Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Exposição no Moma de Nova York mostra função social da arquitetura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) pretende mostrar ao público norte-americano que a arquitetura contemporânea é uma ferramenta de transformação social. Esse é o objetivo da exposição “Pequena Escala, Grande Mudança: Nova Arquitetura de Participação Social”, aberta no dia 02 de outubro com 11 grandes projetos mundiais de arquitetura e urbanismo que estão melhorando as condições sociais de comunidades pobres.

Situados em países tão diversos como França, Brasil, Chile, EUA, Burkina Faso, África do Sul, Líbano, Venezuela ou Bangladesh, todos os projetos são realizados com a colaboração dos habitantes dessas comunidades e apontam para a tendência de os projetos de habitação social incluirem em seu desenho soluções integradas de desenho urbano.

Esse é o caso do projeto brasileiro que faz parte da exposição, do arquiteto argentino Jorge Mario Jáuregui, que tem escritório no Rio de Janeiro. O plano Metrópolis Projetos Urbanos, criado em 2005 e ainda em andamento, consiste na recuperação de dez favelas em Manguinhos (foto), na capital fluminense, a partir da construção de moradias e da criação de um parque público linear.

A exposição fica em cartaz até o dia 03 de janeiro de 2011. Veja o site, em inglês: www.moma.org

Fonte: Arcoweb

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias