Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Encontro com Demetre Anastassakis: a arquitetura voltada para o social

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por ocasião do Dia Mundial da Arquitetura e do Habitat, comemorado no dia 6 de outubro, o IAB-RS trouxe a Porto Alegre o arquiteto Demetre Anastassakis, que tem percorrido diversas cidades do Brasil e exterior, para falar sobre habitação popular, especialmente para os estudantes de Arquitetura. Atualmente presidindo a Comissão de Política Urbana e Habitação do Conselho Superior do IAB, integrou o comitê preparatório à Conferência Nacional das Cidades, que deverá ocorrer no final deste mês, em Brasília. Na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Demetre participou de uma mesa-redonda com a presença do presidente da Comissão de Habitação da entidade, deputado Eduardo Vieira da Cunha; do vice-presidente Região Sul do IAB Nacional e secretário geral da FPAA arq. Danilo Landó; do presidente do IAB-RS, José Albano Volkmer; da Coordenadora do Centro pelo Direito à Moradia contra Despejos para as Américas, Letícia Marques Osório e dois representantes de moradores que foram despejados. A fala contundente de Eliane dos Santos, da Associação de Moradores Vitória da Conquista, que há quatro anos ocupa uma área irregular, sem água, esgoto e com luz precária, pertencente à Petrobras, foi a deixa perfeita para o discurso do urbanista. “Este governo se preocupa com tanta coisa e não liga para a habitação. Nossa luta é por uma moradia digna, não queremos nada de graça, porque estamos dispostos a pagar”, disse ela. Com um tom informal, Demetre afirmou que “o pobre só tem sua cidadania e faz questão de pagar suas contas”; no mesmo dia em que o presidente Lula declarava à imprensa, que “o único patrimônio que o pobre tem é seu nome” e que por este motivo, é digno de crédito. A uma platéia, o arquiteto expôs números e que na sua opinião, o governo federal parece comprometido com o problema da habitação popular e que os 5 milhões de empregos prometidos por Lula sairiam da construção civil. “A tragédia é que não temos como tocar tudo isto, sem a qualificação da nação – bancários, arquitetos e engenheiros – para trabalhar com este mercado interno”. “Não podemos fingir que o assentamento feito pelos populares é um bom assentamento. Ele deve ser feito por profissionais que gerem os espaços. Temos que planejar a ocupação dos vazios”. A seguir, mencionou a luta dos arquitetos e urbanistas por um conselho próprio, um dos tópicos do bate-papo que teve mais tarde, na sede do IAB-RS, com colegas de categoria. Tendo presidido o IAB-RS no início da década de 90, ele revelou que vai concorrer à presidência nacional do IAB. Veja a entrevista concedida por Demetre Anastassakis ao IAB-RS, na seção Entrevistas (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index9c73.html?art=266) .

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →