Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RJ Divulga projeto vencedor para o Parque Olímpico de 2016

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro pretende estruturar a área da Barra da Tijuca, um dos quatro núcleos de atividades olímpicas durante os jogos de 2016.

A empresa que realizará a obra é a inglesa AECOM, já consagrada por obras como o quartel-general da polícia de Los Angeles e o Parque Olímpico de Londres. O arquiteto responsável pelo projeto vencedor foi Bill Hanway, em parceria com o brasileiro Daniel Gusmão.

A equipe estruturou o projeto em três fases: Jogos de 2016, Transformação 2018 e Legado 2030. Elas são baseadas nas necessidades de preservação natural da área e na reutilização de estruturas após a realização das olimpíadas, além de elaborar o maior dos quatro núcleos (Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Maracanã) onde acontecerão os eventos dos jogos.

Segundo Bill Hanway, o grande desafio foi criar um projeto que atendesse as necessidades da população após o evento: “O Parque Olímpico deverá ser um desenvolvimento urbano de padrão internacional, que não só promova o melhor em design, tecnologia, esporte e cultura, mas que também satisfaça necessidades urgentes e vitais intrínsecas para seus moradores, empresas e para o meio ambiente. Lançando mão da nossa experiência, queremos assegurar que o investimento e a energia focada na Barra promovam o maior benefício possível, a longo prazo.”

Os projetos premiados podem ser vistos no site http://concursoparqueolimpicorio2016.iabrj.org.br/ (http://concursoparqueolimpicorio2016.iabrj.org.br/) , e os 58 projetos classificados também estarão expostos na sede do IAB-RJ até o dia 9 de setembro.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →