Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Guia Cerâmica Sul é ferramenta a arquitetos e construtores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Arquitetos, revendedores de material de construção e consumidores finais já podem contar com uma importante ferramenta na hora de escolher componentes de cerâmica vermelha para a obra. Lançado pela Pólo Produções, empresa que edita os jornais Pólo Cerâmico e Cerâmica Estrutural, o Guia Cerâmica Sul centraliza, em 92 páginas, opções de telhas, blocos, elementos vazados, elementos para lajes, pisos e revestimentos coloniais e peças especiais, fornecendo nome, endereço e contato das empresas produtoras de cada item. Divulgar a alvenaria estrutural e as vantagens de sua utilização, facilitar a vida de quem está construindo e também dos profissionais que atuam na área e aproximar ceramistas do seu público alvo, alavancando o mercado das empresas anunciantes, estão entre as principais propostas do Guia, o primeiro de uma série que trará ainda o Guia Cerâmica Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Segundo o diretor da Pólo Produções, Jorge Luiz Francisco, a proposta do material é servir como fonte constante de consulta tanto a arquitetos e engenheiros, quanto a proprietários de lojas de material de construção, tornando prática a procura pelos itens de cerâmica vermelha. Somente do Sul são 86 cerâmicas anunciando no Guia. Além de artigos técnicos sobre as características dos materiais apresentados, nos espaços dedicados às peças cerâmicas os leitores encontram fotografias de cada um dos itens produzidos pelas empresas anunciantes. Entre os artigos apresentados no Guia figuram: “PBQP-H – uma conquista do consumidor brasileiro”, pelo presidente do Centro Cerâmico do Brasil, José Octávio Armani Paschoal; “Telhas arquitetônicas – o arquiteto e as marcas”, pelo consultor e engenheiro químico Edgar Más; “Blocos cerâmicos para alvenaria”, pelo professor Odilon Pancaro Cavalheiro, coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Alvenaria Estrutural da Universidade Federal de Santa Maria (RS); e “Isolamento térmico e acústico de componentes da edificação”, pelo professor Miguel Aloysio Sattler, engenheiro civil e PhD em Tecnologia da Arquitetura.
O Guia Cerâmica Sul, que começou a ser distribuído no dia 27 de outubro, é resultado de um planejamento iniciado há dois anos. A publicação irá circular em todos os núcleos municipais e estaduais de Sinduscons e IABs e será encaminhada ainda a arquitetos, engenheiros, construtoras e lojas de material de construção selecionadas pela Pólo Produções. Os interessados em adquirir o Guia podem entrar em contato pelo e-mail anuário@poloceramico.com.br, ou pelo telefone 0 (**48) 437-3070.
O guia cerâmica Sudeste já está sendo elaborado e deverá ser lançado no início do ano que vem, trazendo as principais empresas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, com as especificações de cada um dos produtos das mesmas. As cerâmicas interessadas em participar já podem garantir o espaço com a equipe comercial da Pólo Produções. Segundo Jorge Luiz Francisco, não apenas empresas localizadas no Sudeste, mas todas as que têm interesse no mercado dessa região podem participar da publicação. “Muitas cerâmicas que anunciaram no Guia Cerâmica Sul, por exemplo, deverão entrar no Guia Cerâmica Sudeste, por contarem, também, com mercado nessa região”, finaliza Francisco.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →