Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por Sabrina Ortácio – Assessoria de Comunicação IAB RS

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um relatório técnico com o objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

O documento foi elaborado por arquitetos e urbanistas que integram a Comissão Cidades do IAB RS e apresenta a caracterização da região e seu contexto, além de uma análise da proposta e um parecer final.

O município de Xangri-lá faz parte da região contemplada pelo Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro do Litoral Norte do Rio Grande do Sul – ZEEC-LN (2022), que é composto por 18 cidades. A ocupação humana desta região possui características e dinâmicas particulares no território gaúcho, principalmente devido a seus condicionantes ambientais destacados no ZEEC-LN.

“A proposta de lei de revisão do PDDUA de Xangri-Lá possui 123 páginas, cinco partes e 378 artigos, incorporando instrumentos urbanísticos do Estatuto da Cidade – Lei 10.257/2001 para espaços de alta densidade construtiva, o que não parece ser necessário no caso de uma cidade pequena como Xangri-Lá”, observam os arquitetos do IAB.

Segundo eles, apesar de haver menções ao ZEE-LN (2022), ainda falta clareza sobre mecanismos de controle das condições ambientais, instrumentos urbanísticos, fontes de recursos e espaços de planejamento.

Com população estimada pelo IBGE (2021) de 17.126 habitantes, a cidade possui uma densidade demográfica de 204,88 hab/km. Xangri-lá foi um dos municípios pioneiros do litoral norte na aprovação e comercialização de condomínios horizontais fechados em meados dos anos 1990, o que se intensificou a partir dos anos 2000.

O documento também destaca que o projeto de lei parece não tratar da permeabilidade viária que se confronta com os grandes condomínios já existentes.

Leia mais: RELATÓRIO TÉCNICO IAB RS_PDDUA XANGRI-LÁ – final

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi morada do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →