Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS abre quatro exposições de artes visuais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na quarta-feira (13/09) o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) abriu quatro exposições selecionadas em edital, que integram o segundo ciclo de artes visuais da Galeria IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, Porto Alegre.RS).

A mostra reúne esculturas, desenhos, fotografias, gravuras, instalações, pinturas, entre outras manifestações artísticas. A visitação é gratuita e permanece até o dia 10 de outubro de 2017, das 13h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira.
 


EXPOSIÇÃO COLETIVA “IMESURA”
Na sala Negra ocorre a exposição coletiva “Imesura”, dos artistas Tete Barachini, Alice Torres, Deni Corsino, Flávia De Quadros, Lucas Strey, Pedro Ferraz, Peter Gossweiler, Talita Procópio e Thiago Trindade. Pensar uma cidade a partir de seu muro tem sido o objetivo deste grupo de artistas. Eles trazem fragmentos das suas aproximações e percepções resultantes das diversas ações e intervenções poéticas, realizadas nos últimos dois anos pelo grupo de pesquisa Objeto e Multimídia-CNPq/UFRGS, junto ao Muro da Av. Mauá.  “Um muro aparentemente mensurável e de convivência harmoniosa com sua cidade – já que esta o deseja em pé para sua proteção -, ao ser visitado, percorrido, atravessado, observado, espiado e medido, transforma-se para os que ganham a consciência de sua existência, apenas em um obstáculo imensurável e de mesura desconfiável. A cidade o possui presente, os artistas o desejam ausente”, explicam.

 


EXPOSIÇÃO “ (DES) BROTAMENTOS” DE CATIUSCIA DOTTO
Na circulação, a artista Catiuscia Dotto apresenta a exposição de esculturas “ (des) Brotamentos”.  As obras representam vitalidade, energia que seduz os sentidos, inquietudes formais que se estruturam expressivamente. As esculturas ocupam para também serem ocupadas e se fazem ver em cores para nos apontarem o que pode haver aqui e lá.  Para a artista, as obras renovam-se a cada olhar recebido o que atesta propriedade natural e genuína nascentes de sinceridade processual. “ Este trabalho foi fruto de muita persistência e inquietude, além de acreditamentos e atributos necessários para se fazer e viver arte”, diz Catiuscia Dotto.

 


EXPOSIÇÃO “EXTINÇÃO” DE TOMAS BARTH
Na sala do Arco, o artista Tomas Barth apresenta a exposição “Extinção”. Barth focou-se num desenho afastado de modismos, escolhendo a natureza morta utilitária. Seu trabalho mistura elementos contemporâneos que estão presentes em sua série de animais, desenvolvida por meio do emprego da caneta Bic preta sobre páginas impressas. Nesta mostra Barth apresenta mamíferos selvagens que parecem aprisionados na folha de papel e no mundo que os oprime.  Se o trabalho de Tomas Barth pretende denunciar o desaparecimento dessas espécies, não é à toa que o faça através do desenho sobre guias telefônicos antigos com suas listas de nomes impressa, linguagem e suporte também ameaçados de extinção.

 


EXPOSIÇÃO “O VISITANTE” DE MARTA DISCHINGER
Na Sala Anexa, a artista Marta Dischinger apresenta a exposição “O Visitante”, que reúne obras que abrangem diversas técnicas como gravuras, desenhos e objetos. A artista cria uma relação afetiva com a paisagem compreendida através de memórias e redescobertas em seus territórios como lugares de arte. Nestes percursos, plantas, águas, animais e rochas são incorporados às fantasias e convidam às diversas reinterpretações.

SERVIÇO
O que: Exposições de Artes visuais no IAB RS
Quando: Abertura dia 13 de setembro de 2017, à 19h30min
Visitação: Até o dia 10 de outubro de 2017, das 13h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira.
Onde: IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico. POA.RS)
Quanto: Entrada Franca
Informações: (51) 3212.2552

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →