ELEIÇÕES IAB-RS: Ata da Assembléia Geral Ordinária – Eleição Gestão Biênio 2006/2007

Aos 24 dias do mês de novembro de dois mil e cinco, na Sede do Instituto de Arquitetos do Brasil-Departamento do Rio Grande do Sul-IAB-RS, sito à rua General Canabarro 363, instalou-se a Assembléia Geral Ordinária tendo como Ordem do Dia as eleições para escolha do Conselho Diretor, Conselho Fiscal, Conselho Superior e Conselho Estadual, para a gestão do biênio 2006/2007. O Presidente do IAB-RS, Arq. José Albano Volkmer abriu os trabalhos às 9h00min, convidando para Presidente da Assembléia o Arq. Eduardo Martinez e para secretário o arq. Paulo Edi Rivero Martins. Estava presente a Comissão Eleitoral formada pelo arq. Ronaldo Kern Alvim – presidente, e pelas arquitetas Margareth V. Macchi Silva e Gladys Azevedo Neves da Silva, que informaram os procedimentos constantes no Regulamento Eleitoral. Foi instalada urna na Sede e urnas volantes na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Ritter dos Reis e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-RS. Também foram instaladas urnas nos Núcleos de Erechim, Santa Maria, Região das Hortênsias, Região Basalto, Rio Grande e Caxias do Sul. Recebidas as urnas volantes a votação foi encerrada às 21h00min, conforme estabelecido pelo Regulamento Eleitoral. As urnas foram examinadas e liberadas pela Comissão Eleitoral para escrutinação. A Comissão Eleitoral convidou para escrutinadores o Arq. Rafael Teixeira Neto Rodrigues e Olavo Paulo Bondan da secretaria do IAB-RS. Concluída a apuração obteve-se o seguinte resultado: Urna da sede
Nº votantes: 42
Votos válidos: 41
Votos brancos: 01 (p/Cons. Diretor e Cons. Superior)
Votos nulos: 00 Urna da UFRGS
Nº votantes: 22
Votos válidos: 21
Votos nulos: 01 Urna da Ritter dos Reis
Nº votantes: 17
Votos válidos: 16
Votos brancos: 01 (p/ Cons. Superior)
Votos nulos: 00 Urna da PUC/RS
Nº votantes: 08
Votos válidos: 07
Votos brancos: 01 (p/Cons. Diretor e Cons. Superior)
Votos nulos: 00 Apuração dos Núcleos Erechim:
Nº votantes: 11
Votos válidos: 10
Votos brancos: 01 (p/ Cons. Dir. e Cons. Sup.)
Votos nulos: 00 Região Basalto
Votos nulos: 00 –> Total de votantes: 143
Total de votos válidos: 138
Votos brancos: 04
Votos nulos: 01 Proclamados os resultados declarou-se vencedora a chapa “Mais Arquitetura!” assim constituída:

Presidente: Iran Fernando da Rosa
1° Vice-presidente: Carlos Alberto Sant´Anna
2° Vice-presidente: Andrea Soler Machado
3° Vice-presidente: Cristiano Viegas Centeno
Secretário Geral: Tiago Holzmann da Silva
1° Secretário: Cicero Alvarez
2° Secretário: Roberta Tremper Farias
Diretor Financeiro: Júlio Celso Vargas
1° Tesoureiro: Marcos Lamb
2° Tesoureiro: Rômulo Plentz Giralt Conselho Fiscal:
Adroaldo Xavier da Silva
Eliza Piccoli Ortiz
Nestor Ibrahim Nadruz
Marta Virginia G. Lompa
Também colaboraram com a mesa eleitoral os arquitetos Décio Rigatti (Sede), Elena Salvatori (UFRGS), Maria Izabel Milanez (Ritter dos Reis) e Cristiana Bersano (PUC).
Nada mais havendo a constar, lavrou-se a presente ata que vai assinada por mim, arq. Paulo Edi Rivero Martins – Secretário, arq. Eduardo Martinez – Presidente, pela Comissão Eleitoral e demais associados presentes.
Porto Alegre, 24 de novembro de 2005.
Arq. Eduardo Martinez
Arq. Paulo Edi Rivero Martins
Secretário
Arq. Ronaldo Kern Alvim
Presidente da Comissão Eleitoral
Arqª. Margareth V. Macchi Silva
Membro da Comissão Eleitoral
Arqª. Gladys Azevedo Neves da Silva
Membro da Comissão Eleitoral

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.