Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

– Iniciativa prevê ações que irão impactar na qualidade de vida das comunidades em diferentes frentes, como infraestrutura de espaços públicos.

 – Lazer, esporte e educação serão o foco dos projetos, que serão selecionados por meio de um concurso nacional.

 

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. Além da cooperação com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS), que prestará consultoria na área de urbanismo social com projetos urbanísticos integrados (PUIs), a iniciativa do governo contará com apoio da Unesco, Central Única das Favelas (Cufa) e Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que é referência em todo o país.

A cerimônia contou com a presença do vice-governador do Estado, Gabriel Souza; do Secretário Executivo do programa RS Seguro, Delegado Antônio Padilha; representantes das secretarias; e entidades da sociedade civil. A proposta do projeto é atuar em diferentes territórios, aqui chamado de clusters, e não definindo ações por bairros, pois, nas palavras do governador, “esses clusters podem abranger uma parte de um bairro, ou diferentes bairros, ou então partes de diferentes cidades”, disse. A iniciativa desenvolverá ações e serviços públicos que ajudarão a enfrentar diversas faces da criminalidade. Essas regiões foram definidas a partir de dados onde há maior incidência de crimes violentos contra a vida.

Além de reforço policial, o pilar mais importante do RS Seguro COMunidade está no desenvolvimento humano, com foco em obras nas comunidades que possam melhorar a qualidade de vida, como iluminação, acesso asfáltico, educação, saúde, emprego e programas de desenvolvimento social para garantir a emancipação.

A Cufa e o projeto Gerando Falcões realizaram o mapeamento dos territórios. A Unesco entrará com recursos e tecnologia para realizar intervenções em 14 territórios, realizando projetos urbanísticos comunitários, e o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

A co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, que assinou o documento em conjunto com o diretor administrativo, Lucas Loff, destaca o caráter participativo das comunidades. “Houve uma primeira etapa, de pesquisa quantitativa, e nós vamos trabalhar com oficinas territoriais nessas três comunidades, para entendermos junto com eles quais os usos que eles precisam. É a primeira vez que o IAB-RS está fazendo um concurso de projeto, com elaboração das bases, em um processo participativo. As pessoas têm o direito de participar de todas essas etapas de algo que irá interferir em suas vidas”, ressaltou.

Clarice adiantou que o processo já está em andamento. “Temos a expectativa de lançamento dos primeiros concursos, que terão três diferentes etapas, no ano que vem, para que os arquitetos do Brasil inteiro possam se inscrever com seus projetos”, finaliza.

 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →

Prefeitura de Santa Maria lança edital para construção de memorial da Boate Kiss

O projeto premiado no Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Memorial às Vítimas da Kiss, iniciativa da prefeitura municipal de Santa Maria, do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS) e da Associação dos familiares das vítimas e sobreviventes (AVTSM), lançado no ano de 2018, sairá do papel. O edital de licitação para construção foi lançado, e o orçamento estimado é de R$5,5 milhões.

Leia Mais →