Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS defendeu concursos e participação popular em audiência sobre a orla do Guaíba

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Em audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre, a pedido do IAB-RS, os porto-alegrenses tiveram pela primeira vez a oportunidade de conhecer o projeto de revitalização da orla do Guaíba. A apresentação aconteceu nesta segunda-feira, 14 de outubro, no Plenário Otávio Rocha, contando com a presença de Jaime Lerner (arquiteto responsável pelo projeto), Tiago Holzmann da Silva (presidente do IAB-RS), Thiago Duarte (presidente da Câmara de Vereadores) e Sebastião Melo (vice-prefeito de Porto-Alegre).
Lerner e sua equipe apresentaram uma projeção genérica com imagens do projeto, perspectivas e alguns desenhos técnicos, sendo interrompidos algumas vezes pelas reclamações do público que teve dificuldades de entendimento da proposta. Presidindo a mesa, o vereador Duarte pediu calma à plateia para que a reunião pudesse ter continuidade.
Tiago Holzmann da Silva, por sua vez, destacou que grande parte desse constrangimento poderia ter sido evitado se não houvesse por parte do executivo uma “blindagem” de importantes projetos contra a participação social e a sua ampla publicidade. “Estas manifestações contrárias ao projeto de Lerner devem ser atribuídas também a uma espécie de proteção aos projetos especiais, algo que vem sendo recorrente na cidade de Porto Alegre”, explicou Holzmann. O presidente do IAB-RS citou que a duplicação de avenidas, construção de novos viadutos e outras obras de vulto fazem parte desse processo, não vindo à discussão pública e sendo iniciadas sem que a população tenha oportunidade de discuti-las.
A escolha de Jaime Lerner por notório saber foi outro exemplo de falta de transparência do Executivo. “O IAB considera que a contratação por notório saber é antiquada e discricionária, não sendo mais aceitável nos dias de hoje”, declarou Holzmann. O arquiteto também lembrou que ainda em 2007, em relação com a Secretaria Municipal do Planejamento, então comandada pelo atual prefeito José Fortunati, foi estabelecida uma tentativa de construção de concurso público para a revitalização da orla que acabou sendo desconsiderada.
“Queremos sensibilizar a comunidade e as instituições de que o processo de contratação por notório saber não pode se repetir”, disse Holzmann ao concluir, acrescentando que também urge haver em Porto Alegre um espaço permanente de participação das entidades, comunidade e universidades na discussão do planejamento e da produção da cidade.
A reunião ainda contou com intervenções da plateia e dos vereadores presentes. Thiago Duarte encerrou a reunião encaminhando a solicitação do projeto completo de Jaime Lerner e sua exposição para avaliação pública na Câmara de Vereadores. O presidente da Câmara também afirmou que o prefeito José Fortunati deverá estar disponível em um curto espaço de tempo para responder aos questionamentos direcionando ao Executivo levantados durante a audiência.
Fotos: IAB-RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →