Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS em reunião na Secretaria de Infraestrutura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O presidente do IAB RS, Rafael Passos, e a vice-presidente da entidade, Maria Tereza Albano, se reuniram na tarde desta segunda-feira (29/05) com o Secretário Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), Elizandro Sabino.

Na pauta do encontro o tema principal foi o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (PDDUA). O IAB RS aproveitou a ocasião para questionar com qual secretaria ficará  a responsabilidade de revisão do Plano, e ainda como será a união da questão da mobilidade urbana com o PDDUA.

Segundo o secretário, a reavaliação do Plano Diretor está sendo centralizada no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). " A pauta vem da comunidade e está sendo analisada por técnicos da prefeitura", informou.  Ele acrescentou que a parte de mobilidade está sendo concentrada na EPTC.
 


Sabino justificou que a atual reestruturação administrativa ainda não foi aprovada, que é apenas projeto. "Estamos em fase de definição como a abertura das diretorias responsáveis por cuidar de eixos específicos", afirmou.

O secretário também informou que, em breve, o projeto de "A Cidade que Queremos" será apresentado pelas secretarias ao prefeito Nelson Marchezan, sob o ponto de vista de mobilidade urbana.

O presidente do IAB RS, Rafael Passos,  lembrou que até 2019 seria importante a construção de um processo para reorganizar e revisar o PDDUA, para que em 2020 a conferência de avalição, prevista na Lei 439/99 artigo 36, possa coroar este processo de debate.

"O Estatuto da Cidade avança muito além das diretrizes, mas determina uma série de regras para uso do espaço público e desenvolvimento da cidade", destacou Passos. Ele acredita que o desafio será compatibilizar os diversos interesses da cidade. "O PDDUA não pode ser alterado por projetos de lei de forma isolada. Cabe ao executivo levar projetos para serem discutidos na Conferência a cada quatro anos", afirmou o presidente do IAB RS.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →

Cerimônia do Prêmio José Albano Volkmer será dia 19/11 no Theatro São Pedro

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove no sábado (19/11) a cerimônia de entrega do Prêmio José Albano Volkmer, a partir das 19 horas, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Este ano, o evento que revela o grande vencedor fará parte da programação da Trienal da Arquitetura, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), patrocinador do prêmio.

Leia Mais →