Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Guia Cerâmica Sul é ferramenta a arquitetos e construtores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Arquitetos, revendedores de material de construção e consumidores finais já podem contar com uma importante ferramenta na hora de escolher componentes de cerâmica vermelha para a obra. Lançado pela Pólo Produções, empresa que edita os jornais Pólo Cerâmico e Cerâmica Estrutural, o Guia Cerâmica Sul centraliza, em 92 páginas, opções de telhas, blocos, elementos vazados, elementos para lajes, pisos e revestimentos coloniais e peças especiais, fornecendo nome, endereço e contato das empresas produtoras de cada item. Divulgar a alvenaria estrutural e as vantagens de sua utilização, facilitar a vida de quem está construindo e também dos profissionais que atuam na área e aproximar ceramistas do seu público alvo, alavancando o mercado das empresas anunciantes, estão entre as principais propostas do Guia, o primeiro de uma série que trará ainda o Guia Cerâmica Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Segundo o diretor da Pólo Produções, Jorge Luiz Francisco, a proposta do material é servir como fonte constante de consulta tanto a arquitetos e engenheiros, quanto a proprietários de lojas de material de construção, tornando prática a procura pelos itens de cerâmica vermelha. Somente do Sul são 86 cerâmicas anunciando no Guia. Além de artigos técnicos sobre as características dos materiais apresentados, nos espaços dedicados às peças cerâmicas os leitores encontram fotografias de cada um dos itens produzidos pelas empresas anunciantes. Entre os artigos apresentados no Guia figuram: “PBQP-H – uma conquista do consumidor brasileiro”, pelo presidente do Centro Cerâmico do Brasil, José Octávio Armani Paschoal; “Telhas arquitetônicas – o arquiteto e as marcas”, pelo consultor e engenheiro químico Edgar Más; “Blocos cerâmicos para alvenaria”, pelo professor Odilon Pancaro Cavalheiro, coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Alvenaria Estrutural da Universidade Federal de Santa Maria (RS); e “Isolamento térmico e acústico de componentes da edificação”, pelo professor Miguel Aloysio Sattler, engenheiro civil e PhD em Tecnologia da Arquitetura.
O Guia Cerâmica Sul, que começou a ser distribuído no dia 27 de outubro, é resultado de um planejamento iniciado há dois anos. A publicação irá circular em todos os núcleos municipais e estaduais de Sinduscons e IABs e será encaminhada ainda a arquitetos, engenheiros, construtoras e lojas de material de construção selecionadas pela Pólo Produções. Os interessados em adquirir o Guia podem entrar em contato pelo e-mail anuário@poloceramico.com.br, ou pelo telefone 0 (**48) 437-3070.
O guia cerâmica Sudeste já está sendo elaborado e deverá ser lançado no início do ano que vem, trazendo as principais empresas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, com as especificações de cada um dos produtos das mesmas. As cerâmicas interessadas em participar já podem garantir o espaço com a equipe comercial da Pólo Produções. Segundo Jorge Luiz Francisco, não apenas empresas localizadas no Sudeste, mas todas as que têm interesse no mercado dessa região podem participar da publicação. “Muitas cerâmicas que anunciaram no Guia Cerâmica Sul, por exemplo, deverão entrar no Guia Cerâmica Sudeste, por contarem, também, com mercado nessa região”, finaliza Francisco.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →

Outras Notícias

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →