Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS comemora 63 anos com festa no Solar Conde de Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Solar Conde de Porto Alegre foi palco das comemorações do 63º aniversário do Departamento Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) na noite dessa sexta-feira. Arquitetos de várias gerações estiveram reunidos para celebrar as conquistas e realizações da entidade, em especial o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). “Desde que, há mais de cinquenta anos, o IAB lançou a proposta de um conselho próprio, nunca deixamos de sonhar com esse dia. Uma geração inteira de jovens arquitetos, incluindo alguns dos mais talentosos expoentes da arquitetura brasileira e rio-grandense, viram suas vidas transcorrer sem esmorecerem na luta por esse ideal, não poucos tombando sem ver sorrir a vitória”, declarou o presidente do instituto, Carlos Alberto Sant’Ana, em seu discurso.
“Hoje temos muito a comemorar, mas refletir também o que falta fazer”, afirmou Sant’Ana, que tem como meta, agora, terminar as reformas da sede do IAB-RS e construir, no Solar, um Centro de Cultura e de discussão para as futuras gerações de arquitetos.
O aniversário do IAB-RS foi brindado, também, com o lançamento do livro “O Caminho da Bala”, romance de Carlos Raimundo Pereira no qual o Solar é um dos palcos da trama e o Conde de Porto Alegre um dos personagens principais do livro, antes mesmo de tornar-se conde.
Um sarau musical com as flautistas Cibele Endres e Greizi Kirst, que interpretaram músicas barrocas, e com o vocal Mandrialis, que presenteou o público com um repertório de autores gaúchos – acompanhado pelo pianista Alexandre Fritzen da Rocha e com regência de João Paulo Sefrin –, deu ainda mais brilho à festa.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →