Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Engenheiro José Luiz Canal revela sua trajetória

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Cerca de 100 pessoas prestigiaram na noite da última quarta-feira, dia 15/08, a palestra de um dos engenheiros mais renomados do Brasil. No evento realizado no Solar do IAB-RS José Luis Canal ministrou a palestra “Construindo com arquitetos” apresentando sua brilhante trajetória profissional ao lado de grandes nomes da arquitetura mundial.

A vasta experiência em ambas as áreas, foi evidenciada por Canal ao detalhar projetos como a construção do Instituto Moreira Salles e o Centro Cultural da Luz, em São Paulo; o Museu de Arte e o Museu Imagem e do Som no Rio de Janeiro, além da obra da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre, que para ele foi uma das principais na sua carreira.

“É importante ressaltar o caráter de obra-escola da construção do Iberê”, apontou o engenheiro que também é professor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Ele contou que no projeto foram utilizados materiais como mármores importados da Grécia e o concreto branco, embora nunca tivesse encarado a empreitada de usar este em toda a parte externa de uma construção. “É um branco ligeiramente acinzentado, com nuances que o tempo e o clima vão se encarregar de aumentar”, explicou Canal.

O engenheiro também contou que o contato entre arquiteto, engenheiro, estudantes e comunidade foi responsável também por aguçar o diálogo entre projetores e executores da obra: “terminamos todos amigos, o que é muito difícil na construção de algo como um museu, isso já prova o êxito desse espaço”, ressaltou Canal, que avalia o Iberê como uma das obras de maior importância na sua carreira.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →