Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Exposições de Artes Visuais seguem até 30 de novembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na quarta-feira (24/10), a partir das 19 horas, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) abre quatro exposições de artes visuais selecionadas no edital 2018. Participam da mostra artistas gaúchos que apresentam trabalhos individuais e coletivos. A visitação é gratuita e permanece até o dia 30 de novembro de 2018, das 13h30 às 18h00, de segunda à sexta-feira, na Galeria do IAB RS, na Rua General Canabarro 363, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Saiba mais sobre a mostra e seus artistas:

ENTRE DOIS
Caroline Veilson

Nessa série de gravuras, Caroline Veilson trabalha com objetos do seu convívio diário, a fim de ressignificá-los através da gravura. São os rastros, a memória do utensílio, que se fundem em um resultado estético e experimental. Ela apresenta alguns resultados da sua pesquisa em gravura, envolvendo a técnica da litografia waterless, feita com matrizes reaproveitadas de placas offset, e também a manufatura do papel como suporte para as imagens.


(Imagem: obra de Luci Sgorla)


QUAL ARTE É LIVRE?
Grupo Insubmissões: Adela Bálsamo Armando, Ana Rocha, Anderson Neves, Fátima Pinto, Leonardo Loureiro, Louise Soares, Lucca Curtolo, Luci Sgorla, Paula Ruszkowski, Roberta Agostini, Sandro Belloríni, Soraya Girotto, Taila Idzi.

A exposição coletiva do grupo Insubmissões é uma metamorfose colocando que toda pergunta merece resposta. Com pluralidade, o grupo se expressa como se raízes surgissem brotando da parede ao encontro de todos, abraçando-os, respeitando cada um, envolvendo-os com a aura que só a arte promove. A arte é livre quando? Quando ganha um sim ou não? Quando transcende? Quando é óbvia? Quando causa polêmica ou é indiferente? Quando transforma? A urna tem a resposta exata ou é apenas uma orientação para onde devemos ir? O Insubmissões tem por característica trabalhar com encontros, possibilidades, investigações, potências, tensões, identidades, diálogos, rupturas, relações, curiosidades e liberdade. Esse grupo é livre? Tudo provém de uma urna? Insubmissões responderá.

SÓLIDO
Antonio Mainieri
(Curadoria Caroline Hädrich)

A  obra evidencia o resultado do processo de verticalização do centro da capital gaúcha que se mostra visível em seus espaços com características residuais, de uso indefinido. Jogos de fachadas compostas por grandes paredes cegas e antigas construções, que aguardam arranha-céus vizinhos que nunca foram e talvez nunca serão construídos, restam como duros planos chapados, carregados de manchas do tempo. Através de imagens que podem ser identificadas como “anti-postais”, Antonio Mainieri desvenda o reverso invisível do cotidiano das cidades quase secretas contidas nas entranhas do bairro.


CORPO VAZADO
Ricardo Aguiar

O trabalho do escultor Ricardo Aguiar em exposição na Galeria do IAB RS demonstra a busca do artista em aprofundar-se nas possibilidades que a pedra permite, através da sua percepção como ser sensível. Aguiar reforça que a expressão artística depende de uma sinceridade profunda, e ao interferir na estrutura busca o lado de fora que pode existir internamente.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →

Cerimônia do Prêmio José Albano Volkmer será dia 19/11 no Theatro São Pedro

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove no sábado (19/11) a cerimônia de entrega do Prêmio José Albano Volkmer, a partir das 19 horas, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Este ano, o evento que revela o grande vencedor fará parte da programação da Trienal da Arquitetura, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), patrocinador do prêmio.

Leia Mais →