Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Gilson Paranhos em palestra na Quarta do IAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu na noite de 13 de junho, às 19h30min, a palestra "A Experiência de Assistência Técnica da CODHAB DF", ministrada pelo Arquiteto e Urbanista Gilson Paranhos, Diretor-Presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF). Paranhos faz parte do grupo que liderou a luta pela criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – ele presidia o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) na época da criação do CAU.  Na gestão fundadora do CAU/BR (2011/2014) exerceu os cargos de assessor especial da Presidência e assessor de relações institucionais e parlamentares do CAU/BR.

Na Quarta do IAB o arquiteto falou sobre os direitos das famílias de baixa renda, asseguradas pela lei federal nº 11.888/2008, que têm direito à assistência técnica pública e gratuitade profissionais de arquitetura, urbanismo e engenharia para o projeto e a construção ou reforma de habitação de interesse social e o espaço urbano onde se insere. "O objetivo fundamental é promover dignidade e qualidade à casa e ao espaço público, melhorando o déficit habitacional qualitativo e garantindo aspectos como salubridade, acessibilidade, sustentabilidade e segurança", destacou Paranhos.

"Em 2017, por exemplo, entregamos 60 apartamentos do Residencial Marina Matos, em Samambaia. Com a ação somamos no ano passado 11.054 unidades habitacionais entregues pelo Morar Bem, do programa Habita Brasília", informou. Ele também relatou que no início deste mês de junho de 2018 os moradores da Vila Tecnológica, no Setor Habitacional Lúcio Costa (Guará), foram contemplados no programa de regularização fundiária do governo de Brasília, recebendo 103 escrituras.
 

Que encontro!??Clóvis Ilgenfritz e Gilson Paranhos! Duas autoridades quando o assunto é assistência técnica e habitação social!
Que encontro! Clóvis Ilgenfritz e Gilson Paranhos:
Duas autoridades quando o assunto é assistência técnica e habitação social!

Pioneira na prática imersiva no Brasil, desde abril de 2015, a CODHAB-DF, enquanto entidade do poder público, implementa esta Lei de Assistência Técnica por meio de 10 escritórios de arquitetura e urbanismo dispersos pelo território do Distrito Federal, localizados nas comunidades mais pobres e com maior problemática fundiária de Brasília.

Para proporcionar mais qualidade e eficiência no atendimento ao público, Paranhos contou que a CODHAB está fazendo a substituição da estrutura dos postos de assistência por contêineres móveis. O primeiro foi o posto do Pôr do Sol, em Ceilândia e a previsão é que até outubro a instalação das outras unidades sejam concluídas.

Ele informou ainda que as equipes do Postos Avançados da CODHAB-DF trabalham diariamente oferecendo soluções técnicas para os problemas urbanos e de arquitetura, facilitando o atendimento à população e promovendo métodos participativos e democráticos para a gestão territorial. "Cotidianamente, são recebidas demandas comunitárias e realizados atendimentos, promovendo informação e transparência", complementou Paranhos.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →