Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Guia Cerâmica Sul é ferramenta a arquitetos e construtores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Arquitetos, revendedores de material de construção e consumidores finais já podem contar com uma importante ferramenta na hora de escolher componentes de cerâmica vermelha para a obra. Lançado pela Pólo Produções, empresa que edita os jornais Pólo Cerâmico e Cerâmica Estrutural, o Guia Cerâmica Sul centraliza, em 92 páginas, opções de telhas, blocos, elementos vazados, elementos para lajes, pisos e revestimentos coloniais e peças especiais, fornecendo nome, endereço e contato das empresas produtoras de cada item. Divulgar a alvenaria estrutural e as vantagens de sua utilização, facilitar a vida de quem está construindo e também dos profissionais que atuam na área e aproximar ceramistas do seu público alvo, alavancando o mercado das empresas anunciantes, estão entre as principais propostas do Guia, o primeiro de uma série que trará ainda o Guia Cerâmica Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Segundo o diretor da Pólo Produções, Jorge Luiz Francisco, a proposta do material é servir como fonte constante de consulta tanto a arquitetos e engenheiros, quanto a proprietários de lojas de material de construção, tornando prática a procura pelos itens de cerâmica vermelha. Somente do Sul são 86 cerâmicas anunciando no Guia. Além de artigos técnicos sobre as características dos materiais apresentados, nos espaços dedicados às peças cerâmicas os leitores encontram fotografias de cada um dos itens produzidos pelas empresas anunciantes. Entre os artigos apresentados no Guia figuram: “PBQP-H – uma conquista do consumidor brasileiro”, pelo presidente do Centro Cerâmico do Brasil, José Octávio Armani Paschoal; “Telhas arquitetônicas – o arquiteto e as marcas”, pelo consultor e engenheiro químico Edgar Más; “Blocos cerâmicos para alvenaria”, pelo professor Odilon Pancaro Cavalheiro, coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Alvenaria Estrutural da Universidade Federal de Santa Maria (RS); e “Isolamento térmico e acústico de componentes da edificação”, pelo professor Miguel Aloysio Sattler, engenheiro civil e PhD em Tecnologia da Arquitetura.
O Guia Cerâmica Sul, que começou a ser distribuído no dia 27 de outubro, é resultado de um planejamento iniciado há dois anos. A publicação irá circular em todos os núcleos municipais e estaduais de Sinduscons e IABs e será encaminhada ainda a arquitetos, engenheiros, construtoras e lojas de material de construção selecionadas pela Pólo Produções. Os interessados em adquirir o Guia podem entrar em contato pelo e-mail anuário@poloceramico.com.br, ou pelo telefone 0 (**48) 437-3070.
O guia cerâmica Sudeste já está sendo elaborado e deverá ser lançado no início do ano que vem, trazendo as principais empresas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, com as especificações de cada um dos produtos das mesmas. As cerâmicas interessadas em participar já podem garantir o espaço com a equipe comercial da Pólo Produções. Segundo Jorge Luiz Francisco, não apenas empresas localizadas no Sudeste, mas todas as que têm interesse no mercado dessa região podem participar da publicação. “Muitas cerâmicas que anunciaram no Guia Cerâmica Sul, por exemplo, deverão entrar no Guia Cerâmica Sudeste, por contarem, também, com mercado nessa região”, finaliza Francisco.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →