Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB: Cidade e Cultura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Caros colegas, amigos e familiares,

É com grande satisfação que recebemos a todos aqui no Solar do IAB para esta cerimônia.
Acabamos de assumir a enorme responsabilidade de dirigir pelos próximos 2 anos o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul, gestão 2012/2013.

O Brasil atravessa um período inédito de crescimento econômico e de prosperidade social que vem melhorando a distribuição da riqueza e alcançando alguns importantes avanços em outras áreas.
Em nossa área de atuação conquistamos recentemente importantes avanços na legislação.
§ A Emenda Constitucional Nº 26/2000, inseriu na Constituição a Moradia como um dos direitos fundamentais dos brasileiros;
§ O Estatuto da Cidade – Lei 10.257/2001 – consolidou uma política urbana nacional e criou uma série de instrumentos para gestão da cidade democrática, infelizmente ainda sem efeitos concretos significativos;
§ A reconstrução do sistema de planejamento com diversas iniciativas como o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social – SNHIS, a obrigatoriedade de Planos Diretores para os municípios e o incentivo aos Planos Setoriais de habitação, mobilidade, ambiental e de saneamento;
§ E, principalmente, a Lei da Assistência Técnica Pública e Gratuita para famílias de baixa renda, projeto nascido aqui no Rio Grande do Sul, na iniciativa dos colegas Clovis, Fayet e Casaccia.

Comemoramos, também, um ano da aprovação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – a Lei 12.378/2010 – o CAU.
Nossos representantes no CAU estão se dedicando intensamente à construção do novo Conselho e sua efetiva implantação a partir do ano que se inicia. O colega Haroldo Pinheiro tomou posse ontem como Presidente do CAU-BR, sendo esta data de 15 de dezembro, coincidente com o aniversário de 104 anos do mestre Oscar Niemeyer.
No Rio Grande do Sul, a retumbante vitória da Chapa 3, na recente eleição, apenas veio referendar o apoio massivo dos arquitetos gaúchos e brasileiros à demanda histórica pelo conselho próprio, e às nossas propostas históricas para o CAU. Esta vitória eleitoral foi fruto, assim como no período de aprovação da Lei, da união das nossas entidades de classe, que deve ser mantida e aprofundada.
Agora, a missão do CAU é seguir dando o exemplo de democracia e organização do período de transição e das eleições e aplicar esta competência para a implantação da fiscalização e registro dos profissionais e execução da plataforma vitoriosa nas eleições. Temos notícias confiáveis de que não acontecerá o tal “apagão” pelo qual uns poucos torciam. Os desafios são enormes e a expectativa dos profissionais também. Ambos somente serão atendidos com muito trabalho e com o aprofundamento da união dos movimentos organizados da profissão.

“O avanço da arquitetura (…) está intimamente ligado à vitória da campanha nacional que ora se desenvolve em prol da nova legislação do exercício da profissão do arquiteto.”
(Demétrio Ribeiro, 1959)

Mas e agora?
Muitos questionam: qual será o papel do IAB agora? Para que servirão as nossas entidades após a aprovação do CAU?
Nos últimos anos quase toda, senão toda, a energia e capacidade de mobilização do IAB foi empenhada na aprovação do CAU. A liderança do IAB foi fundamental para esta conquista, mas acabou por deixar de lado muitas outras questões importantes e urgentes que os arquitetos devem enfrentar e para as quais o IAB deve ser seu canal de manifestação pública.
Agora, em nosso entendimento, toca ao IAB recuperar os temas da CIDADE e da CULTURA.

IAB: Cidade e Cultura!

Cultura, porque o atual crescimento econômico do país ainda não está acompanhado do progresso cultural da nossa sociedade. Estamos consumindo mais, ganhando um pouco melhor, mas seguimos, genericamente, sendo uma sociedade inculta e atrasada. A sociedade brasileira segue com pouca capacidade de entender a nossa profissão e a importância da arquitetura e urbanismo. E nossa atuação profissional, como planejadores e construtores do espaço habitado, segue sendo pouco reconhecida e desvalorizada como atividade econômica.
A formação cultural e profissional do arquiteto também vem decaindo de qualidade, apesar ou talvez até em função, da profusão de novas faculdades.

Por outro lado, a Cidade padece, cada dia mais, vítima de um modelo urbano ultrapassado e predatório. O planejamento da cidade, capitaneado pela especulação imobiliária e pelo veículo privado, é equivocado e insustentável e não estamos assistindo um processo de reversão deste modelo, muito pelo contrário.
Cabe aos arquitetos – e portanto ao IAB – a vanguarda na luta pela qualificação das cidades e da legislação. Aplicar a letra da Lei já seria um grande avanço para nossas cidades. Cabe aos arquitetos – e portanto ao IAB – denunciar e combater a privatização do espaço público, seja pela segregação espacial seja pelo veículo privado, e cabe aos arquitetos e ao IAB enfrentar a ganância de grupos econômicos interessados exclusivamente em obter lucros, a despeito da função social da cidade.
A nossa atuação como pensadores da cidade – urbanismo, planejamento, edificações, patrimônio – e nossa busca pela qualidade espacial e ambiental não pode estar a serviço de uns poucos, mas sim deve buscar atender a toda a população.

O IAB tem condições de ser o meio para enfrentarmos estes desafios, desde que estejamos organizados e que tenhamos a capacidade de multiplicar nossos esforços. Muitos de nossos colegas esperam por esta liderança.

O IAB do Rio Grande do Sul tem hoje uma situação satisfatória do ponto de vista administrativo e financeiro. A gestão do presidente Sant’Ana empenhou-se muito na qualificação da administração e das finanças da entidade. Herdamos um IAB mais enxuto e eficiente, organizado, com um corpo de funcionários de alta qualidade, e um espaço físico e equipamentos adequados. Entretanto, a atual situação financeira não é estável, e dependerá de avanços na organização das rotinas ordinárias para chegarmos ao patamar que desejamos.

Nossa Plataforma de atuação para a próxima gestão traçou 4 grandes objetivos:
1. Recuperar a Liderança e Protagonismo do IAB: o IAB/RS como a grande referência cultural e política para os arquitetos;
2. Implantar uma Política de Interiorização para o IAB: o IAB/RS mais representativo com Núcleos ativos em todas as regiões do Rio Grande do Sul, e com uma atuação forte do Conselho Estadual;
3. Promover o Desenvolvimento Profissional dos arquitetos: o IAB/RS defendendo e promovendo a profissão e a formação, atuando para melhorar a remuneração profissional, aprofundando nossas relações institucionais, e colaborando com o CAU;
4. Garantir a Sustentabilidade Financeira do IAB: o IAB/RS independente e com mais autonomia e maior capacidade de ação, ampliando a quantidade de sócios e diversificando suas fontes de recursos.

A nova Diretoria pretende trabalhar uma gestão por projetos – a Usina de Projetos como batizou nosso colega Rogério Malinsky. Esta gestão por projetos nada mais é que a aplicação da mesma metodologia que usamos no do dia-a-dia da nossa profissão. Cada projeto terá seus objetivos, seu responsável, seu cronograma, seu orçamento e seu plano de ação. Estes projetos serão acompanhados por um Núcleo de Projetos, grupo de trabalho a ser formado, e que será responsável pela coordenação do conjunto das ações e projetos propostos e em andamento. Caberá à diretoria ampliar o número de colaboradores em cada um destes projetos e elaborar e gerir um plano de ação que integre os diferentes projetos, visando a sinergia entre eles em prol dos objetivos do IAB.
Alguns destes projetos são:
§ Solar: conclusão da obra e definição de um Projeto Cultural para ao Solar do IAB;
§ Concursos Públicos de Arquitetura: captação e organização, formação de coordenadores;
§ Assistência Técnica: ações concretas para a implantação da lei. E este é um tema que deve reforçar nossos laços de parceria com o Sindicato.
§ Programas de formação continuada: cursos, seminários, viagens de estudo;
§ Eventos culturais e de política profissional;
§ Publicações, Biblioteca e Acervo do IAB;
§ Premiações do IAB;
§ E outros.

A nova Diretoria pretende dar especial atenção à Comunicação com os sócios, e com o conjunto dos arquitetos, mas principalmente com a sociedade, através da qualificação das mídias do IAB e da diversificação das nossas ações de divulgação e informação.
A nova Diretoria pretende também aprofundar as relações de Parceria do IAB com as outras entidades, com as entidades do interior, com o CAU, com as faculdades, com órgãos públicos e administrações. Pretendemos estar mais presentes nos diversos conselhos municipais e estaduais recuperando e ampliando nossa participação nas discussões sobre a cidade e sobre os temas relacionados à nossa profissão.

Gostariamos de agradecer a presença dos colegas, amigos e familiares: agradecemos as autoridades presentes, em nome de todas citamos o colega e amigo Luis Carlos Busato; agradecemos a presença dos presidentes e dirigentes das entidades de arquitetos: Saergs, AAI, AsBEA, ABEA, Sergs; agradecemos a presença de todos os colegas do IAB, principalmente os vindos do interior do estado; agradecemos a presença dos dirigentes do IAB, principalmente dos ex-presidentes, que representam a perenidade das lutas e bandeiras do IAB; agradecemos a presença dos nossos maiores representantes no CAU: Roberto Py, presidente do CAU-RS e colega mais votado para o Conselho Estadual do IAB/RS; e Cesar Dorfman, Conselheiro Federal do CAU e membro do Conselho Superior do IAB/RS; agradeço aos ex-presidentes Danilo Landó e, saudosamente, ao José Albano Volkmer por terem abertos as portas do IAB para a renovação permitindo a participação dos jovens arquitetos; agradeço aos amigos e colegas da Nau de Arquitetos e Urbanistas – NAU; agradeço ao presidente Sant’Ana pela amizade e parceria, parabenizo-o pelo seu trabalho, convido-o a que siga presente e atuante; cumprimentamos também aos integrantes da diretoria e os membros dos conselhos da gestão anterior; agradecemoso empenho e profissionalismo dos funcionários do IAB: Madalena, Fernanda, Flávio e Marília; agradeço, pessoalmente, aos meus sócios e parceiros de escritório, assim como à minha família, pelo apoio e compreensão.

Finalmente, lembramos a todos, que nossa atuação no IAB é voluntária. Estaremos, durante estes dois anos, abrindo mão de um tempo precioso de nossas atividades profissionais e familiares para dedicar a uma causa coletiva. Com toda certeza, não conseguiremos realizar tudo o que o IAB necessita, muito menos o que os colegas merecem e esperam de nós. Nossa capacidade de realização será diretamente proporcional à resposta que obtivermos de vocês.
Conseguiremos realizar apenas aquilo que estiver ao nosso alcance. Mas quanto mais apoio e participação conseguirmos, mais longe iremos e mais objetivos poderemos alcançar.
Portanto, convocamos a todos para colaborar participando das atividades do IAB, propondo ações e temas, colaborando na elaboração de conteúdos, pagando suas anuidades, oferecendo-se como representantes em conselhos, convidando outros colegas, criticando e, principalmente, ajudando o IAB a construir as soluções que os arquitetos esperam.

IAB: Cidade e Cultura.
Muito obrigado, boas festas e feliz ano novo, o ano dois do CAU.

Tiago Holzmann da Silva
Presidente IAB/RS. Gestão 2012/2013.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →