Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Encontro de Arquitetos em Rio Grande

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A proposta é discutir a implantação de uma Política de Interiorização para o IAB e o fortalecimento da atuação do Conselho Estadual, que são prioridades traçadas pela Diretoria do Instituto na Gestão 2011-2013.

O Núcleo IAB da cidade de Rio Grande é o mais antigo do Estado e completou seus 14 anos de existência neste ano. Entre as atividades previstas estão cursos de qualificação em vertentes específicas e exposições itinerantes de resultados de concursos coordenados pelo IAB.

Segundo Letícia Carneiro Estima, presidente do núcleo, o Instituto tem assumido um importante espaço na cidade de Rio Grande. “O IAB aos poucos e com persistência tem tornado mais conhecida a profissão e as atribuições dos arquitetos”, coloca. Parte desta conquista é a organização de eventos anuais como o Prêmio Memória da Arquitetura no Dia do Patrimônio, 17/08; a audiência pública na Câmara Municipal no Dia Mundial do Urbanismo, 8/12 e a programação dos espaços da Festa do Mar.

Além de sediar a próxima reunião do Conselho Estadual do IAB , no dia 31 de março de 2012, o IAB Rio Grande ainda pretende para este ano participar mais ativamente das decisões que envolvem a cidade, marcando presença em jornais da região e promovendo reuniões mensais do núcleo.

Reunião do Conselho Estadual:

A Caravana do IAB-RS para a Reunião do Conselho tem saída prevista para sexta-feira, 30/03, às 18h, da frente do Theatro São Pedro. A programação está aberta à participação de todos os interessados e será a seguinte:

Dia 30/03 – 18h – Saída para Rio Grande
Dia 31/03 – 10h – Reunião do CoEs na Câmara do Comércio
Dia 31/03 – 16h – Passeio de barco
Dia 31/03 – 21h – Janta de Confraternização
Dia 01/04 – 10h – Visita guiada na área central
Dia 01/04 – 15h – Retorno a Porto Alegre

Durante este período, os arquitetos poderão visitar também a Festa do Mar. Confira a programação em: http://www.festadomar.com.br/

CALENDÁRIO DAS REUNIÕES DO CONSELHO ESTADUAL

Calendário para as reuniões do CoEs – Conselho Estadual do IAB RS, no ano de 2012:

* Reunião 065ª, dia 21 de janeiro; realizada em Porto Alegre, reunião de instalação do Conselho para o biênio 2012/2013, com a presença de 35 arquitetos conselheiros.
* Reunião 066ª, dia 03 de março; realizada em Porto Alegre.
* Reunião 067ª, dia 31 de março; em Rio Grande.
* Reunião 068ª, dia 26 de maio; em Caxias do Sul.
* Reunião 069ª, dia 21 de julho; em Porto Alegre.
* Reunião 070ª, dia 1º de setembro; a confirmar o local.
* Reunião 071ª, dia 20 de outubro; em Porto Alegre.
* Reunião 071ª, dia 08 de dezembro; durante a semana da arquitetura em Porto Alegre.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →