Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS comemora 63 anos com lançamento do livro “O Caminho da Bala” e grande festa no Solar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A partir das 20 h iniciarão as festividades no Solar Conde de Porto Alegre, sede do IAB-RS, e às 23 horas já começa a festa no Solar. Haverá também o lançamento do livro “O Caminho da Bala”, romance de Carlos Raimundo Pereira, no qual o Solar é um dos palcos da trama.

No clima do livro, acontecerá um sarau musical, com a flautista Cibele Endres e o cravista Fernando Cordella interpretando músicas barrocas, e o vocal Mandrialis num repertório de autores gaúchos, acompanhado pelo pianista Alexandre Fritzen da Rocha e com regência de João Paulo Sefrin.

Para o autor lançar o livro no Solar do IAB tem um significado especial pelo fato dele ser um dos cenários da história e de o Conde de Porto Alegre ser um dos personagens principais do livro antes mesmo de tornar-se conde.

Sobre o livro:
O Caminho da Bala é um romance ambientado num momento histórico de Porto Alegre, durante a Guerra dos Farrapos, ocasião de quatro anos de cerco à cidade.

A ambientação na cidade e na guerra e os personagens reais são fiéis à história. Marques de Souza, Antônio Pereira Coruja, Comendador Paiva, Isaac Austin Hayes, Chico Pedro, Gaspar Menna Barreto, Dr Landell, Libânio Pereira.

Antônio Madeira é o personagem principal que transita pelas ruas, pelo cais, pelos quartéis, prisões e trincheiras, conhecendo e aprendendo com a guerra e com a vida adulta que se apresenta nas experiências e decisões de cada dia.

Sobre o autor:
Carlos Raimundo Pereira é de Porto Alegre, onde mora desde 1957. Atua profissionalmente no mercado audiovisual produzindo vídeos e filmes empresarias, publicitários e de conteúdo. Um projeto de documentário sobre a cidade sitiada durante a Guerra dos Farrapos foi o embrião para o romance “O Caminho da Bala”, sua primeira incursão literária.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →