Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS abre quatro exposições de artes visuais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na quarta-feira (13/09) o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) abriu quatro exposições selecionadas em edital, que integram o segundo ciclo de artes visuais da Galeria IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, Porto Alegre.RS).

A mostra reúne esculturas, desenhos, fotografias, gravuras, instalações, pinturas, entre outras manifestações artísticas. A visitação é gratuita e permanece até o dia 10 de outubro de 2017, das 13h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira.
 


EXPOSIÇÃO COLETIVA “IMESURA”
Na sala Negra ocorre a exposição coletiva “Imesura”, dos artistas Tete Barachini, Alice Torres, Deni Corsino, Flávia De Quadros, Lucas Strey, Pedro Ferraz, Peter Gossweiler, Talita Procópio e Thiago Trindade. Pensar uma cidade a partir de seu muro tem sido o objetivo deste grupo de artistas. Eles trazem fragmentos das suas aproximações e percepções resultantes das diversas ações e intervenções poéticas, realizadas nos últimos dois anos pelo grupo de pesquisa Objeto e Multimídia-CNPq/UFRGS, junto ao Muro da Av. Mauá.  “Um muro aparentemente mensurável e de convivência harmoniosa com sua cidade – já que esta o deseja em pé para sua proteção -, ao ser visitado, percorrido, atravessado, observado, espiado e medido, transforma-se para os que ganham a consciência de sua existência, apenas em um obstáculo imensurável e de mesura desconfiável. A cidade o possui presente, os artistas o desejam ausente”, explicam.

 


EXPOSIÇÃO “ (DES) BROTAMENTOS” DE CATIUSCIA DOTTO
Na circulação, a artista Catiuscia Dotto apresenta a exposição de esculturas “ (des) Brotamentos”.  As obras representam vitalidade, energia que seduz os sentidos, inquietudes formais que se estruturam expressivamente. As esculturas ocupam para também serem ocupadas e se fazem ver em cores para nos apontarem o que pode haver aqui e lá.  Para a artista, as obras renovam-se a cada olhar recebido o que atesta propriedade natural e genuína nascentes de sinceridade processual. “ Este trabalho foi fruto de muita persistência e inquietude, além de acreditamentos e atributos necessários para se fazer e viver arte”, diz Catiuscia Dotto.

 


EXPOSIÇÃO “EXTINÇÃO” DE TOMAS BARTH
Na sala do Arco, o artista Tomas Barth apresenta a exposição “Extinção”. Barth focou-se num desenho afastado de modismos, escolhendo a natureza morta utilitária. Seu trabalho mistura elementos contemporâneos que estão presentes em sua série de animais, desenvolvida por meio do emprego da caneta Bic preta sobre páginas impressas. Nesta mostra Barth apresenta mamíferos selvagens que parecem aprisionados na folha de papel e no mundo que os oprime.  Se o trabalho de Tomas Barth pretende denunciar o desaparecimento dessas espécies, não é à toa que o faça através do desenho sobre guias telefônicos antigos com suas listas de nomes impressa, linguagem e suporte também ameaçados de extinção.

 


EXPOSIÇÃO “O VISITANTE” DE MARTA DISCHINGER
Na Sala Anexa, a artista Marta Dischinger apresenta a exposição “O Visitante”, que reúne obras que abrangem diversas técnicas como gravuras, desenhos e objetos. A artista cria uma relação afetiva com a paisagem compreendida através de memórias e redescobertas em seus territórios como lugares de arte. Nestes percursos, plantas, águas, animais e rochas são incorporados às fantasias e convidam às diversas reinterpretações.

SERVIÇO
O que: Exposições de Artes visuais no IAB RS
Quando: Abertura dia 13 de setembro de 2017, à 19h30min
Visitação: Até o dia 10 de outubro de 2017, das 13h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira.
Onde: IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico. POA.RS)
Quanto: Entrada Franca
Informações: (51) 3212.2552

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →