Está marcada para o dia 16 de março (quarta-feira), às 18h30, no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS, uma nova audiência pública para definir os rumos do Cais Mauá, em Porto Alegre. Desta vez, a discussão será em âmbito estadual, considerando que o negócio foi feito com o Governo do Estado, de quem a Assembleia Legislativa é fiscal.
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) marcará presença em manifesto conjunto com o movimento Cais Mauá de Todos, para batalhar pela revogação do contrato entre o Estado e o consórcio Porto Cais Mauá do Brasil. “É preciso cancelar o contrato para retomar o debate sob o ponto de vista do interesse da população”, destaca o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), Tiago Holzmann da Silva.
“Vamos lutar por um parecer de auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que aponta diversas irregularidades no cumprimento de cláusulas contratuais, entre elas a falta de documentos que comprovem a capacidade de investimento do consórcio no valor de R$ 400 milhões, a mudança na composição acionária do grupo e a inexistência do projeto executivo da obra”, complementa o presidente do IAB RS.
A entidade dos arquitetos gaúchos entende que este é um momento chave do processo: reconquistar as mínimas condições de decidir o futuro do marco fundador de Porto Alegre. A expectativa é lotar o teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, que tem capacidade para quase 600 pessoas. Participe!
Saiba mais sobre o tema em Dossiê Cais Mauá

Em meio à revisão do Plano Diretor, a Conselheira do IAB RS Clarice Oliveira alerta para a importância de planejar as cidades com um olhar global e multissetorial
Em participação na live do Matinal Jornalismo nesta quarta-feira (10/08), a arquiteta destacou que esse debate é permeado por pressão do mercado imobiliário.