Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Estudantes de Arquitetura no XVII CBA: conquistando espaços

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA) é historicamente, o espaço maior de relacionamento, mobilização e deliberação de propostas entre os profissionais do país. Há muito se estabeleceu como momento de intercâmbio entre profissionais e estudantes. Os diferentes períodos da vida política no país refletiram nas formas de organização de ambos e, por extensão, na sua relação durante os congressos. Em 1976, em São Paulo, mais de cinco mil pessoas participaram do 8° CBA. O último congresso fora realizado em 69, época em que o IAB abrigava diversos movimentos que viviam na clandestinidade. Uma lacuna decorrente da repressão da Ditadura Militar. A partir de 72, os estudantes se reorganizam institucionalmente em nível nacional, fundando a Executiva Nacional dos Estudantes de Arquitetura (ENEA), entidade ligada à UNE. Após quatro anos de espera, realizam seu segundo encontro nacional, em São Paulo, antecedendo o congresso dos arquitetos. A relação entre acadêmicos e profissionais durante o CBA São Paulo seria marcado pela tensão, iniciada no primeiro dia, quando os estudantes reivindicaram seu direito de decisão junto aos grupos de trabalho. A plenária final ocorreu sob protestos dos estudantes, exigindo seu suposto direito a voto.
A abertura ao processo democrático no país é marcada pela criação de novas entidades representativas dos profissionais, assim como por uma maior articulação do movimento estudantil. Desde 76, os estudantes organizam anualmente os encontros nacionais, enquanto os CBA´s são realizados a cada três anos. Ambos os movimentos conquistam mais e maiores espaços de debate e deliberação. A ENEA ganha autonomia em relação à UNE, fundando-se em 1990, a então Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura (FENEA).
No outono de 2003, a 17ª edição do Congresso Brasileiro, realizada no Rio de Janeiro, reuniu cerca de cinco mil participantes debatendo: “Arquitetura face à globalização”. A presença de mais de 2,5 mil estudantes respaldou a representação da FENEA como seu representante. A Federação conquistou espaços junto à organização do evento, apresentando seus projetos, discutindo e encaminhando propostas junto aos arquitetos.
A participação no Congresso iniciou-se ainda antes do seu início. Através do Centro Acadêmico Livre de AU-UFRJ, os estudantes cariocas organizaram um acampamento próximo ao local do evento. Um sistema de transporte direto foi articulado pelo IAB/RJ, junto à Prefeitura do Rio. Foram realizadas, durante o CBA, duas mesas sobre Escritórios Modelo, projeto de extensão estudantil. A FENEA esteve representada ainda nas mesas de abertura e encerramento do evento. Debateu a regulamentação da profissão, apoiando o Projeto de Lei, e seu encaminhamento imediato ao Congresso Nacional. Foi destacado apenas um ponto do documento, referente à representação das escolas de arquitetura.
As divergências foram manifestadas pela moção proposta pela FENEA, sobre o reconhecimento, pelo CBA, dos Escritórios Modelo. Positivamente as diferenças não geraram uma inversão nas relações, sendo preservado o ambiente de diálogo e as diferentes identidades. Rafael dos Passos
Acadêmico da UFRGS
Diretor Geral da FENEA

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →