Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Gaúchos são os grandes premiados do Concurso Público Nacional de Arquitetura – Uma Escola para Guiné-Bissau

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Distrito Federal (IAB/DF) anunciou no final de outubro o resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura – Uma Escola para Guiné-Bissau.

O projeto vencedor é de autoria dos arquitetos Bruno Giugliani, Cintia Gusson Etges e Karen Bammann, de Porto Alegre – RS.

O segundo lugar também ficou para o Estado com o trabalho de autoria de Rochelle Rizzotto Castro, Luciano Rocha de Andrades e Silvio Lagranha Machado – Studio Paralelo – RS. A gaúcha Letícia Pezzin Fiebig recebeu menção honrosa.

Foram submetidos 83 projetos, todos enviados em meio eletrônico. O julgamento, também realizado em meio eletrônico, durou 09 dias (20 a 28 de outubro) e teve como membros da Comissão Julgadora os seguintes profissionais: os arquitetos brasileiros Alvaro Puntoni, Francisco de Paiva Fanucci, Jaime Gonçalves Almeida , Marcelo Morettin e Sylvio de Podestá; o arquiteto colombiano Daniel Bonilla e o arquiteto paraguaio Solano Benitez.

O concurso foi coordenado pelos arquitetos Fabiano Sobreira e Thiago Andrade, com a colaboração do arquiteto Paulo Beto.

O vencedor será contratado pelo IAB/DF até 30/11/2010 para desenvolver o projeto executivo e os complementares, que deverão ser concluídos até o final de janeiro de 2011.

A primeira visita técnica da equipe responsável pelo projeto a Guiné-Bissau deverá ocorrer ainda no mês de novembro.

A escola será construída em sistema de mutirão com a participação da Comunidade de São Paulo, em Bissau, no primeiro semestre de 2011. A Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, é responsável pelo Projeto de Cooperação que viabilizará a obtenção dos recursos para a construção e o funcionamento da escola.

Para mais informações e para acompanhar o andamento do Projeto de Cooperação, acesse a página oficial do Concurso http://www.iabdf.org.br/concursoguinebissau/resultado.php (http://www.iabdf.org.br/concursoguinebissau/resultado.php) .

Confira abaixo os projetos premiados e menções.

1º lugar Autores: Bruno Giugliani, Cintia Gusson Etges e Karen Bammann – RS

2º lugar Autores: Rochelle Rizzotto Castro, Luciano Rocha de Andrades e Silvio Lagranha Machado – Studio Paralelo – RS

3º lugar Autores: Pedro Amin Tavares, Bernardo Richter, Fernando Caldeira de Lacerda – Arquea Arquitetos – PR

Menção Honrosa (em ordem de classificação)

Autores: Mirelle Papaleo Koelzer, Vitor de Luca Zanatta e Adriano Soares de Assis Filho – SC

Autor: Eduardo Pereira Gurian, Bruno Salvador, Carlos Augusto Ferrata, Cesar Shundi Iwamizu – SP

Autores: Cássio de Lucena Carvalho, Edmar Ferreira Junior, Vinícius Martins Ávila – MG

Autor: Liege Maria Abbehusen Couto – BA

Autor: Yuri Vital – SP

Autores: André Yamguishi Ciampi, Leonardo Daguano, Luis Claudio Marques Dias, Marcelo Mangeti, Sérgio Salles – SP

Autores: Maira Rios, Felipe Noto, Paulo Emilio Ferrreira – SP

Autor: Letícia Pezzin Fiebig – RS

Fonte: Portal concursosdeprojetos.org

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →