Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Encontro com Demetre Anastassakis: a arquitetura voltada para o social

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por ocasião do Dia Mundial da Arquitetura e do Habitat, comemorado no dia 6 de outubro, o IAB-RS trouxe a Porto Alegre o arquiteto Demetre Anastassakis, que tem percorrido diversas cidades do Brasil e exterior, para falar sobre habitação popular, especialmente para os estudantes de Arquitetura. Atualmente presidindo a Comissão de Política Urbana e Habitação do Conselho Superior do IAB, integrou o comitê preparatório à Conferência Nacional das Cidades, que deverá ocorrer no final deste mês, em Brasília. Na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Demetre participou de uma mesa-redonda com a presença do presidente da Comissão de Habitação da entidade, deputado Eduardo Vieira da Cunha; do vice-presidente Região Sul do IAB Nacional e secretário geral da FPAA arq. Danilo Landó; do presidente do IAB-RS, José Albano Volkmer; da Coordenadora do Centro pelo Direito à Moradia contra Despejos para as Américas, Letícia Marques Osório e dois representantes de moradores que foram despejados. A fala contundente de Eliane dos Santos, da Associação de Moradores Vitória da Conquista, que há quatro anos ocupa uma área irregular, sem água, esgoto e com luz precária, pertencente à Petrobras, foi a deixa perfeita para o discurso do urbanista. “Este governo se preocupa com tanta coisa e não liga para a habitação. Nossa luta é por uma moradia digna, não queremos nada de graça, porque estamos dispostos a pagar”, disse ela. Com um tom informal, Demetre afirmou que “o pobre só tem sua cidadania e faz questão de pagar suas contas”; no mesmo dia em que o presidente Lula declarava à imprensa, que “o único patrimônio que o pobre tem é seu nome” e que por este motivo, é digno de crédito. A uma platéia, o arquiteto expôs números e que na sua opinião, o governo federal parece comprometido com o problema da habitação popular e que os 5 milhões de empregos prometidos por Lula sairiam da construção civil. “A tragédia é que não temos como tocar tudo isto, sem a qualificação da nação – bancários, arquitetos e engenheiros – para trabalhar com este mercado interno”. “Não podemos fingir que o assentamento feito pelos populares é um bom assentamento. Ele deve ser feito por profissionais que gerem os espaços. Temos que planejar a ocupação dos vazios”. A seguir, mencionou a luta dos arquitetos e urbanistas por um conselho próprio, um dos tópicos do bate-papo que teve mais tarde, na sede do IAB-RS, com colegas de categoria. Tendo presidido o IAB-RS no início da década de 90, ele revelou que vai concorrer à presidência nacional do IAB. Veja a entrevista concedida por Demetre Anastassakis ao IAB-RS, na seção Entrevistas (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index9c73.html?art=266) .

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →