Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS irá organizar concurso para construção de memorial às vítimas da boate Kiss

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O prefeito de Santa Maria (RS), Jorge Pozzobom, reuniu-se com integrantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), na quarta-feira, 10 de maio, para discutir a construção do memorial às vítimas da boate Kiss. O encontro, mediado pelo jornalista Marcelo Canellas, contou as participações do presidente do IAB-RS, Rafael Passos, e do Conselheiro do IAB Tiago Holzmann, que propuseram a realização de um concurso público nacional para contratação do projeto do memorial.

Antes da conversa com Pozzobom, o IAB RS apresentou a proposta de realização do concurso aos dirigentes da AVTSM, que gostaram da ideia. “Explicamos o que significa um concurso de projeto e sua importância para escolha de um projeto qualificado. A competição pública permite também a participação ativa dos familiares, da comunidade e das universidades locais na definição dos condicionantes de projeto arquiteto e museográfico”, explicou Rafael Passos.

O presidente do IAB RS assumiu o compromisso de elaborar uma proposta para o concurso, que englobará seminários e oficinas para definição do Termo de Referência, programa de necessidades e projeto museológico do memorial. Frente às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, ficou definido que os recursos para realização do concurso serão levantados através de financiamento coletivo e de parcerias com empresários e sociedade civil. “O Instituto apresentará proposta orçamentária que incluirá apenas os custos diretos para realização da competição, assumindo despesas indiretas, que envolvem o funcionamento da entidade”, afirmou Rafael Passos.

Desapropriação da boate Kiss

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, apresentou proposta de desapropriação do prédio onde funcionava a boata Kiss ao advogado da empresa dona do imóvel na sexta-feira, 5 de maio. Paulo Henrique Corrêa da Silva levou o parecer do município aos donos da edificação, a Econn Empreendimentos de Turismo e Hotelaria, em Porto Alegre. O imóvel foi avaliado em R$ 4 milhões e meio.

Prédio da Kiss será desapropriado até 30 de junho

“Estive reunido com os donos do imóvel e entreguei a proposta. O prefeito de Santa Maria fez algumas ponderações, entre elas pediu para que o valor fosse menor. Os proprietários estão avaliando e assim que eu tiver uma resposta vou marcar uma segunda reunião com o Jorge Pozzobom”, disse Silva.

Para Marcelo Canellas, a construção do memorial às vítimas da tragédia da boate Kiss é uma questão indiscutível, que já foi superada. Segundo o jornalista, a iniciativa é uma forma de respeito com a cidade e com os familiares. “Agora precisa ser decidido o que vai ser feito. A forma mais democrática para isso é através de seminários que vão contar com a participação da comunidade santa-mariense e dos familiares das vítimas”, afirmou.

A tragédia da boate Kiss ocorreu em 27 de janeiro de 2013 e vitimou 242 pessoas, e deixou mais de 600 feridos, em sua grande maioria jovens estudantes de Santa Maria, cidade que concentra um grande número de universidades.

(Crédito da foto: João Chaves/Ascom Prefeitura de Santa Maria. Crédito da imagem destaque: Fernanda Ramos/NewCo DSM)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →