Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS divulga o vencedor do concurso público para o Complexo do Sistema Fecomércio-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A divulgação será na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS), a partir das 17h.

A avaliação dos 33 trabalhos submetidos a julgamento começou no sábado (2). O concurso provocou arquitetos e urbanistas de todo o país a desenvolver propostas para organizar, planejar e conceber um novo espaço para os diversos usos que as atividades do Sistema apresentam.

O corpo de jurados, formado por cinco arquitetos de notório conhecimento e experiência na avaliação de projetos em concursos públicos, selecionou quatro trabalhos entre os 33 classificados, apresentando relatório que foi aprovado pela comissão de licitação do Sistema Fecomércio-RS, Sesc e Senac. Na opinião geral do corpo de jurados, o nível dos trabalhos foi bem satisfatório no atendimento às demandas do Sistema. De acordo com o presidente do júri, o arquiteto paulista Edson Jorge Elito, todas as propostas concorrentes apresentavam consistência arquitetônica e urbanística além de uma grande diversidade de soluções para o problema proposto, destacando ainda a qualidade dos trabalhos.

Edson Elito ressaltou a importância desse tipo de concurso: “O concurso público é a melhor maneira de escolha, quando se trata de um projeto que se reveste do valor que esse tem para a cidade”, afirma. “Além de ser mais democrático, reúne um volume significativo de ideias inovadoras e soluções diversas para os mesmos problemas, o que enriquece todo o processo”, continua. “Muito importante também o fato de o Sistema Fecomércio-RS ter optado pela realização de um concurso, acreditando na isenção e na capacidade organizadora do IAB-RS”, lembra o presidente do corpo de jurados. Segundo Elito, o concurso em questão movimentou com o trabalho de cerca de 600 pessoas, considerando as 33 equipes que apresentaram propostas.

O corpo de jurados, composto ainda pelos arquitetos Isidoro Singer (do Uruguai), Paulo Ricardo Bregatto, Rogério Malinsky e Analino Zorzi (os três de Porto Alegre), destacou a complexidade do projeto de arquitetura e urbanismo que esse concurso envolve. “Esse projeto vai criar um novo polo na região (área de 19 hectares às margens da Freeway), marcando uma nova fronteira para Porto Alegre”, completa Edson Elito.

A arquiteta Márcia Palma de Souza, coordenadora geral do projeto, pelo Sistema, observa o grande impacto dessa proposta para a cidade. “Pela magnitude do projeto, resolvemos não selecionar por preço, mas pela qualidade”, declara. A definição por um processo de seleção envolvendo um concurso público, também foi defendida pela área técnica, uma vez que o Sistema recebe ajuda federal.

Para o arquiteto Tiago Holzmann da Silva, coordenador do concurso, nomeado pelo IAB-RS, o fator que diferencia esse processo seletivo é a previsão de contratação imediata para desenvolvimento do projeto executivo. “O processo todo foi elaborado já incluindo, entre os anexos da inscrição do concurso, um cronograma das obras”, salienta, destacando também a adequação da visão da Fecormércio-RS em prever um ano para elaboração do projeto executivo.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →