Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Gilson Paranhos em palestra na Quarta do IAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu na noite de 13 de junho, às 19h30min, a palestra "A Experiência de Assistência Técnica da CODHAB DF", ministrada pelo Arquiteto e Urbanista Gilson Paranhos, Diretor-Presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF). Paranhos faz parte do grupo que liderou a luta pela criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – ele presidia o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) na época da criação do CAU.  Na gestão fundadora do CAU/BR (2011/2014) exerceu os cargos de assessor especial da Presidência e assessor de relações institucionais e parlamentares do CAU/BR.

Na Quarta do IAB o arquiteto falou sobre os direitos das famílias de baixa renda, asseguradas pela lei federal nº 11.888/2008, que têm direito à assistência técnica pública e gratuitade profissionais de arquitetura, urbanismo e engenharia para o projeto e a construção ou reforma de habitação de interesse social e o espaço urbano onde se insere. "O objetivo fundamental é promover dignidade e qualidade à casa e ao espaço público, melhorando o déficit habitacional qualitativo e garantindo aspectos como salubridade, acessibilidade, sustentabilidade e segurança", destacou Paranhos.

"Em 2017, por exemplo, entregamos 60 apartamentos do Residencial Marina Matos, em Samambaia. Com a ação somamos no ano passado 11.054 unidades habitacionais entregues pelo Morar Bem, do programa Habita Brasília", informou. Ele também relatou que no início deste mês de junho de 2018 os moradores da Vila Tecnológica, no Setor Habitacional Lúcio Costa (Guará), foram contemplados no programa de regularização fundiária do governo de Brasília, recebendo 103 escrituras.
 

Que encontro!??Clóvis Ilgenfritz e Gilson Paranhos! Duas autoridades quando o assunto é assistência técnica e habitação social!
Que encontro! Clóvis Ilgenfritz e Gilson Paranhos:
Duas autoridades quando o assunto é assistência técnica e habitação social!

Pioneira na prática imersiva no Brasil, desde abril de 2015, a CODHAB-DF, enquanto entidade do poder público, implementa esta Lei de Assistência Técnica por meio de 10 escritórios de arquitetura e urbanismo dispersos pelo território do Distrito Federal, localizados nas comunidades mais pobres e com maior problemática fundiária de Brasília.

Para proporcionar mais qualidade e eficiência no atendimento ao público, Paranhos contou que a CODHAB está fazendo a substituição da estrutura dos postos de assistência por contêineres móveis. O primeiro foi o posto do Pôr do Sol, em Ceilândia e a previsão é que até outubro a instalação das outras unidades sejam concluídas.

Ele informou ainda que as equipes do Postos Avançados da CODHAB-DF trabalham diariamente oferecendo soluções técnicas para os problemas urbanos e de arquitetura, facilitando o atendimento à população e promovendo métodos participativos e democráticos para a gestão territorial. "Cotidianamente, são recebidas demandas comunitárias e realizados atendimentos, promovendo informação e transparência", complementou Paranhos.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →