Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS e SENGE reúnem parceiros em evento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A parceria firmada pelo SENGE com o Instituto dos Arquitetos do Brasil para a realização do Concurso Público Nacional de Arquitetura para a definição do projeto de expansão da sede do Sindicato foi apresentada aos associados e demais parceiros do Sindicato na noite desta terça-feira (11). 
Realizado no Auditório do Sindicato, o evento contou com expressiva participação das diretorias das duas entidades, bem como com representantes de empresas públicas, privadas, entidades de ensino e de qualificação, tais como PUCRS, UFGRS, Unisinos, Fundação Getúlio Vargas, RBS, entre outras organizações que ao longo dos últimos anos foram atraídas ao SENGE a partir da estrutura operacional diferenciada colocada à disposição do mercado e da categoria.
O presidente do IAB-RS Tiago Holzmann destacou a importância estratégica da parceria para as duas entidades. Antecipando detalhes da metodologia do concurso, cujo edital será lançado nas próximas semanas, Holzmann informou a adoção do Sistema SGC para Gestão Eletrônica de Concursos Públicos de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Design. Trata-se de um produto brasileiro, único no gênero e de notória e comprovada eficiência, em aplicação desde 2003. A função principal a que se destina o SGC é a de certificar por meio eletrônico todas as operações e ações realizadas através do respectivo site, ou sítio, oficial do concurso por seus “coordenadores, participantes e pretendentes”, nos diferentes níveis de acesso, cada qual com características e permissões específicas. O SGC foi utilizado em dezenas de concursos incluindo a requalificação do Largo do Pelourinho e do Teatro Castro Alves (Salvador-BA), o prédio do Sistema Fecomércio SESC e SENAC (Porto Alegre/RS), a sede do CREA-PR, a Estação Antártica Comandante Ferraz, entre outros.
Por sua vez, o vice-presidente do SENGE, engenheiro Alexandre Wollmann ressaltou na sua manifestação o significado da iniciativa, que aproxima ainda mais profissionais de áreas tão importantes e complementares entre si com são as engenharias e a arquitetura. Wollmann destacou ainda que a necessidade imediata de ampliação da sede em atenção ao crescimento significativo da demanda por qualificação e serviços. Exemplo disso são as dificuldades atuais de agendamento de novos módulos diante da ocupação de 100% da capacidade operacional atual.
Por fim, o presidente do SENGE, engenheiro José Luiz Azambuja reafirmou o compromisso da atual gestão do Sindicato de oferecer à categoria e à sociedade uma estrutura de serviços a partir da conduta histórica da entidade ao longo de seus 70 anos. Ressaltando a aproximação com o IAB-RS – a quem caberá a gestão do concurso desde o lançamento do edital nas próximas semanas até o resultado final previsto para maio de 2014, Azambuja destacou a presença de cerca de 550 arquitetos no quadro social do Sindicato, com reflexos diretos na composição da atual diretoria, Conselho Técnico Consultivo, Conselho de Representantes e Delegados Sindicais, participação esta que só tende a crescer, concluiu.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →