Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS abre quatro exposições de artes nesta quarta-feira (16/04)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul, abre nesta quarta-feira (16/04) quatro exposições de artes, selecionadas em edital, que integram o primeiro ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB em 2014. A abertura será realizada a partir das 19h30, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico de Porto Alegre) permanecendo com visitação até o dia 12 de maio de 2014, das 14h às 20h, com entrada franca. Ao todo, para o ano de 2014,  serão realizadas 16 mostras, com a curadoria de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira. Para saber mais sobre as exposições e o histórico da galeria acesse galeriaespacoiab.blogspot.com .
NA CIRCULAÇÃO E ÁREAS EXTERNAS:
VERTICAIS E INCLINAÇÕES  ERNANI CHAVES
ABERTURA 16/04/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 17/04 a 12/05/2014, 14 às 20h.
O artista Ernani Chaves apresenta uma exposição no IAB, que tem início com o seu deslocamento em direção ao prédio do instituto, e sua trajetória até o interior do mesmo. Ao deslocar-se pelo passeio em direção a Rua dos Andradas, sua vertical corporal sofreu uma inclinação acentuada devido a um declive até a entrada do prédio. Ao entrar, outra inclinação, agora antagônica e suave, um aclive. Com esta percepção o artista nos mostra um aspecto de sua poética que está colocada neste ambiente urbano e particular, com sua vertical sofrendo inclinações. Um tema que é o inicio de sua poética das pilhas. Com a situação do IAB, agora se acentuam as inclinações e escoras sem fixação. Apresenta-nos uma obra escorada, com inclinações acentuadas. E no interior do prédio, no vão das escadas, leva a um mergulho no espaço com instalações no vazio, em conjunto com suas gravuras e desenhos bidimensionais. Colocando ao espectador possibilidades de pensar os deslocamentos, inclinações, desequilíbrios e pontos de vista de espaço, escultura, corpo, construção, vertical e pensamento visual.
NA SALA NEGRA:
DESDOBRAMENTOS DA NATUREZA 
ÂNGELA OLIVEIRA, CARMEN SANSONE, ELEONOR BRANCO, JÚLIA TOBA, LECI BOHN, MARA CARUSO, OLENCA QUINTIAN, ROSA LANG, ROSÂNGELA COELHO, SANDRA FRAGA, SUZANA CAMPOZANI, VALQUÍRIA MUNIZ. ESTELITA BRANCO (ORG.) 
ABERTURA 16/04/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 17/04 a 12/05/2014, 14 às 20h.
A fonte de inspiração para uma obra de arte pode advir da simples observação da natureza. Desdobrar é gesto crescente, ação contínua e alternada. O registro fotográfico foi o primeiro passo para a apropriação das formas observadas. Em algumas produções a fotografia integra a obra, em outras, foi traduzida para técnicas e materiais diversificados. Esses trabalhos situam-se na interface dos novos meios tecnológicos e do artesanal, do contemporâneo e do tradicional. Além do tema, a apresentação do painel em módulos foi escolhida como elemento integrador do trabalho em grupo. Esta exposição é um recorte do universo trabalhado, que se apresenta conformado pelas escolhas muito particulares de cada integrante. Desse modo, em meio aos desdobramentos, podemos encontrar treze sentidos de expressão, resultantes da confluência entre arte e natureza. (Estelita Branco e Sandra Fraga).
NA SALA DO ARCO:
CHAVE MESTRA  ELTON MANGANELLI
ABERTURA 16/04/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 17/04 a 12/05/2014, 14 às 20h.
Mais uma vez Elton Manganelli aventura-se pelo instigante universo da criação visual. Experimentando materiais, arriscando-se, inventando, ousando, ele chega à mostra que denominou Chave Mestra. Selecionado para expor na galeria Espaço IAB, do Instituto de Arquitetos do Brasil, o artista vai apresentar 12 obras que mesclam pinturas e colagens, utilizando folhas de plástico com imagens em 3D sobre MDF. Há sempre na produção de Elton uma espécie de inventário de referências culturais que marcam o cotidiano de um artista curioso e inquieto. Para ele, “criar é fazer relações entre o real, o imaginário, o simbólico”. Seu movimento acontece permeado por esses polos. A exposição terá texto de apresentação assinado pela artista e professora do Instituto de Artes da UFRGS Teresa Poester.
NA SALA ANEXA:
TRAÇO E AQUARELA  CARLA PILLA
ABERTURA 16/04/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 17/04 a 12/05/2014, 14 às 20h.
A exposição Traço e Aquarela, em que a artista Carla Pilla apresenta na galeria Espaço IAB mais de 50 originais em pequeno e médio formato, demonstra sua constante produção atual em ilustração editorial para as crônicas de Martha Medeiros, na Revista Donna em ZH e para diversos livros infantis, como Pop o Pulguento, Dandara e a Princesa Perdida, Buuu Bruxas, Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos. Além dos originais, quatro painéis montados na sala anexa da galeria mostrarão parte do processo recente de produção de cada um dos livros.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →