Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS oferece curso “Reinvenção de uma arquitetura: a casa portuguesa”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A atividade, que integra as comemorações de 15 anos do edifício que abriga a Fundação Iberê, ocorre nos dias 21 e 22 de abril, na sede do IAB e no centro cultural

A busca pela compreensão da arquitetura portuguesa e da arquitetura contemporânea como um todo é o objetivo do curso “Reinvenção de uma arquitetura: a casa portuguesa”, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul (IABRS), e ministrado pelo arquiteto português Fabio Dimas. Dividida em três módulos, a atividade acontece nos dias 21 e 22 de abril, na sede da entidade e na Fundação Iberê. A ação integra a comemoração de 15 anos da inauguração do edifício que abriga a Fundação Iberê.

O curso abordará a história e a cultura portuguesa, a partir de habitações vernáculas, chegando às casas de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura e de outros arquitetos contemporâneos que projetam ao longo do território português. Serão propostas formas de pensar a arquitetura por meio de diversos enquadramentos, tais como como um corpo disciplinar autônomo, como construção que é atrelada a um lugar e como um acontecimento, desenvolvendo ferramentas capazes de promover uma leitura crítica acerca da arquitetura contemporânea e estimulando o próprio processo de projeto.

O primeiro módulo será focado na tradição e complexidade, raízes culturais e arquitetônicas até 1900. A segunda aula terá como tema ruptura e transformação: arquitetura no século 20 em Portugal. No terceiro e último módulo, o tema será continuidade e invenção, e a arquitetura contemporânea portuguesa.

Serão disponibilizadas 50 vagas, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 98318-0738 ou cursos@iabrs.org.br. O investimento é de R$290,00.

Aula magna
Como abertura do curso, será apresentado o documentário “Paisagem Concreta”, produzido pela Olé Produções. O filme transita entre Brasil e Portugal, criando uma narrativa sobre a Fundação Iberê, a reflexão do arquiteto Álvaro Siza para concepção do edifício, quem em maio completa 15 anos, bem como a sua relação afetiva com o Brasil. Também será ministrada uma palestra apresentando um contexto mais abrangente e, simultaneamente, aprofundado da obra de Siza.

SOBRE O CURSO
Aula 1 – Tradição e complexidade
Data: 21 de abril | Sexta-feira
Horário: 19h às 22h
Local: Sede do IABRS (Rua General Canabarro, 363 – Centro Histórico)
Modulo I: Raízes culturais e arquitetônicas até 1900. Aprofundamento da Arquitetura entendida como corpo disciplinar autônomo, procurando equacionar o projeto de arquitetura como fonte de legitimidade.

Aula 2 – Ruptura e transformação
Data: 22 de abril | Sábado
Horário: 10h às 13h
Local: Fundação Iberê (Avenida Padre Cacique, 2000 – Cristal)
Modulo II: Arquitetura no século 20 em Portugal. Aprofundamento da arquitetura como processo de construção, que implica um suporte para um habitar inseparável do sítio.

Aula 3 – Continuidade e invenção
Data: 22 de abril | Sábado
Horário: 14h às 17h
Local: Fundação Iberê (Avenida Padre Cacique, 2000 – Cristal)
Modulo III: Arquitetura Contemporânea portuguesa. Aproximação dos alunos à reflexão crítica e análise sobre a arquitetura contemporânea portuguesa atual, através de casos de estudo apresentados, entregando-lhes conhecimentos e instrumentos capazes de permitir o juízo de valor sobre a Arquitetura, assim como de estimular a criatividade e o próprio processo do Projeto de Arquitetura.

Como encerramento do curso, será realizada uma mediação arquitetônica no edifício da Fundação Iberê com o Programa Educativo e a arquiteta Elisa Martins, que foi estagiária durante um período de construção do centro cultural.

Sobre o ministrante
O arquiteto Fábio Dimas é um nômade digital, que atualmente vive entre Brasil e Portugal. Formado pela universidade de Évora, pensa a arquitetura contemporânea a partir de um ponto de vista que não se limita à literatura, valorizando intensamente a vivência das obras, considerando fundamental, como construção/formação de conhecimento a visita constante a edifícios de arquitetura, das mais diversas épocas, escalas e programas, registrando-as fotograficamente e montando um olhar crítico a partir da experiência vivida. Membro efetivo da Ordem dos Arquitectos de Portugal, Dimas divide seu trabalho em produção arquitetônica em Portugal e no Oriente Médio, em colaboração com o atelier AAP – Associated Architects Partnership.

SERVIÇO
Curso Reinvenção de uma Arquitetura: a casa portuguesa
Quando: 21 e 22 de abril de 2023 | Sexta e sábado
Local: IABRS (Rua General Canabarro, 363) e Fundação Iberê (Padre Cacique, 2000)
Horários: Dia 21 das 19h às 22h, e dia 22 em dois turnos, das 10h às 13h e das 14h às 147h
Inscrições: (51) 98318-0738 ou cursos@iabrs.org.br
Investimento: R$290
Descontos: 10% para estudantes e 15% para sócios IAB

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →