Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Entrevista com Cesar Dorfman e Roberto Py

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Cesar Dorfman é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também foi professor até 2010. Foi fundador do Sindicato de Arquitetos no Estado do RS (Saergs) e participante das duas primeiras diretorias. É membro do COSU, IAB. Profissional liberal, focado em Projetos de Edificações, é nacionalmente reconhecido pelos diversos prêmios que recebeu em Concursos Públicos de Arquitetura.

Roberto Py é formado pela Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, com pós graduação em Engenharia de Trânsito. Foi conselheiro no Confea e vice-presidente da entidade durante três anos. Também é membro atuante da ABEA, do IAB e do Saergs. O foco de seu trabalho é voltado para Projetos de Edificações, Urbanismo e Planejamento Urbano, atuando como professor na Ufrgs e também na Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Três perguntas para Cesar Dorfman, candidato a Conselheiro Federal do CAU, pela Chapa 3

1) Por que é importante o Conselho de Arquitetos e Urbanistas (CAU) do Brasil neste momento em que o CAU está sendo implantado?
A importância da criação de um Conselho só de arquitetos pode ser medida pelo esforço empreendido por mais de 50 anos para que isso se tornasse realidade. Neste tempo em que os arquitetos estiveram submetidos a um Conselho que abrange mais de 300 profissões, e que por isto não pode atendê-las adequadamente, deixou-se de estabelecer políticas no campo da Arquitetura e do Urbanismo vitais para um país que deseja evoluir.

2) Como o CAU poderá contribuir para melhorar a vida profissional dos arquitetos?
A criação de um Conselho exclusivo vai permitir aos arquitetos, por meio de entidade pública e com poder, trabalhar no sentido do aperfeiçoamento da profissão e de uma melhor relação com o mercado de trabalho. É necessário e urgente que se estabeleçam critérios justos de remuneração ao nosso trabalho e que, em consequência, possam ser cobradas eficiência e qualidade. A obrigatoriedade de pagamento de Salário Mínimo Profissional nas instâncias pública e privada assim como, a exemplo dos corretores de imóveis, o uso de Tabela de Honorários são metas a serem buscadas. A criação de uma máquina administrativa enxuta e eficiente deve resultar em sobra financeira a ser usada no implemento de políticas de valorização profissional e qualificação da Arquitetura Brasileira. Não pode também ficar fora de nossa atuação a luta pelo direito de toda população à moradia e ao uso da arquitetura.

3) O CAU poderá atuar na formação dos profissionais? Como?
Embora não seja atribuição precípua do CAU, não só é possível como obrigatório que sejam tomadas posições com vistas a melhora do ensino profissional. Isso pode ser feito indiretamente por meio de atuação junto ao Ministério de Educação, que tem tradição de abertura em relação às contribuições advindas de entidades representativas.

Três perguntas para Roberto Py, candidato a Conselheiro Estadual do CAU-RS, pela Chapa 3

1) Com sua experiência como conselheiro do Confea e ex-diretor da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, como vê a estruturação do CAU-RS a partir, praticamente, do nada?
Pela minha vivência profissional em múltiplas funções entendo, com muita certeza, que inúmeras situações se iniciam do nada e daí evoluem para situações extremamente apropriadas. Nossa realidade é, para mim, bem mais favorável! Considero que, tanto para o caso de nosso Conselho Federal (CAU BR) como para os Conselhos nos Estados, e aí se inclui o CAU RS, não começaremos do nada, do zero. Na realidade iniciaremos com um bom aporte de recursos financeiros e, o que é mais importante, com a experiência de muitos colegas de ativa presença profissional e/ou de participação nos Crea’s, e que por isso mesmo compreendem as principais funções destas autarquias profissionais. Sem dúvida, saberemos adequar os nosso Conselho de Arquitetura e Urbanismo aos princípios e aspirações que levaram nossa categoria a lutar, por tanto tempo e com tanta insistência, por um conselho próprio. Tenho, portanto, a convicção de que teremos todas as condições para implementar um conselho profissional que seja inovador, estimulador da qualificação do exercício profissional e fator essencial para, com as instituições de ensino superior, contribuir de modo decisivo e muito pró-ativo para a melhoria da educação do arquiteto e urbanista .

2) A fiscalização do exercício profissional necessita ser feita nos moldes do Crea? Há um modo mais econômico e mais eficiente?
No que se refere à fiscalização do exercício profissional bem como às condições em que ocorre o ensino de Arquitetura e Urbanismo, nossa meta é a implantação de um processo realizado por profissionais arquitetos e urbanistas e que tenha, eminentemente, um caráter preventivo e educador. Esta fiscalização deverá se pautar por uma ação que consiga estar o mais próxima possível tanto dos profissionais como dos poderes públicos e das instituições de ensino. Desse modo, as atividades de fiscalização deverão se constituir efetivamente em complemento para todos os protagonistas do exercício e da promoção de nossa profissão.

3) Há perigo de acontecer um apagão na função cartorial do conselho na transição dos arquitetos para o CAU?
Existe, de modo muito claro e objetivo em nossa Lei, a previsão da transferência de todos os documentos e processos relativos à nossa profissão, dos Crea’s para os CAU’s estaduais. O recebimento de todo esse material, em condições adequadas e no tempo que a Lei define, é uma primeira e importante condição para que não ocorra algo como o que está sendo denominado um “apagão na função cartorial”. A base para que essas questões tenham forte possibilidade de ocorrerem dentro de uma normalidade e sem sobressaltos é a compreensão que todos, nos Crea’s e nos CAU’s, teremos que ter. O que está realmente acontecendo é um desmembramento de uma enorme autarquia multiprofissional, para dar origem a um Conselho de Arquitetura e Urbanismo, novo e com características próprias. Se todos os agentes dessa alteração estiverem conscientes de suas responsabilidades, este “apagão” certamente não ocorrerá.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →