturar”, trasladaremos nuestra función a dar arquitectura a trozos del ambiente, urbano o rural, privado o público, macro escala o micro escala, y así comenzará nuestra función a tener un mayor contenido socio-ambiental. Rubén Pesci
26 de julio de 2000

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →